Categories: Negócios

Design thinking é o pilar da Marco Santos Pro

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Você já ouviu falar em design thinking? O termo engloba a ideia sobre como o design pode contribuir para a modernização e inovação de uma empresa. Em outras palavras, busca entender como os profissionais do design colocam em prática seus conhecimentos para resolver desafios. Com isso, o objetivo é adaptar as ferramentas para os processos internos de criação no ambiente empresarial. Nesse sentido, são aplicados princípios como empatia, otimismo, interação, confiança criativa e experimentação em áreas como atendimento ao cliente, por exemplo.

Além disso, estimula-se o aprendizado com os erros dentro de problemas complexos. O especialista em Inovação, Criatividade e Excelência Operacional, Marco Santos, da empresa Marco Santos Pro, explica que o design thinking está baseado em dois pilares: aplicação feita por qualquer pessoa e a possibilidade de resolução de qualquer tipo de desafio.

“Para uma empresa, isso representa a oportunidade de construir ou remodelar produtos e serviços com uma abordagem mais ágil, rápida e eficaz. O método não só pode ser aplicado a uma instituição de qualquer tipo, como também é uma técnica que se presta a resolver problemas que não tenham soluções pré-definidas”, salienta o especialista. Santos enumera quatro razões para utilizar esse artifício na sua empresa. Confira:

1 – Entender o cliente

Aplicar o design thinking possibilita conhecer melhor os clientes, seus hábitos, necessidade, o que ele busca e como uma instituição pode suprir essas demandas. Como consequência, segundo Santos, acontece a melhor compreensão dos processos da empresa, aperfeiçoa produtos e serviços. Essa consequência é fundamental, segundo o especialista, para que o ser humano seja colocado no centro do processo e os benefícios para a organização sejam o resultado dessa atitude.

2 – Diminuir vulnerabilidade

A partir do momento em que se entende o cliente, os gestores e colaboradores podem trabalhar em busca do encantamento. Ou seja, oferecer novas possibilidade para que os consumidores tenham suas demandas supridas. Com isso, a empresa torna-se menos vulnerável, o que significa, em outras palavras, que poderá atender sua clientela com mais suporte e certeza do que precisa oferecer. Assim, os empresários tornam-se mais competitivos e ficam à frente da concorrência. “A vulnerabilidade pode afetar a retenção dos clientes atuais, a aquisição de novos consumidores e a sustentabilidade da empresa a longo prazo”, afirma Santos.

3 – Ter diversidade de ideias

Ouvir colaboradores, fornecedores e parceiros da organização faz parte da construção da diversidade de ideias para o design thinking na criação de processos e resolução de demandas. Abrir o diálogo com diferentes grupos é parte essencial para entender o desafio que uma empresa precisa enfrentar para atingir seu público-alvo e construir a solução. “Isso evitará que se recorra a soluções do jeito de sempre: com base apenas nas percepções de um lado”, afirma o especialista.

4 – Ciclo de mudanças

O design thinking possibilita a implementação e testagem de ideias na prática, observar o que é bem-sucedido ou não, coletar oportunidades de melhoria e recomeçar o processo de forma constante. Segundo Santos, o produto ou serviço pode e deve sempre ser melhorado. “As necessidades dos clientes podem ser alteradas, o público pode mudar e o mercado pode ter alterações. Isso porque o cenário é dinâmico e esse método permite e encoraja um ciclo contínuo”, finaliza.

Sobre a Marco Santos Pro:

Marco Santos Pro é uma marca criada pelo especialista em Inovação e Excelência Operacional Marco Santos.

O profissional tem experiência como consultor e facilitador de treinamentos, em apoio a organizações e pessoas na transformação do conhecimento em resultados práticos e sustentáveis.

O especialista capacita pessoas por meio de treinamentos de inovação, criatividade, melhoria contínua de processos, métodos ágeis e liderança.

Combina e desenvolve treinamentos para preparar pessoas e organizações a superar os desafios apresentados diariamente, estimulando a cooperação e criatividade.

*Com participação da jornalista Rodrigo Batista.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

35 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

9 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

17 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago