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De frentista de posto a CEO da marca Acuidar

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O cofundador e atual CEO da franqueadora Acuidar, Vitor Hugo, teve seu primeiro emprego aos 15 anos, como digitador do cartão SUS. Após um ano neste cargo, começou a prestar vestibulares e, enquanto aguardava aprovação, tomou a decisão de acompanhar o pai em suas viagens como caminhoneiro. Com o tempo, a necessidade financeira aumentou, fazendo com que Vitor aceitasse um cargo de frentista de posto de combustível. Meses depois, com sua demissão, o paraibano entrou para o exército como soldado. Foi nesse período que ele conheceu e se apaixonou pela fisioterapeuta Jéssica Ramalho, sua atual esposa e, também, diretora de operações (COO) do grupo Acuidar. Esse foi um momento decisivo na vida de Vitor, em que o futuro começou a preocupá-lo: “No quartel tive experiências não tão legais por conta de hierarquia e ficava pensando muito sobre minha vida”, conta o médico. Em março de 2016, sendo fisioterapeuta, médico e pós-graduado em geriatria e acupuntura, Vitor, junto a sua esposa, abriu a primeira unidade da Acuidar, em João Pessoa-PB. Com a entrada para o mercado de franchising em 2020, o crescimento foi ascendente, levando a marca ao patamar de maior franqueadora de cuidadores do Brasil, com mais de 70 unidades, mais de 3.400 colaboradores e presente em 23 estados mais o Distrito Federal. O faturamento da empresa em 2022 chegou aos R$53 milhões, com retorno de mais de R$4 milhões mensais.

Vitor Hugo, quais foram as estratégias adotadas pela Acuidar para impulsionar o crescimento após entrar no mercado de franchising?

A Acuidar passou 6 meses por um processo de formatação do modelo de franquia ideal em relação a uma empresa de cuidadores de pessoas. Pensamos não só em marketing para vender franquias, mas em entregar qualidade no treinamento para novos franqueados e oportunidade focada em modelo de negócio enxuto, que funciona com baixo custo mensal, com possibilidade de operar em home office; tudo isso agregado a baixo investimento inicial e possibilidade de elevado faturamento, com franqueados atualmente faturando mais de 3 milhões de reais por ano. Conseguimos vender as primeiras franquias em 2020, quando iniciamos no franchising e com a entrega de tudo que foi prometido, novos interessados em adquirir uma franquia tinham feedbacks positivos quando entravam em contato com franqueados da rede.

Com tudo planejado e bem estruturado, o marketing digital foi decisivo e continua sendo importante para o crescimento da rede. Visando crescimento de forma sustentável, a Acuidar implantou várias estratégias de acompanhamento e canais de comunicação com seus franqueados, como:

CONSULTORIA RN (recém-nascido): Após o treinamento inicial os franqueados entram em programa de consultoria com reuniões periódicas até 3 meses de funcionamento, onde são transferidas para o PECAF;

PECAF: PROGRAMA DE EXCELÊNCIA E CRESCIMENTO DA ACUIDAR FRANQUIAS, teve início no ano de 2022, com avaliação qualitativa e quantitativa das franquias com mais de 3 meses de funcionamento. Rankeando essas unidades em ouro, prata e bronze, de acordo com a sua performance e criando planos de ações específicas para cada necessidade;

CAFÉ COM FRANQUEADOS: acontece toda sexta-feira, um encontro com todos os franqueados da rede de forma on-line, com temas relevantes sobre business e temas específicos sobre o mercado de cuidadores, podendo ser palestras, mesas redondas, debate entre todos ou outro tipo de reunião de acordo com a necessidade daquela semana. no café todos os franqueados têm vez e voz; focado na escuta e engajamento de todos.

Por que você e a sua esposa escolheram oferecer serviços de cuidados domiciliares de excelência?

Sou médico de formação, e também fisioterapeuta, mas não exerço mais. Tenho formação em fisioterapia e cheguei a atender a domicílio, bem como Jéssica, que também é fisioterapeuta. Percebemos que a maior demanda era de idosos e víamos que muitos desses idosos precisavam de cuidadores e não tinham profissionais bem capacitados. Isso serviu como uma alerta de uma necessidade real que existia e em que poderíamos atuar.

Jéssica sempre teve muitas características relacionadas a cuidar. Desde pequena, aos 10 anos de idade, ela já cuidava do pai dela. Mesmo quando criança ele já era idoso, então ela que acompanhava os médicos, ia aplicar insulina nele, verificava pressão arterial. Ela fazia isso com muito carinho e, quando pensamos na Acuidar, queríamos proporcionar aos nossos pacientes o mesmo cuidado que era dado ao pai dela. Então pensamos: porque não juntar algo que é necessário com algo que a gente tem potencial relacionado a nossa formação, a nosso perfil? Unindo tudo isso, decidimos não só oferecer e ter uma empresa de cuidadores, mas ser realmente a empresa que oferece os cuidados de forma excelente, com padrão de qualidade e que se destaque das demais empresas.

Quais são os serviços multiprofissionais oferecidos pela Acuidar e como eles contribuem para a qualidade do atendimento?

Oferecemos com o serviço, o valor agregado. Chamamos de cuidados multiprofissionais, que envolvem atendimento médico a domicílio, terapia, enfermagem, nutrição, psicologia, acupuntura, fonoaudiologia. Todas especialidades que podem atuar no serviço de forma complementar, trazer o valor agregado, uma vez que o cuidador também precisa de demais serviços relacionados. Então o cliente não só encontra o atendimento do cuidador, mas diversos outros que ele tem necessidade e isso se converte em uma satisfação muito grande para o nosso assistido. Esse atendimento também contribui para a reabilitação do paciente e para sua melhora significativa, relacionada a qualidade de vida, algo que sempre visamos. A missão da Acuidar, é cuidar com amor, proporcionando segurança e conforto.

Por que a Acuidar se destaca da concorrência no mercado de cuidadores e serviços domiciliares?

A Acuidar se destaca no mercado de cuidadores e serviços domiciliares devido a sua excelência na qualidade dos serviços prestados, profissionais altamente capacitados, comprometimento com o bem-estar dos clientes, personalização dos cuidados de acordo com as necessidades individuais e um histórico comprovado de satisfação do cliente.

Quais critérios a Acuidar utiliza para selecionar e capacitar seus colaboradores a fim de assegurar a excelência nos cuidados prestados?

Prezamos por um serviço de excelência. Como conseguimos isso? Primeiro com um processo seletivo bem feito, bem rigoroso. Entre 100 pessoas que ingressam em um processo seletivo, temos uma média de 10 a 20 aprovadas, ou seja, a cada 10 apenas uma ou duas conseguem entrar como cuidador na Acuidar. Baseamos essa seleção em uma prova escrita, uma prova prática e uma entrevista de perfil comportamental. Fora isso, tem uma inversão relacionada ao modelo de trabalho da Acuidar. Passamos um treinamento e algumas coisas específicas sobre como cuidar propriamente. Coisas relacionadas a cuidados, como, por exemplo, noções de primeiros socorros, além de princípios básicos como cuidados no banho, banho leito, banho de expressão, ou seja, tudo relação da parte de cuidado.

Além disso, também garantimos noções de educação básica de que como deve ou como não deve se comportar, além de um treinamento específico relacionado à necessidade e comorbidade daquele cuidado. E também adequações à necessidade da família, que espera que o cuidado seja bem tratado. É uma peneira muito grande. Com isso, conseguimos dar uma qualidade muito grande ao serviço que é prestado.

A gente tem uma avaliação bem específica. Do cliente assistido, da família e do que espera, do perfil do cuidador desejado, tentando sempre conseguir um casamento perfeito entre a real necessidade do cliente e o que a gente vai conseguir entregar, relacionando não só habilidades técnicas, mas também perfil de uma forma geral do cuidador em questão, no intuito de alcançar máxima satisfação.

Por que a Acuidar decidiu ingressar no mercado de franchising e como isso impulsionou seu crescimento?

A Acuidar tem a história antes e pós-franchising – entre 2016 e começo de 2020, éramos duas unidades apenas. Então, saímos de 2020 para atualmente, 2023, já com mais de 80 unidades. Foi um avanço muito grande em termos de números, pelo país inteiro. E não só isso, a gente conseguiu também evoluir em termos de qualidade, porque prezamos muito pela rede da Acuidar como uma família e como realmente uma rede. Vemos o franqueado como alguém que vem a agregar e que está no mesmo nível, disposto a proporcionar melhorias e coisas positivas relacionadas ao negócio. Cada cidade com unidade franqueda tem diferentes situações que serão enfrentadas, tanto com cuidadores, quanto com outros colaboradores administrativos ou até mesmo com clientes assistidos e clientes contratantes, são particularidades.

Então que impulsionou esse crescimento, não só de forma de número, mas também em forma de qualidade. A Acuidar vem evoluindo e se atualizando constantemente dia após dia, para que cada vez mais esteja madura. Todos os negócios que querem continuar crescendo tem que estar fazendo isso, tem que está realmente se atualizando constantemente, evitando ficar para trás de acordo com a evolução tecnológica, de acordo com a evolução das demais concorrentes.

Quais são os critérios considerados pela Acuidar ao selecionar novas unidades franqueadas?

Temos uma ferramenta que analisa o potencial de uma determinada área. Com grande quantidade de população que se encaixa como nosso principal público alvo e também uma elevada quantidade de população idosa, já que a maioria da demanda de nosso serviço é para esse setor. Também atendemos crianças e adultos, mas 80% da procura se direciona para esse grupo. Analisamos essa quantidade de pessoas idosas, número de hospitais, escolas, técnica de saúde, universidades, da saúde que tem na região, porque tudo isso influencia. Número de empresas concorrentes, sejam franqueadoras ou sejam empresas independentes.

Sempre buscamos também franqueados que tenham espírito empreendedor, que queira colocar para cuidar do seu propósito de vida, que tenha interesse na Acuidar se tornar seu modelo principal. Na verdade, a sua fonte principal de renda. A gente avalia muito essa parte nos profissionais da saúde. A gente também dá espaço para outros profissionais que não são da área da saúde, até porque assim conseguimos abraçar todo mundo nos negócios.

Por que a Acuidar tem planos de expansão e crescimento futuros e quais são eles?

A Acuidar tem uma visão de se tornar a maior franqueadora de cuidadores do Brasil até final de 2024. Uma meta muito ousada, tendo em vista que estamos falando de uma empresa que tem pouco mais de 3 anos no mundo das franquias. Quanto ao crescimento da esperamos que neste ano, em 2023, sejamos mais de 140 unidades franqueadas. A gente saiu de 2022, de 30 para mais de 60 unidades. Dobramos o número de unidades em 2022. Conseguimos um faturamento anual em 2022 para toda rede, de mais de R$53 milhões. Temos franqueados que já faturam mais de R$3 milhões, outros faturam mais de R$1 milhão, um número considerado muito bom, tendo em vista que uma margem de lucro de 15 a 30%.

E vale ressaltar que estamos falando de uma micro franquia, uma franquia de baixo custo que permite a possibilidade de alto faturamento. Em planos futuros, além de tornar a maior franqueadora de cuidadores do país, iremos começar a estruturar uma expansão internacional, provavelmente em 2025. Já tivemos várias propostas, tanto na Europa, quanto na América do Norte, Estados Unidos e Canadá.

Quais marcos a Acuidar alcançou desde sua fundação em termos de impacto social e reconhecimento no mercado?

Primeiro que, em pouco tempo de expansão, já estamos entre as maiores franquias de cuidadores do país. Dentre as maiores, fomos a única que recebeu o selo de excelência da ABF em 2023, marca bem recente. E fomos recentemente ao evento receber esse prêmio maravilhoso que é considerado o Oscar do franchising brasileiro. Esse prêmio é concedido de acordo com avaliação dos próprios franqueados da rede sobre questão de suposto da franqueadora, a entrega que é prometido durante a venda da franquia. Toda a parte de assessoria, toda a parte de evolução, atualização, sistema de gestão. Tudo que envolve o processo de trabalho, e analisar.

A gente teve uma nota superior a 9, o que traz um reconhecimento muito grande, de que estamos no caminho certo. Recebemos vários outros prêmios também com Pequenas Empresas&Grandes negócios, junto com a TV Globo, no ano 2022, primeiro que pudemos participar. Também tivemos marcos importantes relacionados a Convenção da Acuidar – realizamos uma de forma online e outra agora em março, presencial, onde vieram mais de 50 empresários de todo o país, grandes nomes como o maior influenciador de franquias do país, o Rafael Matos, além de diversos outros temas interessantes em palestras. Temos mais de 400.000 assistências já realizadas, milhares de cuidadores, há uma geração de emprego muito grande.

Como a Acuidar se mantém atualizada e incorpora as melhores práticas e avanços na área de cuidados domiciliares e geriatria?

A gente começou a expandir em janeiro de 2020. Sabemos que em pouco tempo, a pandemia da Covid estava em todos os cantos. Nessa época a gente não tinha protocolos de como os cuidadores deveriam se comportar quando chegasse na casa do cliente. Hoje em dia, já temos, e elaboramos nessa época rapidamente. Como estávamos na posição inversa nesse mercado, iniciamos a expansão. Surgiu a quarentena e o isolamento. Então o que fizemos rapidamente? Continuamos prestando o serviço, com protocolos atualizados para os cuidadores, e que não proporcionassem nenhum risco, tanto para os pacientes como também para os cuidadores na época.

Logo, surgiu uma nova demanda de pacientes com Covid, e não paramos de funcionar em momento algum. Éramos uma das únicas empresas ofertando serviços de acompanhamento para pacientes com Covid, pois, as empresas não queriam correr riscos e atendê-los, não tinham essa paciência. Graças a Deus, nenhum cuidador da Acuidar foi contaminado com Covid e nenhum cliente também chegou a ser contaminado com Covid por conta de um cuidador. Isso foi uma satisfação muito grande que a gente teve, ao mesmo tempo, sendo um desafio, pois, sabíamos que, se conseguíssemos, teríamos um aumento considerável no faturamento dessa era. Então rapidamente a gente entrou em ação para avaliar todo o cenário e fazer as atualizações necessárias.

Além desse exemplo, tanto eu, quanto a Jéssica, participamos de vários congressos e cursos, sempre sobre parte negócios, saúde, franquias, para saber tudo que podemos fazer para melhorar, para que possamos sempre nos atualizar em todos os níveis. A gente tem também equipamentos na empresa que vão sempre atualizando sistemas, sites, tudo que é necessário para que a franquia possa fazer a gestão de forma bem qualificada, além de uma equipe que montou com os melhores profissionais. Buscamos aumentar sempre esse quantitativo de pessoas que estão trabalhando exclusivamente tanto para parte da franquia quanto das unidades, para que elas possam desempenhar seu papel cada vez melhor e possam performar e cada vez mais em alta performance e ter os melhores resultados possíveis.

Também participamos muito de congressos que tratam do setor da geriatria, para que possamos sempre analisar as melhores práticas relacionadas ao cuidado que o idoso deve ter, que é a nossa maior demanda, além das principais formas também de acompanhamento que o cuidador deve exercer durante o seu trabalho.


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