Eugênio Sales Queiroz: “É preciso saber dividir o nosso tempo”

O consultor empresarial

Repensar a vida em todas as suas formas. Em um mundo onde estamos passando por transformações em todos os sentidos e adversidades, principalmente após o surgimento da pandemia de Covid-19, se não trabalharmos nossa autoestima, equilíbrio emocional e perseverança, é possível que em algum momento iremos “travar” e não conseguiremos viver da forma como sonhamos e imaginamos. Com foco no desenvolvimento pessoal, o escritor e consultor empresarial Eugênio Sales Queiroz escreveu “Uma Nova Maneira de Pensar a Vida”, uma obra lançada pela Literare Books International recheada de dicas, reflexões e inspirações para que você possa começar as mudanças que estava adiando. O intuito é levar o leitor a se questionar com perguntas imprescindíveis para saber como está sua vida nesse momento e como planeja os próximos anos de sua jornada nesse mundo. Quem ler o livro poderá fazer uma análise profunda e completa da sua existência, das suas atitudes e das suas possíveis omissões. Saberá se está indo no caminho certo ou se precisa fazer mudanças importantes, abolindo alguns hábitos negativos e adquirindo novas atitudes e pensamentos para uma vida mais saudável mental, intelectual, espiritual e financeiramente. “Primeiro precisamos entender que a nossa missão nessa vida, pode mudar repentinamente e do nada precisamos mudar o rumo dos nossos planos”, afirma o escritor.

Eugênio, como o equilíbrio emocional é primordial para uma vida ditosa?

Nos últimos anos o ser humano vem passando por profundas mudanças ao que se refere a sua vida pessoal, profissional e essa transformações acaba interferindo na sua própria autoestima é daí que nasce a importância de mantermos um equilíbrio emocional, caso contrário, o estresse toma conta e ficamos sem ação diante de tantas pressões que precisamos enfrentar no dia a dia.

Como manter uma vida equilibrada num mundo de tantos desafios?

Em primeiro lugar é preciso saber dividir o nosso tempo, ou seja, quando estivermos no trabalho, nosso foco seja o trabalho, ao sairmos para a nossa casa, precisamos ter outros focos, como, por exemplo, a nossa qualidade de vida. E quando falo em qualidade podemos incluir exercícios físicos, meditações e boa leitura, bons filmes, boas companhias, entre tantas outras alternativas para mantermos o nosso ânimo e a nossa energia em alta.

Esse equilíbrio ficou em xeque com o advento da pandemia do novo coronavírus?

Nunca fomos tão testados em todos os sentidos da nossa vida nessas últimas décadas, com a chegada da pandemia, nossos limites foram ainda mais forçados, ou seja, precisamos desaprender para aprendermos lidar com o novo, caso contrário o nosso equilíbrio como um todo pode ser altamente afetado. Procurar alternativas de sucesso, pode fazer uma diferença enorme.

Quais os principais pilares de um desenvolvimento pessoal pleno?

Como coach sempre indico aos meus coachees (clientes) que deem atenção a todas as áreas da sua vida, como, por exemplo: trabalho, finanças, lazer, espiritualidade, relacionamentos, etc., pois, basta uma área da nossa vida estar em desacordo que pagamos um preço muitas vezes em todas as outras áreas. É aí que o processo de coaching ajuda bastante para quem deseja ter uma vida mais plena, com mais significado, mais verdade, mais autêntica.

O planejamento é um ponto importante desse pilar?

É aquela máxima, quem planeja, pode até falhar, quem não planeja, já começa errando. Nos tempos de hoje onde tudo acontece ao mesmo tempo, quem consegue ter um planejamento simplificado, já sai na frente de milhares de outras pessoas que vão levando a vida de qualquer forma. Planejar significa que temos um mapa a seguir e para quem sabe para onde está indo o caminho fica mais fácil. Ressalto apenas que quanto mais o planejamento for simplificado melhor.

Como se equilibrar no presente sem deixar de planejar o futuro?

Não é fácil no mundo de hoje manter a ansiedade sobre controle, por isso é importante buscarmos o equilíbrio na nossa vida, afinal de contas, quando nos sentimos plenos conseguimos planejar melhor a nossa vida. Sabe aquela pessoa que você admira e pensa que ela tem sorte em tudo que realiza, o nome disso é equilíbrio diante do caos da vida, e como sabemos uma pessoa equilibrada planeja melhor, com mais equidade e sem estresse além da conta.

Quais perguntas são essenciais para esse planejamento?

Abro sempre minhas palestras pelo Brasil perguntando a todos da plateia (agora virtualmente também) onde você estava há cinco anos, como se sente em ter chegado até aqui e para onde você está indo? Um planejamento eficiente é aquele em que, baseado nos nossos valores e nos nossos aprendizados, conseguimos fazer as perguntas mais assertivas para caminharmos mais determinados do que nunca rumo aos objetivos mais ousados da nossa vida pessoal e/ou profissional.

Em que momento devemos analisar nossa jornada nesse mundo?

Sempre, sempre e sempre. Nunca devemos esperar a vida “emperrar” para fazermos uma autoanálise, afinal de contas, cada pergunta que nós fazemos conseguimos encontrar respostas mais condizentes com a vida que queremos ter. E é aí que o processo de coaching faz toda a diferença, pois, é maravilhoso encontrarmos dentro de nós mesmos, respostas que estão gritando para sair e fazermos a nossa vida ter sempre mais sentido.

Qual o papel da missão nessa jornada?

Primeiro precisamos entender que a nossa missão nessa vida, pode mudar repentinamente e do nada precisamos mudar o rumo dos nossos planos. Mas jamais podemos deixar de enxergar e entendermos qual é a nossa missão nessa vida. O que temos feito, tem valido apena? Quais ajustes precisamos fazer? Fazendo as perguntas certas, com certeza encontraremos respostas importantes para a nossa vida ter sempre um sentido verdadeiro de ser.

Essa missão pode ser um catalisador de uma autoestima elevada?

Sem dúvida, uma pessoa com autoestima equilibrada e elevada, consegue potencializar todos os detalhes da sua vida, pois, uma pessoa experiente e de bem com a vida, não perde tempo se lamentando com o que lhe acontece, muito pelo contrário, ela imediatamente procura alternativas condizentes com o que pretende alcançar e segue mais firme do que nunca. Autoestima precisa ser muito bem cuidado, pois, dependemos dela para vivermos cada dia melhor.

O que espera que os leitores possam obter com a leitura de “Uma Nova Maneira de Pensar a Vida?”.

Um profundo mergulho dentro de si para encontrar as melhores respostas para seguir sua missão de vida. Não é um livro para ser lido apenas. Mas para refletir em todas as áreas da sua vida, o que está precisando de mudanças ou mesmo de uma atenção maior. São capítulos entrelaçados que o leitor poderá ver a vida de um ângulo diferente. Em síntese é um livro que provoca uma autorreflexão para que o leitor possa cuidar da sua vida da melhor maneira possível, afinal de contas, se lamentar e dizer que a vida é só problema, não é uma desculpa mais aceitada.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content