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DOT Digital Group lidera o setor das edtechs

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Com mais de 12 milhões de pessoas capacitadas e 96% de satisfação entre os clientes, o DOT experimentou nos últimos anos um período de grande crescimento. A empresa saltou de 350 para mais de 500 colaboradores no ano passado. Operando no modelo anywhere office, o DOT conta com profissionais espalhados por 15 estados brasileiros e 5 países. Empresas líderes como Bayer, Safra, Faber Castell, Ebanx e Amaggi confiam nas soluções educacionais da edtech brasileira para capacitar seus times. Hoje, o DOT apoia mais de 200 das maiores empresas do país que desejam realizar o treinamento e capacitação de seus colaboradores em alta escala e de maneira contínua (lifelong learning). Com o desenvolvimento e o aprendizado sendo apontados como dois dos principais motivadores para permanência dos profissionais nas empresas, a educação corporativa se consolidou como um investimento altamente estratégico. O que já era uma tendência, a digitalização do T&D para maior escala e economia nos investimentos, tornou-se uma ação urgente das empresas. Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), o fundador e CEO do DOT Digital Group, Luiz Alberto Ferla, atua como empresário na área de tecnologia há mais de 25 anos.

Ferla, como o treinamento corporativo no setor de tecnologia pode ser benéfico para as empresas?

Acredito que as empresas já entenderam a importância do treinamento corporativo e estão cada vez mais preocupadas sobre como estes treinamentos podem impactar positivamente a estrutura organizacional. É claro que a pandemia acelerou esse processo, mas a mudança na percepção sobre o tema vem acontecendo há anos, principalmente, porque o processo de desenvolver cursos de capacitação se tornou mais rápido e barato por causa da tecnologia.

Inclusive, segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2022/2023 feito pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), a média brasileira anual de investimento em T&D por colaborador teve um crescimento de 34% no ano passado.

Neste sentido, alguns dos benefícios do treinamento corporativo no setor de tecnologia estão atrelados à adaptabilidade para escolher as melhores estratégias e deixar o processo mais dinâmico. Elas vão desde vídeos e podcasts até simuladores, por exemplo. E, para definir o método mais eficaz de oportunizar a construção de conhecimento, a empresa deve avaliar e identificar suas necessidades, estabelecendo objetivos, em conjunto com uma equipe especializada de consultores educacionais.

A formação continuada consiste em criar um ambiente de aprendizagem corporativa digital, que faz com que os profissionais se capacitem e se envolvam, trazendo resultados efetivos para a empresa. Desta forma, é possível ter atualizações imediatas, uma vez que os cursos podem ser atualizados rapidamente, criando uma biblioteca de conteúdos que funcionam para toda a organização.

Na ponta, o colaborador pode desenvolver as habilidades, ficar mais engajado e aproveitar a flexibilidade para que ele estude em qualquer horário e lugar que tenha acesso à internet, afinal, a expressão “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido.

Por fim, não posso deixar de citar a redução de custos. Como o processo de aprendizado é realizado por meio de plataformas de ensino, os recursos são otimizados e dinâmicos. O material didático é desenvolvido em diversos formatos com alcance em larga escala, sem necessidade de gastos com estrutura física, deslocamento e hospedagem de professores e alunos.

Quais são as principais tendências em educação corporativa no setor de tecnologia?

São diversas e elas variam de acordo com as necessidades do negócio, que nós descobrimos estudando a empresa e os colaboradores. Ao identificarmos as lacunas, o programa de T&D pode oferecer diferentes soluções para diferentes realidades. Mas no DOT acreditamos que seis tendências da área terão mais espaço em 2023. São elas:

Ensino híbrido ou à distância – Os modelos de trabalho híbrido e remoto estão se consolidando no Brasil e no mundo. Esta tendência permite aumentar a retenção, reduzir custos com deslocamentos, espaço físico e alimentação, promover maior dinamismo na construção da grade de conteúdos, estimular a autonomia e a autogestão dos colaboradores, além de garantir um aprendizado mais efetivo pela variedade de ferramentas e metodologias.

Cursos mobile – Os cursos via WhatsApp, por exemplo, podem atender à demanda de profissionais com a rotina corrida. Com um celular em mãos, é possível acessar conteúdos resumidos, rápidos e flexíveis, que podem ser consumidos com poucos recursos tecnológicos e simplicidade no processo.

Universidade corporativa – Um espaço estruturado para promover experiências ricas, com melhor gestão de dados, valorização da cultura organizacional e lifelong learning na empresa. Uma Universidade Corporativa Digital é um projeto que une, organiza e valoriza todas as iniciativas de T&D, simplificando processos e otimizando o aprendizado.

Immersive Learning – Este tipo de tecnologia (Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista, Metaverso) proporciona um ambiente de aprendizagem imersiva, lúdica, segura, controlada e sem distrações, onde os resultados podem ser mensuráveis.

Gamificação – Apesar de não ser novidade, essa é uma estratégia que segue ativa, com o potencial de manter os usuários engajados e envolvidos. Por meio de recursos baseados nas mecânicas de jogos, a gamificação ajuda a estimular a colaboração e melhorar o engajamento dos funcionários.

Como a customização em treinamentos pode ajudar no desenvolvimento de habilidades específicas para cada funcionário?

Os treinamentos por meios digitais proporcionam alta customização de conteúdos, atendendo especificamente cada necessidade dos times profissionais. Os Programas de T&D pensados diretamente para as carências dos profissionais e da própria empresa trazem resultados muito mais alinhados com os objetivos definidos. Mas para que isto aconteça, é preciso traçar um diagnóstico preciso do cenário educacional na empresa.

O que é lifelong learning e qual é a sua importância no setor de tecnologia?

O lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, não é exatamente novo. A questão é que foi ganhando ainda mais importância nos últimos anos, justamente por conta da velocidade das transformações pelas quais estamos passando. Vivemos uma era de aprendizagem exponencial que demanda cada vez mais novos conhecimentos.

Além disso, as novas tecnologias mudaram a forma como as pessoas se comunicam e obtêm informações. Pense nas novas plataformas associadas às transformações sociais das últimas décadas. Por exemplo, você consegue perceber como pessoas de diferentes gerações se informam e aprendem de maneiras diferentes?

Na área da tecnologia essa necessidade constante de capacitação é ainda mais importante, considerando que tudo muda e se transforma com muita frequência. Separei alguns insights do nosso ebook sobre o tema que comprovam o que quero dizer:

A disruptura é uma oportunidade de os líderes desafiarem as normas antigas para reimaginar e criar o futuro do trabalho;

As organizações devem fazer uma mudança fundamental de mentalidade: do foco da sobrevivência para a prosperidade;

Os executivos estão se concentrando em redesenhar o trabalho por meio da otimização do potencial humano e da projeção do trabalho em torno dos pontos fortes dos profissionais;

Reimaginar o trabalho é mais que automatizar tarefas;

Não se trata de usar a tecnologia como estratégia de substituição: trata-se de configurar o trabalho de forma a capitalizar as capacidades humanas.

Como a EaD por WhatsApp pode ser uma ferramenta eficaz para a educação corporativa?

Em primeiro lugar, o WhatsApp é o app mais acessado pelos brasileiros, conforme levantamento do Opinion Box em parceria com o Mobile Time sobre o uso de aplicativos no Brasil. Ou seja, as pessoas conseguem utilizá-lo sem maiores dificuldades.

Na educação formal, durante o período de isolamento da pandemia, o WhatsApp foi um ótimo canal para enviar conteúdos e compartilhar orientações pedagógicas para alunos e pais. Ainda que essa não tenha sido a situação ideal, ela com certeza foi muito útil durante a pandemia.

No âmbito empresarial, vimos que o aplicativo poderia ser a interface ideal para aplicar cursos livres de curta duração para os colaboradores das empresas. Como o aplicativo já vem instalado na maioria dos celulares e o público, de maneira geral, tem familiaridade com a ferramenta, eles têm autonomia para escolher o melhor momento para acessar os treinamentos sem maiores problemas – como no transporte -, além é claro, do alto alcance geográfico, visto que, mesmo sem uma boa internet, é possível acessá-lo e, em alguns casos, as operadoras não descontam o uso do aplicativo dos dados móveis.

Quais são as principais vantagens da Ead por WhatsApp em relação a outras formas de ensino à distância?

Vamos usar como exemplo o setor do agronegócio. Os profissionais envolvidos nesse segmento também precisam de capacitação e, muitas vezes, precisam fazer isso com menos recursos, sejam eles financeiros ou mesmo tecnológicos. A grande pergunta é: como fazer o conhecimento chegar às áreas distantes do campo? Nesse caso, o WhatsApp pode ser o melhor, e muitas vezes o único meio de acesso de muitos trabalhadores deste setor. Assim, essa nova possibilidade cai como uma luva e facilita o dia a dia deles.

Estes cursos costumam ocorrer de duas maneiras. Por chatbot, em que o acesso é feito direto no WhatsApp e os conteúdos são organizados para obedecer ao comando do aluno, por exemplo: digite “1” caso queira receber o vídeo do conteúdo, digite “sim” se quiser ter acesso a fotos, etc. Além desta praticidade, os cursos têm mediação de tutores em grupos de WhatsApp. Nesse caso, é criado um grupo temático, com hora e dia para começar e terminar, onde os facilitadores enviam conteúdos, fazem questionamentos e, em determinados momentos, abrem para que os participantes enviem suas respostas e dúvidas, procedendo com a mediação.

A EaD por WhatsApp pode ser customizada para atender às necessidades específicas de cada empresa?

Sim, os cursos pelo WhatsApp podem ser um ótimo caminho de aprendizado para todas as empresas. Eles são ancorados no conceito de microlearning, que é um método de aprendizagem baseado em conteúdos curtos e de formato interativo. Ou seja, na prática, a solução consiste em sintetizar e fragmentar os assuntos em vídeos, podcasts, tutoriais, quizzes, jogos e infográficos, para que possam ser consumidos e assimilados de forma rápida. Isso aumenta consideravelmente a taxa de participação dos alunos e a retenção de conhecimento, que é o principal objetivo de qualquer treinamento.

Como as empresas podem garantir que seus programas de treinamento corporativo no setor de tecnologia estejam atualizados e atendam às necessidades do mercado?

As empresas que atuam com T&D por meios digitais podem atualizar seus cursos constantemente, pois, os conteúdos online permitem essa agilidade. Contando com uma boa parceria e consultoria especializada, a empresa receberá o apoio necessário para identificar aqueles cursos e conteúdos que necessitam de ajustes ou otimizações, com uma rápida troca de conteúdos, por exemplo. Os cursos online permitem que os treinamentos estejam sempre atrelados às necessidades atuais e mesmo futuras da empresa e seus colaboradores.

O que representa o DOT Digital Group para você?

Um sonho, uma meta e uma realidade! O DOT surgiu, há 26 anos, da visão de que o futuro da educação seria online. Hoje, como um dos líderes em educação corporativa digital do país, temos a certeza de que o DOT assumiu o seu papel de relevância no mercado. Somos mais de 500 colaboradores, engajados na missão de “desenvolver pessoas para impulsionar organizações”.

A cobrança aumenta quando se é líder do mercado?

Conviver com a alta expectativa dos clientes e do próprio mercado é normal quando se busca a excelência. Nós nos desafiamos internamente todos os dias para aprender, produzir e entregar cada vez melhor. O desenvolvimento constante e a inovação estão em nosso DNA e é o que nos move.

Quais os próximos passos da empresa nesse ecossistema?

Os próximos passos do DOT Digital Group serão dados para acompanhar, ou antecipar, as tendências e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, que são frequentes e cada vez mais velozes. Com nosso mercado em crescimento e a tecnologia avançando rapidamente, é importante que as empresas de educação corporativa invistam em inovação e se mantenham atualizadas com as últimas tendências de modo que permaneçam assertivas, relevantes e competitivas. Desde sua fundação, o DOT tem a vocação do futuro com uma visão estratégica do mercado. Nos próximos anos, vamos continuar crescendo e, mais do que tudo, vamos continuar uma companhia que acredita e investe nas pessoas.


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