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Engajamento nas redes sociais e suas estratégias

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O engajamento nada mais é do que quando uma pessoa interage com o conteúdo publicado pela empresa em algum de seus canais, como nas redes sociais. A interação pode acontecer por meio de um clique, um comentário ou curtida, compartilhamento, dentre outras ações possíveis de serem realizadas nessas plataformas. Esse tipo de ação pode ser medido em relação ao alcance da publicação, número de seguidores e a taxa de engajamento. Na verdade, a palavra engajamento está onipresente em nossas vidas e possui diferentes significados. Mas no que diz respeito ao marketing digital e às vendas, ela está relacionada à interação entre o público e uma marca dentro dos canais digitais, mais especificamente nas redes sociais. Existem diferentes plataformas, mas, sem dúvidas, o Instagram e o Facebook são as mais importantes na hora de investir em estratégias voltadas para aumentar o engajamento. É a partir disso que o negócio conquista clientes fiéis, se destaca no mercado em que atua e se posiciona como uma marca relevante na internet, e existem muitas estratégias para chegar lá. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é engajamento e dar algumas dicas de estratégias para desenvolvê-lo nas redes sociais. Confira!

Engajamento: do que se trata?

Antes de colocar a mão na massa, é importante entender o conceito de engajamento. Na verdade, o significado dessa palavra pode variar muito, mas de forma geral, ela está relacionada com a realização de uma ação de maneira ativa. Dentro do marketing digital, a definição de engajamento está relacionada à realização de uma ação, tendo em vista um conteúdo publicado nas redes sociais. Por exemplo, quando uma empresa de dog walker faz uma postagem, os cliques, comentários, curtidas e compartilhamentos podem ser definidos como interações e ações provenientes de determinada publicação. Entretanto, para os analistas de redes sociais, as ações mais relevantes são aquelas que informam ao algoritmo que o seguidor possui algum tipo de interesse no conteúdo publicado. É por essa razão que as visualizações não são consideradas pelas métricas de engajamento. Quando o usuário está visualizando o feed de notícias do Instagram, passa por muitas publicações em segundos. A mesma situação acontece no Facebook, é por isso que essas plataformas só consideram como engajamento quando o usuário clicou no texto para expandi-lo, salvou para visualizar depois, compartilhou, marcou alguém ou enviou para outra pessoa. As curtidas também são consideradas uma interação, mas por outro lado, elas também entram para o que chamamos de métricas de vaidade. Ainda assim, não deixam de mostrar o engajamento do seguidor.

A importância do engajamento nas redes sociais

Pessoas engajadas são aquelas que se interessam por determinado conteúdo, sendo exatamente por essa razão que as empresas estão sempre em busca de agradar os seguidores nas redes sociais. Nesse sentido, uma empresa de higienização de ar condicionado procura aumentar a relevância de suas publicações e voltá-las exatamente para o seu público-alvo. Contudo, as marcas precisam ter em mente que as pessoas acessam as redes sociais para se distrair, se comunicar com os outros e por entretenimento. É por isso que ficar postando propagandas o tempo todo não traz resultados. Os usuários percebem quando uma empresa quer apenas vender e, consequentemente, não se engajam com ela. É claro que os anúncios são importantes, mas a relevância de uma marca só pode ser construída por meio de conteúdos de valor. Ou seja, tratam-se de materiais que procuram responder às principais dúvidas das pessoas e solucionar suas dores. Isso exige um conhecimento em relação às características da persona. Com essas informações, o negócio aborda temas compatíveis com as necessidades dessas pessoas e cria materiais nos mais diferentes formatos, tais como:

Textos; Vídeos; Imagens; Infográficos. Se a pessoa encontra mais do que anúncio nas redes sociais, ela começa a se interessar pela empresa, fazendo surgir o engajamento.

Como desenvolver interação nas redes sociais?

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Negócios dos mais variados tipos, como uma empresa de arquitetura e reforma, procuram maneiras de aumentar o engajamento nas redes sociais. No entanto, não existe uma fórmula pronta para conseguir isso, mas existem algumas estratégias, como:

1 – Ter criatividade

Você já parou para pensar na quantidade de conteúdo que é publicado na internet diariamente? Existe uma quantidade tão grande de materiais que eles acabam se repetindo em muitos sentidos.Por conta disso, é fundamental colocar a criatividade em prática, e levando em conta que as pessoas procuram as redes sociais para se distrair, haja criatividade para aprender a atenção. As publicações precisam surpreender os usuários e atrair aqueles que ainda não seguem a sua marca nessas plataformas. Para fazer isso, uma empresa de pavimentação procura boas referências, amplia as possibilidades de conteúdos e entra em contato com bons criadores. Procure combinar fotos, vídeos, gráficos e um bom texto para gerar oportunidades de engajamento. Esse tipo de publicação traz mais qualidade para as interações. No Instagram, é possível encontrar influenciadores que conseguem fazer essa combinação de maneira criativa.

2 – Estimular as conversas

Outra coisa muito importante é estimular o diálogo entre a empresa e os seguidores. No entanto, esse estímulo vai muito além de pedir a opinião deles sobre o material que acabou de ser publicado.A marca precisa provocar a vontade de comentar, compartilhar, marcar amigos e fazer com que a pessoa queira saber mais sobre a publicação. Os comentários são muito relevantes para os algoritmos, pois eles mostram o que os usuários estão achando das publicações. Quanto mais pessoas comentam, maior será o engajamento. Sem falar no fato de que os comentários também aumentam o alcance da publicação, fazendo com que outros usuários vejam a conversa e participem dela. Contudo, se uma assistência técnica geladeira electrolux estimulou a interação de seus seguidores, ela deve responder os comentários, sempre de maneira cordial. Deixar o usuário no vácuo não é bom para a imagem do negócio, sendo importante, inclusive, responder às críticas e reclamações. Ademais, esse tipo de interação acaba sendo uma oportunidade de mostrar que a empresa sabe resolver problemas.

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3 – Criar conteúdos relevantes

Criar conteúdo relevante é muito complicado para uma marca que não conhece o seu público-alvo, mas esta é uma das principais estratégias para gerar e aumentar o engajamento dos seguidores nas redes sociais. O primeiro passo é compreender a persona, que nada mais é do que um personagem semi-fictício, que reúne as características do cliente ideal de uma marca. Ao definir sua persona, uma loja de bateria para carros descobre informações importantes sobre o seu público, como:

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Idade; Profissão; Gênero; Estado civil; Problemas; Desafios; Objetivos. Com base nessas informações, torna-se mais simples determinar as pautas dos conteúdos, os melhores formatos e criar um calendário que contemple diferentes tipos de publicações. Mais do que manter o perfil sempre atualizado, conhecer a persona e investir em conteúdos de valor é uma forma de variar as publicações e manter o interesse dos seguidores, aumentando o engajamento.

4 – Cuidar do visual das postagens

As redes sociais, principalmente o Instagram, são muito focadas nos conteúdos visuais. Eles são muito importantes para gerar engajamento, uma vez que são bem aceitos pelo público. Muitas empresas compreendem essa questão, como uma especializada em aluguel de sala de estudo, e por isso se esforçam na produção de vídeos, fotos e outros recursos visuais para essas plataformas. A combinação de fotos e textos chegam a ter um desempenho muito superior às postagens sem nenhum tipo de ilustração. A foto é usada para captar a atenção do usuário e o texto se encarrega de transmitir a mensagem, sem que o conteúdo se torne cansativo. Um tipo de material que merece destaque é o vídeo, tanto é que este é o formato mais consumido na internet. Uma boa produção conquista um grande alcance e aumenta o engajamento do público com o negócio.

5 – Publicar constantemente

Uma companhia de cabeamento estruturado empresas pode compreender a necessidade de ter consistência em suas publicações. De nada adianta publicar todos os dias durante uma semana, se na semana seguinte o perfil vai ficar abandonado. Para evitar esse problema, crie um cronograma de postagens, com dias e horários definidos.O ideal é alimentar o perfil diariamente, sempre no mesmo horário, de acordo com dia da semana e a hora em que seu público-alvo costuma estar online. Isso vai fazer com que eles se acostumem com as publicações e despertar o interesse em relação aos conteúdos publicados. Criar essa rotina também é importante para aumentar o engajamento.

Considerações finais

Um público engajado ajuda uma marca a se destacar e é formado por pessoas que realmente se interessam pelo que ela tem a oferecer. São consumidores que sabem que podem confiar na empresa e, por essa razão, além de comprar com ela, também comentam suas experiências com outras pessoas. Isso faz com que mais consumidores se interessem pelo negócio e aumentarem os lucros e as oportunidades de vendas. As redes sociais são excelentes canais para conquistar engajamento, e como vimos ao longo deste artigo, existem diferentes estratégias que podem ser aplicadas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Última atualização da matéria foi há 7 meses


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