Anúncios
Sua Página
Fullscreen

ESG LAKE estará na Rock New Ventures

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A ESG LAKE, plataforma de gestão e controle de governança ESG, foi selecionada para a Rock New Ventures, aceleradora de startups do Centro Universitário FIAP. Direcionado para alunos e ex-alunos de graduação e MBA da instituição, o programa proporciona uma imersão de conhecimento por meio de uma metodologia ágil e inovadora que visa conectar startups, colaboradores, clientes, fornecedores e investidores. Criada por Ana Wadovski, a ESG LAKE é uma startup que tem como principal objetivo oferecer uma plataforma online na qual empresas possam registrar e administrar seus indicadores voltados às melhores práticas ESG. A empresa também tem como sócia Adriana Molha. Juntas, as executivas iniciaram também a Go Digital Factory, empresa que desenvolve soluções para educar pessoas e companhias sobre Web3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias. Com duração de quatro meses, o programa teve início no dia 15 de março. De acordo com Ana Wadovski, trata-se de uma grande oportunidade para trocar conhecimentos com colegas que estejam com negócios no mesmo estágio e receber orientações de docentes e especialistas do mercado. “O processo de aceleração da Rock New Ventures oferece uma visão holística de toda a jornada empreendedora, permitindo que ideias inovadoras se transformem em negócios sólidos. Já há algum tempo, Adriana e eu estamos de olho na importância da temática do ESG”, diz.

Ana, como surgiu a ideia de criar a ESG LAKE e a Go Digital Factory?

A Go Digital Factory nasceu de um encontro inusitado meu com a Adriana Molha, promovido por um grande amigo em comum, o Bruno Scartozzoni, da Story Talks. Eu fazia a gestão de projetos da empresa Vamos Tirar do Papel e a Adriana me convidou para montarmos outra empresa juntas de Marketing Digital em Portugal. Começamos nosso estudo de mercado e, ao mesmo tempo, estávamos fazendo nossos MBAs: a Adriana em Inovação e Capacidades Tecnológicas na FGV; e eu em Digital Business na FIAP.

Anúncios

A partir do contexto dos nossos MBAs, fomos nos interessando mais no que havia de mais novo em termos de Inovação e Transformação Digital. A ideia inicial de uma agência de marketing caiu totalmente por terra quando passamos a interagir com a Web3 e ver as novas potencialidades advindas desta revolução da internet. O curioso é que Adriana e eu formamos sociedade, fechamos nossos primeiros clientes e nunca tínhamos nos conhecido pessoalmente até nosso encontro pessoalmente aqui em Portugal para uma aula dentro da Universidade de Aveiro.

A vivência da Go e os propósitos de Web3 compartilhados por outras empresas no nosso podcast, Amanhã Já Foi, também nos colocaram mais a par da temática do ESG. Assim, meu trabalho final do MBA foi uma proposta para Gestão e Controle de Governança ESG. O nome ESG LAKE veio depois de definida a estratégia de dados ESG que é um data lake. O que era uma inquietação pessoal se tornou um projeto de conclusão de curso, evoluiu para uma startup e, agora, se formaliza como uma empresa. Dada a próspera sociedade que Adriana e eu construímos com a Go, não hesitei em chamá-la para também ser minha sócia na ESG LAKE.

Quais são os principais objetivos da ESG LAKE?

A ESG LAKE foca na automação de reports ESG e na sistematização de uma agenda ESG que gere impactos reais na sociedade, com coleta e acompanhamento de dados da empresa e dos fornecedores. Estamos construindo a solução passo a passo pensando em toda a cadeia de valor para que as práticas ESG efetivamente reverberam para todos os seus stakeholders.

Como a ESG LAKE pode ajudar empresas a se adaptarem às melhores práticas ESG?

Anúncios

Atualmente, a quantidade de dados e informações sobre ESG não estão padronizadas, o que dificulta a priorização de ações dentro de uma agenda ESG – é o grande desafio de saber por onde começar. Isto acontece porque o tema ESG ainda é novo para muitos, porém, urgente, tanto em termos financeiros quanto reputacionais. Queremos facilitar e aprimorar a identificação destes indicadores ESG – tanto da empresa quanto dos fornecedores-, escalar a produção de reports ESG que demonstrem às empresas quais os pontos mais urgentes de atenção e conectar os mais diversos stakeholders. Assim, a ESG LAKE também está sendo construída para servir de fonte aprimorada de consulta de indicadores ESG.

Qual foi o critério de seleção da ESG LAKE para o programa da Rock New Ventures?

A Rock New Ventures está aberta para alunos e ex-alunos da FIAP, aceitando sócios que não tenham sido alunos da Instituição – como é o caso da Adriana que está na aceleração ao meu lado. Na seleção do processo é preciso demonstrar um modelo de negócio sólido e aderente às necessidades do mercado. A ESG LAKE já havia entrado no TOP 10 da competição de Startups, START UP ONE, passando por várias bancas internas e externas. O feedback positivo, em especial da banca de investidores externos, abriu portas para que a ESG LAKE entrasse no programa de aceleração. A Rock New Ventures prima pelas propostas e capacidade de execução dos founders, de maneira que, para as 10 vagas abertas neste 4º batch, somente sete foram chamadas.

Quais são as principais dificuldades que as empresas enfrentam ao implementar práticas ESG em suas operações?

O setor de ESG está crescendo em ritmo muito acelerado. Estão surgindo diversas oportunidades de recursos e investimentos para empresas certificadas e cada vez mais empresas estão se adequando às melhores práticas de ESG. Com isso, todo o ecossistema se amplia, garantindo um terreno fértil para o desenvolvimento de fundos de investimentos, bancos, projetos, certificadoras e empresas de tecnologia. Em meio a esse intenso crescimento, o mercado vai se desenvolvendo e construindo novas estruturas e reforçando os conceitos já estabelecidos. Por isso, as empresas que querem implementar ESG enfrentam algumas dificuldades típicas de novos mercados, onde ainda há muito espaço para desenvolver soluções e melhorias. Entre essas dificuldades, podemos destacar a falta de padronização de indicadores, a quantidade de relatórios e certificações que ainda não conversam entre si, a dificuldade coletar e gerenciar as informações e sobretudo em garantir a transparência dos dados.

Leia ou ouça também:  Atestado médico: as empresas podem negar?

Qual é a importância da educação sobre Web3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias para empresas e indivíduos?

Anúncios

A Web3 é a nova fase da internet, suportada por novas tecnologias e novas formas de pensar e de organizar projetos e empresas. A Web3 traz um alto nível de disrupção no formato dos modelos de negócios, criando novas oportunidades em todos os segmentos de mercado. E essas transformações estão acontecendo de forma muito acelerada. Tanto as empresas quanto os profissionais que não se atualizarem perderão competitividade e correm o risco de perderem relevância no mercado.

Como a Go Digital Factory ajuda a educar pessoas e empresas sobre essas tecnologias emergentes?

A Go Digital Factory capacita empresas e profissionais a entender a Web3 e identificar oportunidades de inovação para seus negócios, por meio de cursos, palestras, webinars e produção de conteúdo, tanto no site quanto no seu Podcast Amanhã Já Foi | Web3 for Business.

Em que medida a metodologia adotada pela Rock New Ventures pode ajudar startups como a ESG LAKE a se tornarem mais competitivas no mercado?

Além da Rock New Ventures (RNV) promover encontros semanais com os principais profissionais de inovação e desbloquear portas com grandes investidores, ela entrega uma aceleração, na prática, com demandas pontuais e metas específicas para que os negócios efetivamente consigam seu primeiro cliente antes do final da aceleração. Este é um ponto salutar sobre o objetivo dos processos de aceleração e como podemos entregar o maior valor possível dentro de um espaço de tempo mais limitador.

No caso da ESG LAKE, estamos com uma rede de mentores já atuantes no campo no ESG, o que engrandece a visão geral do mercado. Além disso, os mentores da RNV são todos empreendedores, o que significa que o conhecimento compartilhado é baseado totalmente, na prática, e na jornada.

Quais são os principais benefícios que a ESG LAKE espera obter ao participar do programa da Rock New Ventures?

Adriana e eu sempre atuamos de maneira mais tradicional nos negócios, apesar de já atuarmos com startups há bastante tempo. A oportunidade da aceleração expande nosso conhecimento acerca da jornada de uma startup, ainda mais com um tema tão novo e cheio de desafios. Adriana e eu partilhamos da ideia de beta-contínuo e sempre estamos abertas para incorporar novos conhecimentos.

Além dos benefícios e descontos com outras plataformas de tecnologias para levantar nossa solução, o ponto que mais aproveitamos é justamente o networking. Este networking é constantemente provocado pelos mentores, não só entre startups e mercado, mas entre as próprias startups. Assim, somente por parte da Go, já estamos marcando conversas com outras duas startups da aceleração que atuam nas áreas de educação e desenvolvimento de tecnologias descentralizadas.

Anúncios

Como a ESG LAKE se diferencia de outras plataformas de gestão e controle de governança ESG?

O principal diferencial da ESG LAKE é a convergência de tecnologias de confiança e transparência ainda não utilizadas no mercado. Além disso, a nossa equipe é multidisciplinar, composta por pessoas das áreas de Tecnologia, ESG, Dados e Negócios, o que amplia a visão que temos para gerar soluções realmente aderentes aos desafios do mercado.

Quais são os próximos passos para a ESG LAKE após o término do programa de aceleração da Rock New Ventures?

Tudo acontece, ao mesmo tempo, quando estamos construindo uma startup. A aceleração da RNV deverá coincidir com outro desafio ESG que tomamos conhecimento esta semana. A temática do ESG está crescendo e demandando soluções que sejam aderentes à construção de uma agenda ESG sólida. Os planos são seguir em aceleração, aproveitar os desafios para validar a proposta, fechar os primeiros clientes até o final do ano, consolidar financeiramente a empresa e partir para a internacionalização na Europa.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights