Como resultado da atual pandemia de coronavírus (Covid-19), micro, pequenas e médias empresas no Brasil enfrentam desafios sem precedentes, os quais colocam em risco suas receitas e suas possibilidades de se manterem ativos. Por isso, o eBay lançou o “Meu Negócio 24/7 no eBay – Sempre disponível”, um programa de aceleração que permitirá aos pequenos negócios brasileiros abrirem uma loja na plataforma de forma gratuita e com benefícios exclusivos para começar a exportar seus produtos para diferentes partes do mundo. “Durante os últimos 25 anos, o eBay tem ajudado a desenvolver centenas de milhares de pequenos negócios ao redor do mundo e, agora, devido a esta situação sem precedentes, criamos o ‘Meu Negócio 24/7 no eBay’ para que as empresas no Brasil possam montar uma loja online de maneira rápida e com a assessoria necessária, alcançando até 174 milhões de compradores em 190 mercados”, comenta Xavier Aguirre, gerente sênior de desenvolvimento de negócios para o eBay na América Latina. “Para o eBay, o Brasil é um mercado prioritário na região devido ao seu potencial e aos milhares de vendedores ativos que exportam atualmente. Nosso negócio se baseia em conectar compradores e vendedores ao redor do mundo para criar oportunidades econômicas, e isso é exatamente o que devemos fazer agora, mais do que nunca.”
Como o eBay está encarando o momento atual?
O momento sem precedentes em que vivemos devido à pandemia nos levou a tomar ações diferentes em benefício de nossos usuários, compradores e vendedores. Por exemplo, para garantir a proteção de nossos compradores e evitar o aumento injustificado dos preços, o eBay proibiu temporariamente o anúncio de máscaras faciais e álcool em gel, bem como quaisquer itens, exceto livros, que usem as palavras Covid-19, Coronavírus e 2019-nCoV em seus títulos ou descrição.
Por outro lado, também sabemos que as micro, pequenas e médias empresas da América Latina enfrentam um desafio significativo devido às perspectivas econômicas que a contingência em saúde está gerando, nas quais muitas empresas tiveram que fechar ou procurar alternativas para permanecer no mercado. Por isso, lançamos o “Meu Negócio 24/7 no eBay”, um programa de aceleração que ajudará essas empresas a entrar no comércio eletrônico e vender seus produtos no exterior por meio de nossa plataforma.
Nessas horas a cultura da empresa faz a diferença?
Com certeza. O eBay está sempre focado em seus clientes, compradores e vendedores, e sabemos que eles estão enfrentando desafios sem precedentes. Eles continuam sendo nossa principal prioridade e é por isso que estamos monitorando a situação de perto e realizando as ações necessárias.
Quais os mecanismos que o eBay utiliza para decifrar o comportamento do consumidor brasileiro?
Nossa plataforma serve como um termômetro do interesse do consumidor. Sempre identificamos e analisamos o que o comprador está procurando e o que o vendedor mais exporta. Essas informações nos dão uma noção do comportamento e nos ajudam a garantir que nossa oferta atenda às necessidades do mercado.
Como criar oportunidades econômicas no meio de um mundo em ebulição?
Inovar e buscar alternativas para ganhar novos mercados devem estar sempre na mente de qualquer empreendedor, não só em momentos de crise. O comércio eletrônico é um exemplo de movimento que diversos empreendedores tiveram que adotar e que ganhou força durante a pandemia, uma vez que muitos países proibiram a abertura de serviços não essenciais. Pequenas e médias empresas têm visto nas exportações outra alternativa para aumentar as vendas, principalmente diante da atual desvalorização do real em relação ao dólar.
Os planos do eBay para o país ainda estão mantidos?
O Brasil é um mercado prioritário para o eBay na América Latina devido à oportunidade e ao número de compradores e vendedores que temos no país. Essa é a principal razão pela qual lançamos o programa “Meu Negócio 24/7 no eBay”. A oportunidade que os varejistas brasileiros têm por meio do comércio eletrônico transfronteiriço é enorme e queremos construir um caminho sólido para que eles comecem a exportar e façam parte da economia global.
Enxerga o eBay ainda mais forte no pós-Covid 19?
Durante essa pandemia e a crise que muitos mercados enfrentarão posteriormente, o eBay continuará sendo um forte parceiro para varejistas que precisam de suporte para manter seus negócios em funcionamento. Como uma plataforma global que conecta milhões de compradores e vendedores em todo o mundo, buscamos oferecer um local seguro e justo para as empresas e fornecer as ferramentas necessárias para seu crescimento.
Em que instante acontece a ideia do “Meu Negócio 24/7 no eBay – Sempre disponível?”.
O lançamento do “Meu Negócio 24/7 no eBay” complementa e reforça uma série de iniciativas iniciadas em março, quando a pandemia de coronavírus começou a se espalhar no Brasil. A maioria dessas iniciativas se concentrou em mitigar a pressão que as micro, pequenas e médias empresas, que vendem produtos por meio do eBay, enfrentaram devido à situação de pandemia.
“Meu Negócio 24/7 no eBay” responde à necessidade que muitas empresas no Brasil estão enfrentando devido à pandemia de coronavírus. Muitas micro, pequenas e médias empresas do país estão buscando novas alternativas para continuar gerando renda e se manter à tona não apenas diante da situação sem precedentes que estamos enfrentando, mas também dos desafios que virão.
Quais as peculiaridades desse programa?
O “Meu Negócio 24/7 no eBay” foi criado para que os pequenos negócios no Brasil possam migrar para o ambiente digital de forma fluida, de modo a se manterem ativos e alcançar milhões de novos compradores em todo o mundo. Com um investimento de R$ 600 mil, o programa consiste em oferecer suporte e aconselhamento às empresas, a fim de tornar o processo de abertura de uma loja online ainda mais rápido e eficaz.
E quais os principais benefícios?
Os principais benefícios oferecidos pelo programa “Meu Negócio 24/7 no eBay” são:
eBay Premium Store ou Super Store, sem nenhum custo: o eBay fornecerá o nível de assinatura da loja que melhor atenda às necessidades dos negócios solicitantes. Estas lojas não terão nenhum custo nos primeiros três meses e poderão publicar entre mil e dez mil itens, dependendo de sua classificação.
Gerente pessoal para o desenvolvimento de seus negócios: as empresas terão acesso a um gerente pessoal para ajudá-los a exportar no eBay da maneira mais eficiente.
Programa de treinamento: o eBay poderá oferecer um programa de treinamento especial para aprender todas as características da plataforma e os detalhes de cada uma das etapas de vendas: desde a criação da sua conta e o upload do seu inventário até a comunicação com seus compradores.
Itens adicionais sem custo: vendedores novos e já existentes no eBay poderão anunciar 50 mil itens adicionais gratuitamente até o final de julho de 2020.
O que é fundamental para que essa transição para o ambiente digital seja bem-sucedida?
A crise que estamos enfrentando, sem dúvida, exige um reforço nas estratégias de vendas das empresas. A transformação digital de micro, pequenas e médias empresas é muito importante para enfrentar a situação atual. Para isso, é fundamental que as estratégias do negócio offline estejam alinhadas com as do online. Conheça as opções e ferramentas que o mercado oferece e crie uma estratégia omnichannel. Permita-se alcançar mais clientes por meio do comércio eletrônico.
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