Edson Silva: “Muitas empresas quebram por erro de gestão”

 Edson Silva

O Grupo Nexxees, holding sediada em Florianópolis (SC) e proprietária da Nexxera, empresa provedora de soluções de automação bancária, utilities e plataformas de gestão financeira, anuncia a aquisição da Gold Soluções, startup especializada em BPO Financeiro em meios de pagamento. O acerto reforça a estratégia nacional do Grupo Nexxees para expansão de novas frentes de negócio. A estimativa é gerar uma receita bruta acima de R$70 milhões nos próximos cinco anos. “Estamos investindo e adquirindo participação em novas empresas voltadas a serviços e entregando, efetivamente, o propósito de uma empresa SaaS”, disse Edson Silva, presidente do Grupo Nexxees. Segundo o CEO da Gold Soluções, Alessandro Jung, a união com a Nexxera levará mais segurança em tecnologia e conectividade com todo o ecossistema financeiro, promovendo soluções que serão aplicadas na automação e inteligência em serviços de BPO financeiro. “Isso eleva a qualidade de nossas entregas e potencializa o propósito de melhorar a gestão financeira das empresas, unindo tecnologia com atendimento humanizado consultivo. Estamos construindo algo único no mercado, que potencializará os resultados de todos que estiverem conectados na cadeia de valor.”, afirmou. A negociação foi assessorada pela Stark, primeira M&ATech do Brasil, que tem como missão promover M&As dentro do segmento de Middle Market, conectando PMEs a investidores.

Por que o Grupo Nexxees se tornou um expoente tão bem avaliado pelo mercado?

O Grupo Nexxees se posicionou como um grande integrador e plataforma especializada em pagamentos e recebimentos B2B. Tais plataformas operam hoje mais de R$3,6 trilhões e estão presentes nas principais empresas de cada setor da economia, operando com mais de 85 bancos além de bandeiras, adquirentes, fintechs e bancos digitais. Os volumes e operação de alta complexidade com a performance nos credenciou a prover serviços às cadeias de valor destas grandes companhias formadas por milhões de micro, pequenas e médias empresas. Tudo isto virou uma forte credencial e fator expoente da marca.

Qual a principal mudança que o senhor destacaria nesses 28 anos que o Grupo está no mercado?

Uma empresa que nasceu no mundo de serviço baseado em tecnologia (SaaS) que mudou o foco para prover tecnologia de baixo custo ou até gratuita, sendo remunerada pelo valor agregado entregue monetizado em serviço e transações. Tal mudança tornou a tecnologia acessível que está permeando qualquer porte de empresa e ampliando significativamente o volume transacional.

Quais outros movimentos darão o tom desse mercado e que ainda não estão sendo visualizados como deveriam?

Ampliar a plataforma de serviços e transações que partiram de pagamento e recebimento B2B para venda de serviços agregados como seguro, mas com grande potencial para prover crédito inteligente, onde os bancos e fundos enxergam com total segurança que o montante a prover pode ser maior que os modelos convencionais em direção ao que o mercado realmente necessita, seja quantidade quanto custo.

O aumento de produtividade e a diminuição dos erros são os fatores mais importantes de uma automação bancária?

A automação reduz processo rotineiro, reduz erros humanos repetitivos, blinda ações fraudulentas, gera mais confiabilidade ao ecossistema onde a empresa atua e gera mais segurança para bancos e fundos operarem com o mercado. Tais fatores estão inerentes à plataforma que o grupo Nexxees provê para empresas e ERPs, gerando maior segurança e permitindo escalar ainda mais o mercado, ser mais competitivo e ampliar, como consequência, a produtividade.

Quais seriam os outros que você considera como vitais?

O mundo digital ou automatizado amplia a visibilidade das empresas bem como abre novos horizontes. Estar automatizada, na visão do Grupo Nexxees, é estar aberta a um mercado ainda maior. É poder competir com mais igualdade com outras corporações em novos mercados. Participar de um ecossistema digital, como o Grupo Nexxees proporciona, torna a empresa acessível, pois, a plataforma se encarrega de equalizar diferenças tecnológicas e padrões até de mensageria. A transformação digital exigirá um compliance maior com o mercado, o que estas camadas Nexxees proporcionam. Tudo isto dentro de uma assinatura de serviço.

Qual a importância da aquisição da Gold Soluções?

Indiferente ao país, mas tratando de Brasil inicialmente, mais de 80% das empresas são micro e pequenas, cuja capacidade de investimento é limitada, mas carecem de uma estrutura analítica, financeira e até consultiva para enxergar nos processos onde buscar maior rentabilidade, onde diminuir perdas e como otimizar fluxo de caixa, por exemplo. Quanto custa isto para uma pequena empresa? Neste sentido, prover esta inteligência associada às tecnologias e plataformas que nos permitem enxergar os processos é o grande desafio de empresas como a nossa, que pretende levar qualidade e resultado através da gestão e consultoria estruturada nas informações. Tudo isto a preços muito acessíveis, e diria, muito abaixo de um salário mínimo, se pensarmos em uma referência para que todos tenham resultado efetivo. Por esta razão de adquirir uma startup focada em BPO, especialmente financeiro.

Como essa aquisição afeta o mercado PMEs?

Como já citado, encaixa com um grande gestor financeiro digital com uma mesa de suporte focada em ampliar resultados, analisando os processos e sugerindo as ações e melhores práticas. Em todos os casos estudados, o ganho é de centenas ou milhares pontos percentuais frente ao baixíssimo investimento mensal feito.

O que o senhor vislumbra para a Nexxees depois dessa aquisição?

Ser um dos principais provedores de soluções financeiras que entrega além de melhores soluções, melhores resultados, educando os empresários a transformar custos e perdas em resultado e reduzindo a mortalidade das empresas por erros de gestão de fluxo de caixa. Muitas empresas quebram por erro de gestão e não por falta de saldo ou custos. Queremos ser o aliado das micro e pequenas para orientar seu crescimento sustentado.

Como é ser presidente de um Grupo dinâmico num momento conturbado como o atual?

Minha carreira profissional sempre foi movida a desafios e entender os momentos de mercado e das empresas observando o lado cheio do copo ou como encher ainda mais. Problemas todos temos. Dificuldades são comuns. Mas nosso desafio é ajudar as empresas a crescerem e se consolidarem ampliando a rentabilidade. Isto nos motiva a estar estudando sempre os comportamentos e momentos das empresas, pessoas e mercado.

Fale um pouco mais sobre isso.

Quanto maior a barreira ou dificuldade, mais nos desafiamos na busca por fazer melhor e ajudar. E, nestes poucos mais de 28 anos, sempre agi assim e mobilizamos nosso time a pensar sendo um agente de mudança e crescimento. Desafiador, mas um tema que nos move e nos motiva.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content