Apesar do câmbio oscilante em patamares elevados (só neste ano, o euro tem variado na casa dos R$ 6, por vezes chegando perto dos R$7) e da conjuntura econômica repleta de incertezas, a opção pela franquia de lava car se mostra rentável e lucrativa. Como e por quê? Quem explica é o empresário Felipe Boell, responsável por implantar no Brasil a tecnologia italiana, fundando a marca WOW – Carro limpo em 3 minutos. Além da agilidade do serviço, expressa no slogan do empreendimento, a qualidade da lavagem e a sustentabilidade do modelo têm atraído o público, afirma Boell, que, depois de instalar suas quatro unidades na capital paranaense, está implantando uma rede de franquias da WOW, da qual é o CEO. Foram cinco franquias abertas no primeiro ano, e o objetivo é encerrar 2021 com 30 – não só no Sul, como em outras regiões do país. Duas dessas são justamente a do casal Andrade e a do empresário Marcos Antônio Baja. Boell cita outros números para demonstrar a produtividade e, por tabela, os ganhos proporcionados pelo negócio. Por exemplo: uma única máquina atinge a marca de 200 veículos lavados por dia, ou de 4,5 mil a 7,5 mil carros por mês. Só na unidade mantida pelo próprio Felipe Boell, em Curitiba, em pouco mais de um ano foram mais de 100 mil veículos lavados, “quantidade que, em um lava car convencional, seria alcançada só em dez anos”, compara o empresário. O faturamento somou, no período, R$1,5 milhão, em apenas uma unidade.
Felipe, qual o seu insight para a criação da WOW?
A WOW foi criada em função da minha experiência na gestão de uma rede de postos em Curitiba, vendo as dificuldades que o setor atravessa neste momento e pela falta de rentabilidade do negócio. O posto é um negócio que gira milhares de clientes mensalmente, circula muito dinheiro diariamente, porém, a rentabilidade é baixa e o posto não conhece seus clientes. Nossa perspectiva foi eliminar estes entraves, pensar “fora da caixa”, trazer inteligência e lucratividade aos investidores, que não necessariamente precisa ser relacionado a postos. Assim nasceu a WOW, uma operação enxuta (com apenas dois colaboradores para operação), que utiliza tecnologia e inteligência na gestão e com margens de resultados de cerca de 45% e retorno do investimento a partir de 18 meses.
Você esperava que o sucesso na máquina de carwash fosse tão rápido assim?
Tínhamos uma boa expectativa, pois, nosso modelo não é apenas uma máquina de lavagem automática, por trás da operação temos muito investimento em inteligência, propaganda, capacitação e tecnologia, mas a aceitação do público em relação ao nosso modelo de negócio, superou nossas expectativas.
Como funciona a operação da WOW?
Buscamos operar da forma mais simples possível, tanto para nossos clientes como para nossos parceiros franqueados. Como falamos, existe muita tecnologia aplicada ao negócio, assim, todo o sistema de gestão da unidade pode ser feita pelo investidor de forma remota, ou com pouco tempo dedicado. A manutenção do equipamento e reposição de químicos também já é programada, assim, garantimos que a operação tenha o mínimo possível de paradas e que estejam aptas a trabalharem 30 dias por mês. Para os nossos clientes, da mesma forma, o consultor de lavagem que atende, é treinado para ofertar a lavagem mais adequada ao carro no momento de atendimento, o cliente não sai do carro e o serviço ocorre a partir de três minutos, dependendo da lavagem escolhida.
A necessidade de higienização constante durante a pandemia foi um dos fatores que fizeram o seu negócio explodir?
A pandemia trouxe o fator higienização como um ponto importante para a alavancagem inicial do nosso negócio, entretanto, a demanda por serviços de lavagem automática já existia, a mudança de hábito foi acelerada pela pandemia, e nossos clientes reconheceram nosso diferencial, nossa qualidade do serviço que ofertamos e a grande maioria de nossos clientes retorna regularmente em uma das unidades em atividade. Praticidade, aliada a rapidez e qualidade.
Quais os principais diferenciais da WOW?
Para nossos parceiros investidores, a certeza de investir em um negócio com alta taxa de lucratividade, baixo custo de operação, baixa complexidade e de alta tecnologia. Nossos equipamentos são importados mas, todos eles são configurados para o mercado brasileiro, assim como nossos químicos, que foram desenvolvidos para os hábitos dos brasileiros, assim garantimos os melhores resultados de limpeza automotiva. Para os clientes, a certeza de ter uma limpeza rápida e eficiente, com segurança e praticidade.
Fale um pouco mais sobre o seu sistema automatizado para atendimento.
O sistema automatizado é composto basicamente por três grandes pilares, o fator tecnologia, a constante pesquisa para conhecer nossos clientes e o fator humano. Em relação à tecnologia temos uma série de investimentos, primeiramente nas máquinas, que possuem uma série de acessórios, exclusivos da WOW, para atender as exigências do nosso mercado, depois passamos pelos químicos desenvolvidos também para o mercado brasileiro, que são responsáveis por propiciar o melhor resultado na limpeza, passamos pelo investimento em inteligência de gestão nos sistemas com mais de 400 requisitos e funcionalidades e por fim o fator humano. Desde a contratação, passando pelo treinamento e capacitação finalizando por uma constante avaliação e reciclagem, garantem que nossa cultura esteja em todas as unidades.
Quais os benefícios da ferramenta?
Os benefícios são muitos, desde a gestão eficiente das operações, conhecimento profundo do nosso cliente, passando por uma oferta adequada ao mercado brasileiro, bem como uma operação com gestão simples, com uma margem operacional excelente e de alta rentabilidade aos nossos parceiros e claro, mais de 100 mil clientes satisfeitos com nossos serviços.
A WOW disponibiliza os chamados “consultores de lavagem”. Como funciona isso, na prática?
Os consultores de lavagem são treinados não somente para operarem o equipamento. Eles recebem treinamento sobre nossos produtos, sobre as características das máquinas, aprendem a identificar os tipos de sujeira dos veículos, que é o básico, porém, nós vamos além, treinamos sobre os hábitos de consumo, técnicas de vendas e neuromarketing e, assim, conseguem ofertar a melhor solução de limpeza para o cliente. Assim transmitimos toda a cultura da WOW para nossa comunidade de WOWmaniacs.
Os postos podem aumentar a lucratividade com esse sistema?
Absolutamente certo. Estes primeiros anos nos mostraram que cerca de 40% dos clientes que passaram por nossas unidades não frequentavam os postos. Como já falamos anteriormente, as margens de operação de postos são muito pequenas e nosso modelo, com a operação simples e de baixo custo, traz um resultado muito maior que qualquer operação de posto. O que trouxemos para o mercado é um negócio que possui aderência aos postos de combustível, o cuidado com automóveis, diferente de outros negócios que estão dentro dos postos, mas que não possuem aderência ao negócio como, farmácias, lojas, etc…
Como ser uma franquia da WOW?
O interessado em nosso negócio pode entrar em contato pelo nosso site, preencher a ficha de interesse e um de nossos consultores irá entrar em contato para maiores detalhes.
Qual o investimento para ser uma franquia da empresa?
O investimento é a partir de R$ 799 mil com retorno a partir de 18 meses, deste investimento.
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