Categories: Sociedade

Estudo do impacto da pandemia nos olhos

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A maioria dos adultos (70%) em todo o mundo não planeja fazer um exame oftalmológico este ano, apesar de reconhecer a importância crítica da saúde ocular, de acordo com as descobertas de uma pesquisa abrangente e em grande escala da Johnson & Johnson Vision Global sobre Saúde Ocular (Eye Health Survey) anunciada antes do Dia Mundial da Visão em 14 de outubro. A pesquisa deste ano, da Johnson & Johnson Vision, líder global em saúde ocular e parte da Johnson & Johnson Medical Devices Companies, revelou os principais insights sobre o impacto da pandemia na saúde ocular, descrenças errôneas sobre as opções de correção visual de pacientes mais idosos, a relação entre saúde ocular e beleza, e o alto potencial para a intervenção precoce em crianças com necessidades de correção visual.

Sendo como um dos pilares da campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes) da J&J Vision, a pesquisa foi lançada antes do Dia Mundial da Visão em um esforço para aumentar a conscientização sobre a importância de fazer um exame oftalmológico anual, tanto para adultos quanto para crianças.

“Na Johnson & Johnson Vision, temos o compromisso de mudar a trajetória da saúde ocular – que começa com a realização de exames oftalmológicos anuais”, disse Shlomi Nachman ***, Group Chairman da companhia, Soluções Cardiovasculares e Especiais e Johnson & Johnson Vision. “A pesquisa deste ano mostra que apenas 1 em cada 4 pessoas percebe que há uma conexão entre a saúde ocular e outras doenças ou condições médicas. Com a campanha Priorize Seus Olhos e a pesquisa anual de saúde ocular, nosso objetivo é educar sobre a importância de consultar o seu oftalmologista regularmente – para o bem da sua visão e de sua saúde em geral.”

De acordo com a pesquisa, 86% da população adulta no mundo teme perder a visão acima de qualquer outro sentido. É provável que, em todo o mundo, 88% das pessoas considerem a manutenção da saúde ocular uma prioridade para sua saúde geral. Entretanto, apenas 52% dos entrevistados afirmam que fazem exames oftalmológicos anuais. Além da correção visual e do suporte ao estilo de vida, um exame de vista pode detectar mais de 270 condições médicas – de diabetes a doenças cardíacas.

Saúde ocular e pandemia

A pesquisa revela que mais de um terço das pessoas acredita que a visão sofreu algum tipo de deterioração desde o início da pandemia. No entanto, apesar de relatarem sobre terem consciência disso, 70% de todos os entrevistados disseram que, no próximo ano, não planejam agendar um exame oftalmológico – a etapa mais importante para priorizar a saúde dos seus olhos.

O Desafio da Miopia

A miopia, correção visual que também é conhecida como ‘visão curta’, é muito mais que isso. Ela é uma doença crônica e progressiva que representa a maior ameaça à saúde ocular do Século 21. Há uma projeção de que metade da população mundial terá miopia até 2050, com quase um bilhão de pessoas tendo alto grau de miopia. Geralmente, o diagnóstico ocorre entre as idades de 8 e 12 anos. Crianças pequenas que se tornam míopes são as mais vulneráveis a desenvolver miopia de alto grau e podem apresentar risco elevado de doenças oculares que ameaçam a visão mais tarde na vida.

Dra. Debora Sivuchin, oftalmologista e gerente do time de educação médica da Johnson&Johnson Vision destaca: “É possível evitar e tratar o crescimento exagerado da miopia que não está relacionada a fatores genéticos. Crianças e adolescentes devem passar menos tempo em ambientes indoor e não devem exagerar no uso das telas digitais dos equipamentos eletrônicos. As terapias para controle da miopia podem envolver ainda uso de colírios, prescrição de óculos e/ou de lentes de contato, apropriados para esta finalidade, a fim de evitar problemas mais graves do avanço da miopia.”

Embora três em cada quatro (75%) pais declarem acreditar que é mais importante que os filhos passem por exame oftalmológico do que eles e a maioria (63%) dos pais declare estar preocupada com o fato dos filhos serem diagnosticado como míopes, apenas um quarto (27%) planeja agendar um exame oftalmológico anual para os filhos.

Beleza e saúde ocular

Curiosamente, um em cada quatro entrevistados declarou estar mais preocupado com a aparência de seus olhos do que com a saúde ocular, e quase 30% dos entrevistados disseram que mudariam a cor dos olhos por um dia, se pudessem.

Sim, já existem lentes de contato multifocais

Para aqueles pacientes com idade avançada, três a cada dez (29%) temem que usar óculos faça com que pareçam mais velhos ou que isso afete sua autoconfiança (30%), mas apenas 37% dos entrevistados sabem que existem lentes de contato multifocais disponíveis como uma alternativa aos óculos.

Não espere pela catarata

72% dos entrevistados que passaram por cirurgia de catarata disseram que se soubessem como a visão melhoraria com a cirurgia de catarata, teriam feito antes, e 56% somente perceberam o quanto a visão estava prejudicada após a cirurgia. No entanto, somente menos da metade (46%) dos entrevistados sabem que a cirurgia de catarata é ambulatorial, e apenas 31% sabem que o procedimento leva menos de 10 minutos.

94 milhões são afetados pela catarata em todo o mundo, com mais 65 milhões tendo problemas de visão devido à catarata (Organização Mundial da Saúde, Primeiro Relatório Mundial sobre Visão, 2019 & OMS, Ficha informativa, 2021).

Liderança mundial

A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata.

É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE® e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.

A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores resultados.

Sobre a campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes)

A campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes) foi lançada no início de 2020 e é apenas uma parte do compromisso e colaboração contínua da Johnson & Johnson Vision com vários parceiros e organizações profissionais para elevar a saúde ocular a uma prioridade global e abordar as barreiras de conscientização e acesso. Sight for Kids (tradução “visão para crianças”), é um programa sem fins lucrativos co-fundado pela Johnson & Johnson Vision e Lions Clubs International Foundation há quase 20 anos, que forneceu para mais de 30 milhões de crianças acesso a serviços de educação e tratamento de saúde ocular. Também comprometeu fundos para a catarata do Himalaia Projeto que ajudou a examinar e tratar mais de 12,5 milhões de pessoas em mais de 20 países e devolver a visão a mais de 1,01 milhão de pessoas por meio de cirurgia ocular de restauração visual.

Sobre a Pesquisa J&J Vision Global sobre Saúde Ocular

A pesquisa J&J Vision Global sobre Saúde Ocular (Eye Health Survey) foi conduzida online de julho a agosto de 2021 pela The Harris Poll, especialistas em pesquisas e análises públicas, com mais de 16.000 adultos de 18 anos de idade ou mais nos Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Alemanha , Coréia, Rússia e Brasil. Revelando os principais insights sobre o estilo de vida da saúde ocular, esta pesquisa é realizada anualmente como parte da campanha Priorize Seus Olhos, um esforço mundial para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde ocular e encorajar todos a fazerem um exame oftalmológico anual.

* A Johnson & Johnson Vision representa os produtos e serviços da Johnson & Johnson Surgical Vision, Inc., Johnson & Johnson Vision Care, Inc. e as afiliadas de ambas as empresas.

** A Johnson & Johnson Medical Devices Companies abrange as soluções comerciais para cirurgia, ortopedia, visão e intervenção dentro do segmento de Dispositivos Médicos da Johnson & Johnson.

*** Shlomi Nachman é funcionário da Johnson & Johnson, Inc., servindo como Company Group Chairman, supervisionando o Grupo de Soluções Cardiovasculares e Especialidades e a Johnson & Johnson Vision.

Sobre a Johnson & Johnson Vision:

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo.

*Com participação da jornalista Letícia Campos.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

44 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

9 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

17 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago