Criada em 2017, a Studio Games é uma rede de franquias de entretenimento que oferecem a melhor imersão na experiência gamer, no maior complexo de entretenimento digital do país. Um ambiente familiar, moderno, completo, inovador, seguro e superconfortável, desenvolvido para atender aos principais anseios de um público exigente, diversificado e altamente conectado com o eletrizante universo gamer. As unidades da marca contam com plataformas diversas, como estações de Realidade Virtual, simuladores de corrida, simuladores de voo, ambientes individuais com vários modelos de consoles, espaço Just Dance e Arenas Gamers (salas com PC’s gamers, de alta performance, para jogos on-line). Além disso, a rede também possui um curso relacionado ao mercado gamer e produz o evento Studio Games Experience. “O mercado gamer não para de crescer, tanto nacional quanto internacionalmente. Somos hoje os líderes da América Latina e o 12° no Ranking Mundial. A projeção de faturamento é de US$ 200 Bilhões até 2023, e pelas últimas movimentações de grandes companhias esse número pode crescer ainda mais. 70% do público brasileiro se entende como gamer. Esse dado traz a realidade de jogadores que possuem comportamento multiplataformas, ou seja, são versáteis na escolha, que buscam jogar em momentos de lazer ou em qualquer tempo que tenham livre”, afirma o CEO e founder da empresa Felipe Figueiredo.
Felipe, quais são os números do mercado gamer no Brasil?
O mercado gamer não para de crescer, tanto nacional quanto internacionalmente. Somos hoje os líderes da América Latina e o 12° no Ranking Mundial. A projeção de faturamento é de US$ 200 Bilhões até 2023, e pelas últimas movimentações de grandes companhias esse número pode crescer ainda mais. 70% do público brasileiro se entende como gamer. Esse dado traz a realidade de jogadores que possuem comportamento multiplataformas, ou seja, são versáteis na escolha, que buscam jogar em momentos de lazer ou em qualquer tempo que tenham livre.
Quais são as principais tendências para o ano de 2022 nesse setor?
Esse mercado ganha mais espaço a cada dia, as novidades são atualizadas com bastante frequência. O segmento de startups segue em um crescimento rápido, os jogadores mobile e tantas outras frentes. Mas a busca pela Realidade Virtual e os Simuladores são o ponto alto das tendências que o setor vem apresentando. Cada vez mais os simuladores estão mais reais em movimentos e a Realidade Virtual completa o ciclo de uma experiência única. Grandes novidades estão chegando na Studio Games.
Como a Studio Games está alocada nesse mercado?
Somos uma empresa muito antenada. Estamos de olho nas grandes tendências e buscamos trazer para nossas lojas o que há de mais atual no mercado. Nosso público é apaixonado pelo mundo gamer, assim como nós, então buscamos oferecer as tendências que acreditamos ter feat com nosso cliente.
O que diferencia a sua empresa de outras do setor em sua visão?
Entendemos esse universo não somente como um espaço de entretenimento, mas também de educação e educação profissional. O mundo tem dado mais atenção ao gamer e profissionalizou o segmento. Seja no desenvolvimento de jogos ou como cyber atleta, temos monetização real acontecendo. Nossas lojas oferecem cursos e tratamos nossa parte acadêmica com a mesma paixão que olhamos para o entretenimento.
Como é o funcionamento das franquias?
Estamos modelando nossa entrada no modelo de franquias desde 2019, e em 2020 a pandemia desacelerou o processo, mas não o projeto. No começo do 2° semestre de 2021, nos preparamos mais fortemente e nos lançamos com a Studio Games Franchising e desde lá estamos em constante crescimento. Estamos prontos para atuarmos em diversos estados, e hoje já estamos com contratos fechados nas 5 regiões do país e no Distrito Federal. Levaremos a melhor experiência gamer para todos os estados do Brasil.
A palavra experiência tem ganhado um grande peso nos vários ramos da economia. Como a experiência tem orientado os negócios da Studio Games?
Sim, experiência é uma palavra que vem ganhando destaque no mundo dos serviços e produtos há algum tempo. Se reinventar e estar focado no consumidor da sua marca é um ponto que abre oportunidades. O universo gamer é algo ainda mais fantástico porque estamos trabalhando com imaginação e paixão. Nosso segmento não tem idade e a experiência é única e muda conforme suas vivências. Você pode jogar o mesmo jogo várias vezes e ele nunca será igual.
Quantas unidades estão em funcionamento atualmente?
Estamos com 3 unidades em funcionamento, duas para inaugurar nos próximos dias, e algumas em obra. Estamos em um começo de ano bastante agitado.
Esse número irá crescer nos próximos meses?
Sim, estamos focados e temos em andamento propostas para vários estados do Brasil. São 22 unidades para abertura até o final do primeiro semestre de 2022.
Como vocês enfrentaram os percalços trazidos pela pandemia?
Trabalhamos com entretenimento, por isso a pandemia nos afetou totalmente. Como nossas lojas ficam localizadas em shoppings em alguns estados ficamos até 8 meses aguardando pela reabertura, foram momentos muito complicados. Com o seguimento de entretenimento impossibilitado de funcionar tivemos que inovar nos serviços ofertados aos nossos clientes. Criamos a SG Pro-Education, que oferece cursos educacionais voltados ao mundo dos jogos eletrônicos, atendendo a uma demanda existente no mercado.
Quais ensinamentos que ficam desse período?
Muitos. Conseguimos nos reinventar, criamos ramificações dentro do próprio negócio e atuamos juntos sempre buscando soluções. E estruturalmente estávamos sólidos, tínhamos reserva de caixa e sempre atuamos de forma estruturada em todos os investimentos que fazemos.
Fale um pouco do curso que é relacionado ao mundo dos games.
Acreditamos tanto no mundo gamer e no crescimento do segmento que o curso vem para chancelar essa percepção. Nossos cursos apresentam caminhos de desenvolvimento de jogos e como se tornar um cyber atleta. Passando sobre a parte de criação de artes, técnicas teóricas e práticas, formação do atleta com apoio psicológico, nutricional e laboral, e fechamos com os ensinamentos para uma vertente que tem ganhado destaque que é a de streaming.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…