A Evernex, líder mundial na oferta de serviços TPM (Third-party Maintenance), é uma empresa que tem chamado a atenção no mercado brasileiro e latino-americano de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Recentemente, o portal Panorama Mercantil teve a oportunidade de entrevistar Roger Campilongo, Country Manager Brasil da Evernex, para entender os motivos por trás dos investimentos da empresa e suas estratégias para continuar crescendo e se destacando na região. Um dos destaques dessa conversa foi a decisão da Evernex de investir mais de 2 milhões de reais em um novo site em São Caetano do Sul, que não apenas fortalece sua presença na cidade, mas também melhora sua eficiência operacional e promove uma cultura organizacional alinhada com seus objetivos corporativos. A facilidade de locomoção e a proximidade com os principais pontos da cidade de São Paulo e ABCDM foram fatores cruciais na escolha desse local. Além disso, Roger Campilongo compartilhou os principais fatores que levaram a Evernex a se tornar líder mundial em serviços TPM, destacando seu compromisso com a sustentabilidade, excelência operacional, inclusão social e governança corporativa. As expectativas da Evernex para o mercado brasileiro são otimistas, com planos de expansão para regiões como norte e nordeste do país. A empresa acredita que pode continuar a crescer e agregar valor aos clientes.
Roger, qual foi o principal motivo que levou a Evernex a investir mais de 2 milhões de reais no novo site em São Caetano do Sul?
Nossa matriz no Brasil está instalada na cidade de São Caetano do Sul há vários anos. Além disso, nos sentimos motivados em ter nossa sede numa cidade atenta ao desenvolvimento econômico e social de seus habitantes, mantendo-se na liderança como um dos maiores IDH Brasileiros. Outro fator importante é a facilidade de locomoção, estamos a menos de 30 minutos dos principais pontos da cidade de São Paulo e ABCDM, facilitando o deslocamento de nossos colaboradores, fornecedores e atendimento aos nossos clientes.
O novo site permitiu ainda consolidar as operações da companhia num único local, possibilitando aumento significativo na performance e eficiência operacional, e ainda construção de uma cultura organizacional homogênea e alinhada com os objetivos corporativos. Utilizamos nossa experiência de mais de 20 anos de Brasil para idealizar e construir um local de trabalho que fosse capaz de melhorar nossos processos atuais, e a abrir caminho para expansões futuras.
Como a empresa espera se beneficiar com essa expansão estratégica?
Somos uma empresa que busca excelência em tudo que faz e nosso pessoal é protagonista nessas conquistas. O novo site é uma ferramenta estratégica, proporcionando o ambiente ideal para que as pessoas possam desenvolver suas melhores habilidades, sejam em grupo ou individual. Acreditamos que estas transformações serão percebidas e valorizadas sejam pelos nossos colaboradores bem como pelos nossos clientes.
Que fatores contribuíram para que a Evernex se tornasse líder mundial na oferta de serviços TPM (Third-party Maintenance) e se consolidasse como líder no mercado latino-americano em soluções TPM?
Foram vários os fatores dos quais destaco os que chamamos de nosso DNA:
Green leadership – Somente em 2022 nossos serviços colaboraram para redução de 140.000 toneladas de CO₂;
Excelência Operacional – Investimentos em pessoas, processos e sistemas para melhoria contínua da qualidade – Garantindo altos níveis de renovação de contrato;
Inclusão Social – Mais de 50% de nossos colaboradores são formados por jovens. Temos mais de 1000 funcionários de 53 nacionalidades diferentes;
Governança Corporativa – Gestão baseada em dados auditados, trazendo maior confiabilidade aos stakeholders.
Quais são as expectativas da Evernex em relação aos resultados na região brasileira?
As expectativas são otimistas: O país possui dimensões continentais e várias oportunidades a serem exploradas. Embora tenhamos mais de 500 clientes na região, acreditamos que podemos expandir ainda mais nossa participação inclusive nas regiões norte e nordeste do país.
Por que a empresa aposta no mercado TIC e quais são as principais projeções para o setor em 2023, segundo a International Data Corporation (IDC)?
Nos últimos anos as empresas que atuam no seguimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem sendo constantemente desafiadas a disponibilizar serviços inovadores e de alta qualidade como: 5G; Nuvem, Inteligência Artificial, Conectividade, Smart Home, Mobilidade, entre outros. Essa gama de serviços são providos por meio de equipamentos tecnológicos como: Switches de Rede/SAN, Roteadores, Servidores, Storage e afins. Nosso papel neste processo é manter estes equipamentos/serviços funcionando no mais alto nível, evitando paradas que poderão comprometer o negócio de nossos clientes. Além de ajudar a manter os serviços, agregamos outros valores como: Expressiva redução de custo, redução de CO₂, SLAs customizados, práticas sustentáveis e alinhamento com LGPD.
Quais são os principais desafios e oportunidades que a Evernex enxerga no mercado nacional e latino-americano?
O mercado brasileiro e latino-americano ainda são considerados um mercado em desenvolvimento quando o tema é a contratação de serviços pós-garantia a equipamentos críticos de Datacenter (Servidores, Storages, Libraries e ativos de rede). Mercado este denominado internacionalmente como (TPM Third-party Maintenance). Nos EUA e Europa este mesmo mercado já é considerado maduro. Embora as empresas de grande e médio porte no mercado brasileiro e latino-americano conheçam os serviços TPM, ainda existe um grande mercado a ser conquistado. Cremos que um dos principais desafios seja a divulgação de como podemos agregar valor ao mercado regional, seja em: Serviços de alta qualidade; Níveis de customização superiores aos prestados pelos fabricantes; Reduzindo custos e prolongando a vida útil de seus equipamentos.
Como a Evernex planeja aprimorar a eficiência operacional e a margem financeira dos seus clientes por meio das soluções oferecidas?
A definição da vida útil para equipamentos críticos utilizados em datacenters (Servidores, Storages, Backup e Ativos de redes) é definido pelos respectivos fabricantes. Cada fabricante estabelece o EOS (fim do serviço) e o EOL (final de vida útil) definindo por quanto tempo o cliente poderá dispor daquele recurso e tendo que provisionar um novo investimento, o qual não costuma estender-se por muito mais que cinco anos. Com nossos serviços quem define o final de vida útil dos equipamentos é o cliente, podendo prolongar sua utilização ou realocá-lo para outros objetivos. Podemos ainda apoiá-los no fornecimento de upgrades que tornarão o equipamento mais performático, ou alugar equipamentos, ou peças atendendo pelo período necessário. A versatilidade dos nossos serviços trará vantagens operacionais, técnicas, bem como financeiras evitando investimentos não planejados ou desnecessários.
Qual foi a jornada da Evernex desde suas operações iniciais em Paris há 40 anos até se tornar uma empresa presente em mais de 165 países?
A Evernex nasceu como “IB-Remarketing” atuando essencialmente na compra de equipamentos usados, reciclando-os e vendendo-os inteiros ou em partes para prestadores de serviço. Há 40 anos já tínhamos vocação para práticas sustentáveis de reciclagem e reutilização. Essa modalidade se espalhou pela França, Europa e pelo mundo e está presente até hoje.
A fase inicial de nossa operação criou um alicerce importante relacionada a competências de estoque, logística, peças e afins. Tais competências serviram de base para que iniciássemos na prestação de serviços de manutenção. Ao longo dos anos fomos estruturando competências técnicas e operacionais, possibilitando fornecer contratos pela Europa.
Na fase seguinte a empresa familiar foi adquirida por um fundo de Private Equity e iniciaram-se as aquisições, possibilitando crescimento Orgânico e Inorgânico. Embora a Evernex apresente crescimento exponencial ao longo dos anos, nossos valores iniciais se mantem presentes até hoje, norteando nossas ações e objetivos pelo mundo.
Por que a empresa escolheu focar em equipamentos críticos Multivendor na manutenção de seus serviços?
Há vários anos estamos acostumados a utilizar a tecnologia para agilizar nosso dia a dia, como: agendar consultas médicas, realizar transferências bancárias, assistir séries e nos comunicar com o mundo. Todos esses serviços somente são possíveis, pois, são providos através de equipamentos críticos, como: Servidores, Storages, Backup e ativos de rede, entre outros. Somente num cliente atendemos mais de 4.000 equipamentos críticos, tornando nosso serviço essencial para que a instituição disponibilize milhões de transações bancárias num único dia. Ou seja, este é um mercado que cresce a cada dia, e exige evolução constante, seja técnica, operacional, logística, financeira, comercial e socioambiental. Esta percepção tem nos proporcionado nos diferenciarmos frente ao mercado.
Quais são as estratégias que a Evernex pretende adotar para ampliar sua cobertura de serviços e fortalecer ainda mais sua consolidação no mercado brasileiro e latino-americano?
Chegar à liderança não fácil e manter-se nela também não! Porém, é importante destacar que nossa busca pela liderança não se trata de vaidade, mas de valores consistentes como: Geração de renda para as pessoas, sociedade e investidores. Levar serviços da mais alta qualidade aos nossos clientes, possibilitando reais reduções de custos. Formar parcerias prósperas com nossos fornecedores. Não abrir mão de práticas sustentáveis e ecológicas.
Como a Evernex planeja manter sua liderança no mercado TPM em meio à concorrência crescente?
Os concorrentes estão inseridos neste ecossistema, e como em qualquer mercado, se fazem fundamentais para haver evolução do mercado. Nós estudamos nossos concorrentes para entender se podemos aprender algo, porém, nosso compromisso principal não é vencê-los, mas entregar serviços e soluções que resolvam o problema de nossos clientes. Essa visão nos permitiu adquirir 13 concorrentes ao redor do mundo nos últimos anos em negociações que foram frutíferas para ambos os lados. Ou seja, num dado momento o concorrente nos ajuda a evoluirmos sempre, num outro momento podemos compor conjuntamente onde todos ganham. Esses tem sido nossos alicerces ao longo dos anos e pretendemos seguir nesta direção, atento sobretudo as demandas e desafios que certamente surgirão.
Quais mercados a empresa pretende explorar além daqueles em que já atua e como ela espera contribuir para o crescimento do setor de TIC na América Latina e globalmente?
Acreditamos que no Brasil e América Latina exista potencial importante para fortalecimento de parcerias com os fabricantes de equipamentos e integradores. Esse mercado é bastante desenvolvido principalmente na Europa e EUA. No Brasil e América Latina este ainda é um mercado em desenvolvimento, pois, algumas vezes os fabricantes focam na venda de uma nova solução e outras na extensão da garantia. Acreditamos que podemos trabalhar junto aos fabricantes para fortalecer suas áreas de serviço de garantia, pós-garantia e contrato de manutenção multivendor, “como fazemos no Japão, por exemplo” e focando no que realmente o cliente final necessita.
Nos últimos anos, sobretudo após a pandemia estamos muito atentos a melhoria na qualidade de serviços a regiões mais distantes dos grandes centros. Temos investido no avanço logístico a essas regiões e na capacitação técnica local. Embora algumas regiões sejam distantes e/ou muito capilarizadas temos conseguido construir junto aos nossos clientes soluções interessantes que apoiam principalmente o agronegócio, atacado e a indústria.
Finalizo comentando sobre clientes que provem serviços de tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): Essas empresas possuem milhares de equipamentos de várias marcas, modelos e idades para proverem seus serviços. Além disso, essas empresas precisam gastar tempo para entender como mantê-los funcionando da melhor maneira possível e seguindo as melhores práticas estabelecidas pelos fabricantes e pelo mercado. Nossa experiência tem mostrado a esses clientes, que podemos entregar níveis de serviços aderentes as suas necessidades, reduzindo custos e principalmente simplificando os processos. Um de nossos clientes do mercado de TIC prove serviços a um dos maiores provedores de streaming e rede social do mundo e nós temos papel fundamental nesta cadeia de fornecimento, o que nos credencia a oferecer esta mesma competência a empresas do mesmo setor.
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