Felipe Guerra: “Certamente o digital tem sido fundamental”

 Felipe Guerra

A startup UOVO Labs, fundada por Marcio Pacheco, Felipe Guerra e Rafael Soares, profissionais experientes em empreendedorismo no Paraná, inova ao lançar para o mercado nacional um novo conceito para desinfecção doméstica e comercial que utiliza a luz UVC como aliada no combate a agentes nocivos à saúde. O UOVO é um eletrodoméstico que ao ser acionado utiliza a luz UVC para desinfecção e descontaminação de objetos e alimentos, inclusive contra o novo coronavírus. Fácil de usar e intuitivo, o primeiro eletrodoméstico descontaminador leva até três minutos para finalizar o processo de desinfecção. O formato esférico, como um ovo, com capacidade de 15,5 litros do modelo permite inclusive que compras de mercado como frutas, bebidas, mamadeira, chupetas, celular, carteira, chave, óculos e etc possam ser colocados no UOVO sem nenhum risco à saúde. A UOVO Labs é uma spinoff da Quantum Eletrônica, que possui 45 anos de história, inúmeras certificações ISO e clientes de grande porte. A luz UVC destrói a camada protetora e material genético de agentes causadores de doenças, inativando a ação do microrganismo. Objetos expostos à luz ultravioleta têm 99,99% dos vírus, bactérias, fungos, ácaros e germes de forma geral a que foram expostos inativados. “O foco da startup é a criação e desenvolvimento de produtos e equipamentos que utilizam a luz UVC para descontaminação de objetos”, explica Felipe Guerra, idealizador do eletrodoméstico.

Fale um pouco sobre a UOVO Labs para quem ainda não a conhece.

A startup brasileira, UOVO Labs, fundada por Marcio Pacheco, Rafael Soares e por mim, profissionais experientes em empreendedorismo no Paraná, inova ao lançar para o mercado nacional um novo conceito para desinfecção doméstica e comercial que utiliza a luz UVC como aliada no combate a agentes nocivos à saúde.

Quais os principais pilares da startup?

O foco da startup é a criação e desenvolvimento de produtos e equipamentos que utilizam a luz UVC para descontaminação de objetos, tanto para o mercado doméstico, quanto comercial e saúde.

O que diferencia a startup no mercado em que ela está inserida?

O grande diferencial da UOVO Labs é que ela nasceu dentro de uma empresa tradicional brasileira do ramo da tecnologia e eletrônica, com mais de 40 anos de história, a Quantum, indústria essa que atende grandes grupos, como, Volvo, New Holland Electrolux trazendo a sua tradição e seriedade para a qualidade do UOVO. A Quantum possui diversas certificações para produção de todos os seus produtos. São elas: ISO 9002 – Certification by DQS do Brasil ISO 9001 – Certification by DQS do Brasil ISO TS 16949 – Certification by DQS do Brasil ISO 9001 : 2015 – Certification by BRTUV IATF 16949 – 2016 – Audit scheduled with BRTUV PEK – Lean Thinking Kabel – (Lean Manufacturing WCM-L).

Como a inovação tem moldado a startup?

Inovação é a palavra que define a UOVO Labs, pois, tem sua pesquisa e desenvolvimento focados em tecnologias e usos inéditos, sempre pensando na melhoria do bem-estar das pessoas e da segurança nas jornadas de consumo.

Em que momento ocorre a ideia do primeiro eletrodoméstico do Brasil que faz a desinfecção completa de objetos e alimentos?

A ideia nasceu junto ao início da pandemia. Mesmo que o produto tenha um vínculo com esse momento, entende-se que seu uso será necessário para o futuro como grande aliado a saúde e maior expectativa de vida da população.

Por que o formato de ovo?

O formato desse equipamento não é gratuito, a geometria interna, além da metalização em alumínio em 360 graus e as 3 fontes de luz UVC são fundamentais para a criação de um “banho” de luz em todas as direções, independente do formato do objeto a ser descontaminado. É importante frisar que a descontaminação se dá pelo contato direto da radiação com as superfícies. O formato de cúpula tem um papel multiplicador que potencializa a eficiência das lâmpadas e reduz o tempo necessário de funcionamento do produto, que a partir de 2min, já alcança 99,95% de eficácia.

Esse designer foi o melhor encontrado no que diz respeito ao conceito de forma e função?

Sim. O UOVO foi pensado para ter o melhor resultado em relação à eficiência e também um design que fosse harmônico aplicado em qualquer ambiente. Mais do que “bonito”, um objeto de desejo.

O vírus, as bactérias e os fungos são eliminados em quantos minutos?

A partir de 2min, já alcança 99,95% de eficácia.

Como o mercado tem recebido o eletrodoméstico?

Estamos surpresos com a reação das pessoas com o produto, tanto para o uso residencial, quanto corporativo e consultórios, ficou evidente que essa tecnologia preenche uma lacuna que os produtos químicos hoje não podem resolver.

Quantas unidades devem ser comercializadas este ano?

O lote inicial é de 500 unidades que já estão em estoque, com expectativa de aumentar a produção no segundo semestre para atender algumas grandes marcas que pretendem trazer o UOVO como solução na descontaminação de óculos, joias, maquiagens, etc.

O digital está sendo uma boa porta de saída para o produto?

Certamente o digital tem sido fundamental, tanto na divulgação quanto nas vendas. Praticamente tudo acontece hoje por esse meio.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content