Deborah Folloni: “Você precisa falar com as pessoas certas”

CEO da Chiligum

A empresária que revolucionou o mercado de criação publicitária no país, Deborah Folloni, entrou para o Under 30 da revista Forbes (lista que destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers abaixo dos 30 anos) em 2021, na categoria Marketing e Publicidade. Folloni fundou a Chiligum Creatives (solução de automação criativa que automatiza a produção de artes finais, nos mais variados formatos, para tornar processos de produção publicitária até 13x mais ágeis e eficientes que o trabalho de equipes de criação) aos 19 anos como uma produtora de vídeo. Após observar uma falha no mercado de merchandising, a gestora decidiu automatizar a área de criação das empresas e transformou seu negócio em uma startup adtech, anos após sua fundação. Em 2015, Deborah conseguiu seu primeiro aporte no valor de R$ 600 mil e conquistou clientes como Magazine Luiza, Rappi e iFood. Em 2020, aos 27 anos, a empresária recebeu, após uma apresentação para investidores-anjo, mais R$ 2 milhões como aporte, que foram investidos na área de tecnologia da organização. “É uma honra imensa figurar nessa lista ao lado de outras pessoas tão incríveis e que eu admiro tanto! É um sonho para qualquer jovem empreendedor ser reconhecido por essa publicação tão relevante e pra mim, isso é só mais uma validação de que estamos no caminho certo”, destaca Deborah Folloni, CEO da inovadora startup.

Deborah, qual a importância da paixão na sua vida de empresária?

Quando você tem uma paixão e um propósito, você tende a fazer as coisas a longo prazo. Quando você é muito focado em dinheiro e monta uma startup que o dinheiro não vem logo de cara, você desiste de primeira. Já tive inúmeras situações em que se a minha motivação fosse dinheiro, eu teria desistido há muito tempo.

Essa paixão foi fundamental para a criação da Chiligum?

Se eu não tivesse essa paixão pela Chiligum, com certeza teria ido trabalhar para os outros.

Quais os principais pilares da adtech?

No ponto de vista de produto é a parte de criação de arquivos em escala, organização e publicação em rede de anúncios.

Como esses pilares moldaram o norte da empresa até aqui?

A ideia é que possamos oferecer uma solução de automação criativa cada vez mais completa para os nossos usuários, tanto do ponto de vista de formato quando de rede de anúncios.

O que é essencial para o crescimento de uma empresa que atua nesse mercado?

O feedback do cliente é só o que importa.

Como as observações externas são essenciais para um negócio como o seu?

O mercado de Publicidade e Propaganda é um mercado de relacionamento. Por mais que você tenha um bom produto, você precisa falar com as pessoas certas. As partes de relacionamento e reputação costumam ser muito importantes.

A inovação impactou o seu negócio em quais sentidos?

Impactou totalmente. O método que nós trouxemos em forma de tecnologia, hoje é executado 100% na mão, a inovação foi total no método que o mercado utiliza, do ponto de vista da produção publicitária.

Como a Chiligum tem passado por esse momento complexo em que estamos inseridos?

Estamos super bem. Ano passado crescemos 130% de faturamento e aceleramos nossa ferramenta para outros anunciantes.

Quanto dessa inovação vem dessas observações externas que relatamos acima?

Grande parte. Diria que 80%… 20% foi uma epifania quando eu era designer. Então 80% da ferramenta veio através das experiências com os clientes.

Qual a importância das pessoas para continuar operando o seu negócio com consistência?

Total. As pessoas são tudo o que importa. Estamos até construindo uma área de RH, para ajudar, treinar e motivar as pessoas.

Quais os próximos passos da sua startup?

Estamos lançando uma nova plataforma. Também lançamos em janeiro nosso programa oficial com produtoras e agências.

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