O empreendedor Nelson Lins já trazia uma história de sucesso na bagagem: dez anos à frente da rede de academias Selfit, a terceira maior do Brasil com cerca de 100 unidades, considerada loja âncora. O salto no mundo dos negócios preparou o jovem empresário para entrar nos melhores estabelecimentos com sua nova marca, a rede de harmonização facial e depilação a laser, Face Doctor, que surgiu na pandemia, quando muitos lojistas tiveram queda no faturamento e precisaram entregar os pontos. O resultado com o novo empreendimento veio logo nos primeiros anos: em 2021 o faturamento foi de R$15 milhões. Agora, a previsão é de crescer quase 3 vezes mais e alcançar R$40 milhões até dezembro de 2022, de acordo com o fundador e CEO. A marca já nasceu como franquia e, apesar da sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a primeira operação foi inaugurada no Nordeste, em um shopping na Paraíba. Com tino para os negócios, Nelson enxergou no mercado de estética e rejuvenescimento facial um alto potencial de crescimento. Com a proposta de oferecer todo know-how necessário para empreender, a princípio tinha como foco franqueados da área da saúde, já que também diagnosticou uma demanda reprimida, principalmente entre dentistas, que passaram a ter o direito de oferecer tratamentos estéticos, já que estes são profissionais técnicos, mas que necessitavam da expertise para alavancar o próprio negócio.
Nelson, como você se enxerga sendo um empreendedor?
Como um profissional que nunca se acomoda. Venho de uma carreira no setor bancário e aos 26 anos já havia conquistado o cargo de gerente e, naquele momento, era o profissional mais jovem da categoria. Recebi várias premiações nacionais durante todo o período à frente do cargo e estive entre os primeiros colocados nas competições internas por bater não apenas as minhas metas, mas também as metas da agência inteira. No entanto, os resultados positivos, que poderiam me fazer ficar acomodado, me fizeram perceber justamente o contrário, que o meu crescimento estaria limitado dentro de um cargo de diretoria.
Qual a importância da ousadia para que um negócio se torne bem-sucedido?
Muito importante! Ousadia com responsabilidade, claro. O meu primeiro empreendimento, por exemplo, a rede de academias Selfit é um exemplo disso. Em 2009, estava decidido a criar um projeto de vida e comecei a buscar áreas em que eu gostaria de atuar, durante estes estudos percebi que as academias não tinham uma estrutura empresarial e não existiam grandes redes no segmento. Foi então que enxerguei um oceano azul para investir. Abri mão de uma carreira bem-sucedida como bancário, mas aproveitei todo o conhecimento no ramo para pegar um empréstimo e investir no meu objetivo de revolucionar o mercado fitness no Brasil, que até aquele momento ainda era amador. Foi um salto de carreira, mas teve muito estudo envolvido e conhecimento adquirido para que, 10 anos depois, a rede se tornasse a 3° maior do país, com 100 unidades próprias.
Qual a maior lição que tirou da época que estava à frente da Selfit?
Continuo à frente da Selfit e continuo aprendendo todos os dias. Posso elencar inúmeras lições que, inclusive, foram essenciais para os ótimos resultados que a Face Doctor conquistou em 2020 e 2021. O primeiro deles, não posso deixar de citar, foi a experiência e o network adquiridos ao longo de mais de 10 anos de rede. Em segundo lugar, ter um olhar estratégico e bom relacionamento com os principais centros comerciais do país abriram portas.
Quando surge a ideia da Face Doctor?
O projeto surgiu em 2019. Enxerguei um grande potencial no mercado de rejuvenescimento facial e notei uma grande demanda reprimida de profissionais com conhecimento técnico sobre os procedimentos estéticos interessados em abrir o próprio negócio sem, no entanto, a expertise para alavancar um empreendimento. Em resumo, eles sabiam como fazer, mas não sabiam como empreender. Foi aí que surgimos com a proposta de oferecer todo know-how necessário para gerir um modelo empresarial de sucesso. A princípio o foco eram franqueados da área da saúde, principalmente dentistas, que passaram a ter o direito de oferecer tratamentos estéticos naquele momento. No entanto, com o tempo outros empreendedores, de diferentes áreas, surgiram com o interesse de investir no setor de saúde, beleza e bem-estar, um dos que mais crescem no Brasil.
Como funciona a operação da Face Doctor?
Na Face Doctor focamos em cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, buscamos shoppings e lojas com público A e B. Nossa relação com o possível franqueado acontece desde o primeiro momento, o acompanhamos desde a escolha do local até a abertura da clínica e realizamos um estudo detalhado de Geomarketing para a escolha do melhor ponto comercial. Além disso, oferecemos o projeto arquitetônico, consultoria individualizada para o apoio constante ao franqueado, identificando obstáculos, oportunidades e soluções, a fim de potencializar os resultados de acordo com a necessidade.
Quais os diferenciais que uma empresa deve ter para triunfar no mercado de estética e rejuvenescimento facial?
A área da beleza é um segmento gigantesco e que exige atualização constante. Todos os anos, surgem novos procedimentos, tecnologias e técnicas, e é preciso estar atento a essa movimentação tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Definitivamente, não é uma área para quem não gosta de buscar o que há de mais novo no setor. Na Face Doctor, por exemplo, contamos com mais de 30 procedimentos de estética facial inovadores e, para isso, trouxemos o que há de melhor no mercado internacional, isso exige muito estudo e trabalho de nossa parte, mas vale a pena.
Acredita que esses diferenciais foram o que moldaram a sua empresa até aqui?
Com certeza. Esses diferenciais que nos transformaram numa rede premium. Nossos clientes sabem que desde os materiais, aos procedimentos, aos profissionais, tudo conta com um investimento muito grande para assegurar a excelência do serviço. O rejuvenescimento facial mexe diretamente com a saúde e autoestima das pessoas e este respaldo é fundamental.
Qual é o maior pilar da Face Doctor?
É, em primeiro lugar, a qualidade e sensibilidade com as particularidades de cada cliente.
Como é a sua relação com os chamados multifranqueados?
É uma relação de muita parceria. Como falei, no início, nós focamos nos profissionais de saúde. No entanto, logo surgiram possíveis franqueados de outras áreas interessados em investir no setor de saúde, beleza e bem-estar, e com isso os multifranqueados – ou seja, franqueados que possuem duas ou mais operações de uma, ou mais marcas – reconheceram o potencial do nosso modelo de negócios.
Qual a importância desses multifranqueados para a sustentação do negócio?
Hoje, os multifranqueados representam 50% da rede de 30 unidades em funcionamento e outras 12 em processo de abertura.
O que vislumbra e em que lugar você quer colocar a Face Doctor?
Para 2022, a nossa expectativa é encerrar o ano com um faturamento previsto de R$ 40 milhões e com 100 lojas pelo Brasil. Para isso, vamos investir na expansão e na continuidade da nossa oferta de serviços. Para o futuro, consolidar a Face Doctor como a principal rede de rejuvenescimento facial do Brasil.
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