Com o e-commerce ganhando cada vez mais força, é importante que todas as áreas funcionem bem para garantir a satisfação dos clientes. A logística do e-commerce se faz cada vez mais importante para que todo o processo de venda flua bem. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, há problemas de atraso de entrega que fazem parte de mais de 60% das lojas virtuais.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico indica que os gastos com frete representam quase 60% dos custos, enquanto a armazenagem constitui quase 25% deles. Enquanto mais da metade das empresas repassa o valor integral do frete para o cliente, outras 30% delas praticam um modelo híbrido. O processo logístico das empresas se torna cada vez mais importante para conseguir fidelizar o cliente.
Um dos problemas que mais desagradam o cliente é quando ele faz a compra para depois descobrir que não há estoque do produto desejado. Para tanto, é preciso que haja itens a mais no estoque do que o revelado, para que esse problema não aconteça quanto duas compras simultâneas, por exemplo, ocorram. Se o produto é bastante requisitado, é importante que as reposições de estoque sejam feitas antes de ele se esgotar.
Embalagens fazem bastante diferença para o cliente. Antes de tudo, o produto tem de chegar intacto ao cliente. Para que isso seja possível, é necessário pensar em tipos de embalagens ideais para conservar o produto, além do lado estético que surpreenda quem compra de maneira positiva. O volume da embalagem também faz diferença no frete. Assim, é essencial o cuidado na escolha.
A escolha da transportadora também é outro fator-chave para o sucesso do e-commerce. A chegada do produto na data correta ou até antecipada agrada o cliente. Qualquer atraso pode irritar o cliente. Imagine se é um presente importante para uma data especial e aquele produto não chega a tempo? O respeito aos prazos deve ser fundamental na hora da escolha.
É possível ter profissionais formados em logística EAD para compreender e estruturar melhor os fluxos do e-commerce. Uma pessoa qualificada pode ajudar a alavancar as vendas. Além dos fatores já mencionados, o profissional poderá visualizar todo o processo e criar estratégias para que a venda flua melhor. Uma delas é a classificação dos produtos, de maneira a facilitar a identificação pelo cliente. Dados detalhados dos produtos que incluem marca, medidas, cores e modelos facilitam para o cliente, que não tem de gastar tempo perguntando as especificidades do produto.
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