docg. lança modelo de franquia Plug and Play

Juliano Cortes

Com estrutura pré-fabricada e ocupando 25 metros quadrados, a docg., rede de franquias especializada em produtos para cuidados de cães e gatos, apresenta o seu novo modelo de franquias “Plug And Play”. A principal vantagem em relação aos modelos tradicionais está no curto tempo entre a instalação e o início das atividades, o interessado paga o valor de R$ 3,5 mil reais pelo direito de uso, com o custo para implantação de R$ 220 mil reais. Segundo Juliano Cortes, CEO da docg., a criação do modelo visa conquistar investidores no setor e oferecer praticidade na operação. “O Plug And Play depende, basicamente, dos sistemas elétrico e hidráulico para funcionar, o que pode ser instalado em pouquíssimo tempo. Com essa estrutura, em uma área de 25 m², o franqueado está pronto para oferecer banho, tosa e produtos de alimentação, suplementação, perfumaria e cosméticos para os tutores cuidarem de seus pets”, explica. A inauguração da primeira loja do modelo foi na Pedreira Paulo Leminski, no bairro do Abranches, em Curitiba (PR), em novembro do ano passado. Segundo Cortes, a presença da marca em uma localização estratégica reforça o projeto de expansão da empresa na região sul do Brasil e a adesão ao promissor modelo de negócios. “O primeiro ponto Plug and Play está ao lado da Ópera de Arame, um dos principais cartões-postais da cidade”, afirma o empresário.

Juliano, o que você acredita ser o grande norte que move a docg. em seu mercado de atuação?

O maior diferencial pode ser dividido em três fatores:

Primeiramente, as pessoas que idealizaram a docg. possuem mais de 15 anos de experiência no mercado pet. Esse fato já nos diferencia das demais marcas no mercado, porque sabemos as dores do consumidor e sabemos como podemos ajudar.

Em segundo lugar e já conectado com o ponto acima, a docg. tem como propósito fazer com que os pets vivam mais e melhor. Assim, todo produto a venda tem como finalidade o aumento do bem-estar e qualidade de vida dos pets. Por último, mas não menos importante, não terceirizamos quase nada da fabricação dos produtos. Os produtos docg. são produzidos pela indústria “ïrmã” Coralina, a qual atende também a DrogaVET, outra empresa do grupo.

Como se encontra esse mercado?

O mercado pet se encontra em expansão e cresce em ritmo acelerado. Com a pandemia, esse cenário ficou ainda em maior evidência, pois, foi o momento que muitos tutores passaram a ficar com seus pets em tempo integral.

Quais os pilares que fazem a docg. se sobressair no setor?

Qualidade dos produtos, bem como rendimento dos mesmos nas linhas voltadas aos profissionais. Excelência na prestação do serviço, foco no cliente, paixão pelos pets, ética e transparência.

Quantas franquias a empresa tem no Brasil atualmente?

Atualmente, estamos com 54 franquias em operação e mais 46 em fase de construção/implementação.

O foco de alcançar 200 unidades ainda persiste?

Com certeza. Em janeiro conseguimos o fechamento da franquia número 100. Assim temos os próximos 10 meses para nos empenharmos nesse foco.

Por quais caminhos passa esse foco em aumentar o número de unidades?

Traçamos perfis de acordo com os potenciais franqueados e a partir daí fazemos triagens para verificar a viabilidade territorial, econômica e financeira. Além disso, sempre nos atentamos em não existir conflito de interesse com concorrentes ou com demais franqueados.

Por que você acredita que o mercado pet se tornou tão valioso nos últimos anos?

Os pets sempre tiveram lugar de destaque ao longo da história da humanidade. Porém, a evolução social, emocional e psicológica da nossa sociedade fez com que víssemos os animais como parte da família. A pandemia deixou esse fato ainda mais evidente. Sendo assim, quando estamos falando do nosso bem mais precioso, a família, e sendo o pet parte dessa, iremos buscar pelo melhor, daí o valor que os pets ocupam em nossas vidas e, respectivamente, no mercado de consumo.

Fale um pouco mais sobre o formato vencedor chamado Plug And Play.

O modelo pré-moldado é uma novidade no mercado, em geral. Você pode escolher a área/ terreno onde ficará sua PNP (Plug and Play) e a instalação acontece em poucos dias, a depender da companhia elétrica e de saneamento. Esse modelo ocupa pouco espaço, já internamente pronto. Desse modo, o franqueado não tem despesas com obras, acabamentos, etc.

Quais são os outros modelos de negócio da docg.?

São 4 modelos incluindo o Plug and Play, explicado na questão anterior. Quiosque: Ideal para instalação em shoppings e centros comerciais, o quiosque possibilita ao franqueado oferecer a venda de produtos ao público potencial que frequenta os locais. O destaque está na instalação utilizando apenas 9m² de área física.

Store: O modelo de negócio mais completo da empresa possibilita a oferta de banho, tosa, serviços e vendas de produtos. A loja da docg. é instalada em uma área mínima de 64m². Ideal para operação de rua.

Pet Spa: A oferta de banho e tosa da dogc oferece ao tutor a experiência de acompanhar todo o processo de higienização do pet, enquanto aguarda nas dependências da loja. Além disso, há possibilidade de oferecer os produtos da empresa e aumentar seu faturamento. Essa modalidade remonta o tratamento de spa, mas direcionado para seu pet.

Em quais desses modelos a empresa está obtendo mais êxito?

Os modelos mais implantados, até o presente momento, são as docg. store e quiosques. Porém, no geral há equilíbrio entre a venda dos modelos.

Você fala sempre em motivação. Qual a importância dessa palavra para o bom momento do seu negócio?

Motivar pessoas é uma tarefa diária e que na docg. é um dos valores. Temos que estar motivados para dar o nosso melhor todos os dias e para isso é essencial a união para caminhar para o mesmo destino. Motivar um time não é uma tarefa fácil, mas ver o sucesso alcançado (e aqui não estamos falando de dinheiro, mas sim do nosso propósito) e saber com que os pets podem viver mais e melhor nos dá mais energia para continuar nesse caminho.

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