Toda turnê mundial de música exige preparação intensiva e operações logísticas complexas. No entanto, o Coldplay decidiu aumentar ainda mais essa complexidade estabelecendo uma meta ambiciosa de deixar a turnê mundial Music Of The Spheres o mais sustentável possível e reduzir as emissões de CO2 em mais de 50%. A DHL, pioneira e com ampla experiência na área de transporte e logística sustentável, auxiliará a banda nessa jornada.
“Como líderes dos setores em que atuamos, é nossa responsabilidade propor essas mudanças, inspirar e facilitar o caminho de outras marcas e empresas para soluções mais sustentáveis. Nos sentimos muito honrados e orgulhosos por termos sido escolhidos pelo Coldplay para embarcar nesta jornada de mudança”, afirmou Monika Schaller, vice-presidente executiva de comunicações corporativas, sustentabilidade e marca do Grupo Deutsche Post DHL.
A experiência e as soluções de sustentabilidade da DHL
O Coldplay selecionou a DHL como parceiro logístico devido à ampla experiência da empresa em soluções logísticas sustentáveis. Como fornecedor de logística líder mundial no setor, a DHL apoiará os esforços do Coldplay, especialmente no campo de transporte sustentável, propondo uma abordagem altamente versátil para reduzir as emissões de CO2 relacionadas à turnê da banda.
Com o GoGreen Plus Service, os clientes da DHL recebem um conjunto de soluções que ajudam a minimizar as emissões relacionadas à logística, bem como outros impactos ambientais gerados ao longo de toda a supply chain. As emissões relacionadas a fretes marítimos e aéreos são reduzidas pelo uso de biocombustíveis avançados. Para o transporte terrestre, a DHL conta com uma extensa frota de veículos elétricos e caminhões abastecidos com Bio-GNL (gás natural liquefeito gerado a partir de resíduos orgânicos). A parte restante da supply chain tem o impacto climático neutralizado pela compensação de emissões ao longo de todo o ciclo de vida, reduzindo e compensando eventuais emissões residuais de carbono. A DHL garante que o mínimo possível de emissões de CO2 seja repassado aos clientes, sempre de maneira totalmente transparente.
Um novo modelo de turnês sustentáveis
Além das inovações em logística sustentável, lideradas pela DHL, o Coldplay também introduziu uma série de outras iniciativas para deixar a turnê da banda tão ambientalmente correta quanto possível, com níveis mínimos de emissões de carbono. Os shows são alimentados por uma mistura de energias renováveis (eólica e solar) e biodiesel renovável certificado. A banda ainda explora a energia dos fãs por meio de pisos cinéticos e bicicletas elétricas de última geração.
A banda também se comprometeu a plantar uma árvore para cada ingresso vendido e reduzir significativamente mais as emissões de CO2 do que a turnê produz por meio de investimentos em diversas iniciativas de compensação de carbono.
A esperança da DHL e do Coldplay com essa iniciativa é de que a turnê mundial Music Of The Spheres sirva de lição e exemplo de melhores práticas para outros artistas, desenvolvendo e impulsionando a indústria da música ao vivo na direção de um futuro mais sustentável e com níveis ultrabaixos de emissão de carbono.
Em linha com a estratégia de sustentabilidade da empresa de atingir zero de emissões líquidas até 2050 (chamada de “Missão 2050”), a DHL está comprometida com soluções logísticas sustentáveis que descarbonizarão o setor logístico como um todo. Como parte do roteiro de sustentabilidade de médio prazo do Grupo Deutsche Post DHL para 2030, o grupo se esforça para atingir a meta de suprir pelo menos 30% da demanda interna por combustível com combustíveis sustentáveis. Para reduzir as emissões de CO2 de modo a cumprir o Acordo Climático de Paris, o Grupo investirá € 7 bilhões em combustíveis sustentáveis e tecnologias limpas até 2030.
Coldplay promete fazer a turnê mais sustentável possível
O coadministrador do Coldplay, Phil Harvey, afirmou: “Quando anunciamos esta turnê, assumimos publicamente o compromisso de reduzir as emissões primárias de carbono em mais de 50% em comparação com nossa última turnê. Isso só pode ser alcançado com o apoio de parceiros que compartilhem dessa visão e estejam dispostos a investir os recursos necessários para atingir esse objetivo. Somos muito gratos à DHL pela ajuda na redução das emissões dos fretes da nossa turnê por meio da experiência e dos investimentos da empresa em logística sustentável”.
Sobre a DHL – A empresa de logística para o mundo:
DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos. Com cerca de 400.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, mobilidade/automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “A empresa de logística para o mundo”.
A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O Grupo gerou receitas de mais de 66 bilhões de euros em 2020. Com práticas de negócios sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo Deutsche Post DHL visa alcançar uma logística zero emissões até 2050.
*Com participação da jornalista Bruna Andrade.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…