A PLC Advogados e a Deca4 Advisory, boutique global sediada em Dubai, especializada em tokenização, anunciam uma joint venture com o objetivo de dar suporte às empresas que pretendem fazer investimentos no Brasil e na América Latina. Os investidores terão o suporte de dois players importantes no mercado. De um lado, a PLC Advogados, que tem know how para fusões e aquisições e, do outro, a estrangeira Deca4, que traz sua expertise para a América Latina, com o serviço de gestão de processo de tokenização (proteção de dados através de criptografia), levados ao mercado por meio de ofertas privadas e públicas. Toda a operação é feita por blockchain, cujo sistema registra e viabiliza as transações realizadas entre utilizadores de criptomoedas, tornando o processo de captação de investimentos mais ágil e com prazos menores. Esta ferramenta reconhece e autoriza cada troca de moeda digital, registrando as operações como em um livro contábil. Ele exibe as informações que comprovam a validação ao público. Além de ser mais segura e transparente, essa operação é realizada de maneira descentralizada. “Os países modificaram suas leis para se adaptar a essa nova onda na economia, os bancos centrais e governos abordam publicamente diferentes aspectos da tokenização e alguns países adotaram criptomoedas como moeda legal”, afirma Jean-Paul Tarud Kuborn, sócio da Deca4 Advisory.
Por que o momento atual é tão importante para a chamada tokenização?
Vários eventos nos últimos 2 anos criaram mudanças profundas na economia mundial e mudaram a mentalidade sobre o uso de blockchain em finanças e economia. Isso, é claro, impacta diretamente no conceito de tokenização. Vimos multinacionais, instituições financeiras e governos adotarem diferentes formas de tokens, por diversos motivos: uma guerra, independência financeira de nações menores, os obstáculos causados pelas restrições da pandemia, acessibilidade, custo e, o mais importante na minha opinião, a democratização dos investimentos e das finanças. Há um sentimento social em todo o mundo em relação à igualdade de oportunidades que foi exacerbado durante o pico das restrições da pandemia, especialmente, quando se trata de dinheiro e finanças. O uso de tecnologias Blockchain e tokenização resolve muitos desses problemas e o movimento é de baixo para cima, assim como a maioria das revoluções. Podemos ver claramente que a revolução Blockchain tem e terá um impacto semelhante à “revolução da Internet” há 25 anos.
A tokenização é um caminho sem volta?
Os mercados de criptomoedas estão nas manchetes da grande mídia financeira. Os países modificaram suas leis para se adaptar a essa nova onda na economia, os bancos centrais e governos abordam publicamente diferentes aspectos da tokenização e alguns países adotaram criptomoedas como moeda legal. É seguro dizer que já passamos do ponto sem retorno e os negócios que não se adaptarem a essa realidade desaparecerão, assim como muitas empresas grandes desapareceram quando não foram capazes de se adaptar às mudanças radicais que a Internet trouxe ao mundo.
Acredita que esse processo de transformação de ativos é revolucionário?
Os mercados de capitais, no sentido tradicional, não foram desenhados para serem democráticos. Qualquer forma de negociação financeira é altamente regulamentada, e as barreiras de entrada foram criadas há muito tempo para manter um controle firme entre alguns gatekeepers. Bancos, corretoras financeiras, gerentes de ativos, todas as funções regulamentadas do mundo financeiro são um clube seleto e os tickets de entrada para investimento ou participação eram muito altos para os indivíduos comuns. Essa estrutura antiga recebeu um tapa na cara que surgiu do nada, quando surgiram os primeiros usos das tecnologias Blockchain para fazer captação de recursos para empresas de pequenos investidores individuais que não precisavam de banco ou corretora para investir, e recolher seus retornos diretamente. E, ao contrário do crowdfunding, esses investimentos proporcionam retornos tangíveis e não se limitam a um pequeno grupo de pessoas. Isso encontrou forte resistência no início, do setor financeiro tradicional, assim como ocorreu com a internet há um quarto de século. Assim que as regulamentações entrarem em equilíbrio com esse novo fenômeno, veremos uma mudança drástica na maneira como a pessoa comum fará seus investimentos. Esta é a revolução em si, a democratização dos investimentos.
A tokenização de ativos, em termos financeiros, permite que pequenos investidores acessem certos tipos de investimentos e classes de ativos que antes eram inacessíveis a eles. Por exemplo, o conceito de propriedade fracionada de imóveis ou outros ativos financeiros é algo que antes era apenas sonhado, mas não havia um sistema prático para implementá-lo. A tecnologia Blockchain permite que isso ocorra de forma muito eficiente. De repente, pequenos investidores de todo o mundo com apenas algumas centenas de dólares de sobra podem ter um pedaço de uma propriedade privilegiada em Nova York ou Mônaco e desfrutar dos mesmos retornos que os grandes investidores. Isso é verdadeiramente democrático e oferece oportunidades iguais.
Quais os maiores pilares dessa revolução?
O principal pilar é, obviamente, a tecnologia que torna isso possível: Blockchain. Foi construído em torno do primeiro token, Bitcoin, mas desde então foi desenvolvido e aprimorado por uma grande comunidade, tornando-se um multiverso de tecnologias adjacentes e cooperativas. Em essência, outra camada da internet, mas com fortes aplicações financeiras. O segundo pilar é a comunidade. O conceito de descentralização é justamente o fato de as pessoas interagirem umas com as outras como uma comunidade global e não por meio de um gatekeeper centralizado. Um pouco como o que vimos com o compartilhamento de arquivos há 20 anos, a descentralização de dinheiro e pagamentos é um aspecto fundamental da revolução do token.
Como a utilizar a tokenização em uma empresa?
Em essência, uma empresa é representada por suas ações, também chamadas de Patrimônio Líquido. O Patrimônio pode ser convertido em tokens (neste caso chamados de Security Tokens) que são naturalmente regulamentados pelas autoridades financeiras. Os Security Tokens podem ser listados em várias bolsas regulamentadas, permitindo que as empresas alcancem mais investidores e permitindo que os investidores saiam a qualquer momento com melhor acesso à liquidez, por exemplo. O processo é um pouco semelhante a um IPO, mas o resultado é mais rápido e eficiente. Este é apenas um caso de uso de tokenização, existem muitos outros.
Qual seria o impacto da tokenização nos investimentos realizados atualmente em todo globo?
A Tokenização de ativos para fins de investimento está e continuará impactando o setor financeiro. É a mudança mais significativa que este setor viu em décadas. Em cerca de uma década, acreditamos fortemente que os STOs substituirão os IPOs, a tokenização se tornará um dos principais métodos de distribuição de instrumentos financeiros, certificados e ativos listados. Os intermediários se tornarão obsoletos e os bancos que não se converteram em guardiões seguros de ativos digitais também desaparecerão. Esta é uma mudança drástica semelhante ao que ocorreu há 25 anos, quando a internet surgiu. As empresas que não se adaptarem serão extintas.
Como a Deca4 está inserida nesse contexto?
Estamos envolvidos em tokenização e STOs desde 2018, uma das primeiras empresas do mundo a trabalhar em STOs desde o início. Nos últimos 5 anos, nos dedicamos a fornecer o caminho e as estratégias para empresas privadas e aplicações ao governo sobre como se beneficiar dos vários aspectos da Tokenização, sejam eles Security Tokens, NFTs ou Utility Tokens para um ecossistema.
Quais os pilares da empresa?
A Deca4 inicia a jornada do cliente fornecendo Avaliações e Auditorias sobre a viabilidade de um projeto de tokenização. Analisamos todas as opções possíveis e casos de uso de tokenização. Se o projeto for viável, um plano de projeto detalhado e um orçamento são estabelecidos para as próximas fases. Isso inclui Redação Técnica (de Folheto a Whitepaper), Desenvolvimento de Caso de Uso, Estratégia de Implementação, Desenvolvimento de Tecnologia, Lançamento do Ecossistema Blockchain, Estratégia e Implementação de Marketing até lidar com corretores e distribuidores licenciados, no caso de STOs.
Como funciona a operação da Deca4, na prática?
A Deca4 Blockchain Advisory foi fundada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, no início de 2018 por Mohammed Mahfoudh e por mim. Nos últimos cinco anos estabeleceu-se como uma das principais empresas de Blockchain Advisory em um cenário global com escritórios e clientes em 5 continentes. A Deca4 trabalha com a maioria dos principais players de tecnologia e plataforma neste setor, como Securitize, Polymath, Hedera Hashgraph, HBAR Foundation, Polygon, DAO Maker, Cardano, DigiShares, Chainyard e muitos outros.
Fale um pouco sobre a joint venture entre a Deca4 e a PLC Advogados.
Vimos na PLC o parceiro perfeito para alavancar credibilidade de trabalhar com empresas conceituadas e grandes transações enquanto a Deca4 traz seu amplo conhecimento em Web3, Blockchain, Tokenização e espaço criptográfico. A empresa recém-nascida sob o guarda-chuva global traz uma entrega poderosa para a região. Logo após a assinatura oficial do acordo, a JV já estava trabalhando em vários projetos no Brasil avaliados em mais de 300 milhões de reais. A missão é trazer as tecnologias mais avançadas para apoiar na captação de recursos por meio de venda de tokens (que no momento será feita fora do Brasil) ou no desenvolvimento de plataformas que possam trazer transparência, segurança e confiabilidade na proteção de dados e transação para instituições como nos setores financeiro, de mineração e de saúde.
Essa associação pode ser uma mudança de paradigma no que diz respeito a tokenização no Brasil?
Sim, pois, se trata da união de uma empresa expert em blockchain e tokenização com time global único, a um escritório com autoridade no assunto jurídico. Unimos tecnologia e confiança jurídica nos nossos trabalhos junto às empresas.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…