Editorial

Um novo e imprudente mundo está surgindo

Big Techs

Recep Tayyip Erdoğan está bem preocupado com a possível entrada de Suécia e Finlândia na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A conjuntura que se desenha com a entrada dos dois nórdicos nesse clube fechado, faz a leitura geopolítica do experiente presidente da Turquia estar correta! Mesmo que para os brasileiros seja algo que no momento não tenha uma conotação tão importante (estamos com as cabeças voltadas para o confronto Lula x Bolsonaro), podemos dizer que a história está sendo mudada de um forma completamente abrupta e com consequências imprevisíveis.

Desde o fim da Segunda Grande Guerra, duas forças se sobressaíram como polos de influência. De um lado tínhamos a águia astuta e implacável (os EUA) e do outro o urso apavorante e devorador (a URSS). Esses dois jogadores tinham seu campo de “influência velada”, com cada qual “cuidando” de uma parte do globo de forma tácita. Com a Guerra da Ucrânia estamos vendo uma mudança de paradigma, com a OTAN (liderada pelos americanos) tentando influir com uma “carta de procuração” em pedaços influenciados pelos russos. A escalada de uma Guerra de Procuração para uma Guerra Declarada se torna cada vez mais real com esse movimento audacioso e, ao mesmo tempo, perigoso da Aliança Atlântica.

O que a Rússia achou disso tudo? Putin afirmou que responderá se a Organização reforçar militarmente Finlândia e Suécia. Uma nova Guerra Fria (que de fria não tem nada) parece ter iniciado. O mundo que viu e que ainda vê uma pandemia causar um prejuízo econômico de 64,8 trilhões de dólares, além das irreparáveis 6 milhões de mortes em todo planeta, continuará andando em uma corda bamba circulada por uma areia movediça, onde tudo pode acontecer num piscar de olhos, da noite para o dia ou do dia para noite. O Relógio do Juízo Final mantido desde 1947 pelo Comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago nunca esteve tão próximo da meia-noite!

* * * * * * * * * *

Voltar ao Topo
Skip to content