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Fernanda Menezes fala sobre a sua Feira Ópera

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Após mais de um ano e alguns meses sem poder trabalhar presencialmente o segmento de feiras e exposições foi muito prejudicado pela pandemia e muitos não conseguiram manter os seus negócios em atividade. Muitas vagas de emprego foram encerradas, muitos negócios e vendas não foram feitas e com isso muitos sonhos acabaram com as portas fechadas e empresas desfeitas e a cadeia produtiva prejudicada. Mas isso faz parte do passado, as feiras voltaram de forma presencial e todos devemos celebrar o retorno da engrenagem da economia se movimentando. A Feira Ópera, maior evento de negócios B2B do mercado de Moda e Decoração 0 a 16 anos, realizou sua 34ª edição entre os dias 09 a 11 de novembro de 2021, com a feira presencial e também a versão online simultânea. Para falar um pouco mais sobre isso, convidamos novamente a diretora comercial e cofundadora da Ópera, Fernanda Menezes (ela foi entrevistada em novembro de 2016): “Diversificamos o modelo de negócio. Hoje atendemos o lojista presencial e virtualmente. A Feira Ópera se consolidou como plataforma de lançamento do setor de moda e decoração 0 a 16 anos e também é fonte de conteúdo. Trazemos na feira e também temos entrevistas (lives) no decorrer do semestre com especialistas do setor de dados do mercado, vm, compras, vendas e treinamento de equipes”, afirma.

Fernanda, nossa última conversa foi em 2016. O que mudou na Feira Ópera de lá, para cá?

Nossa, muita coisa!

Diversificamos o modelo de negócio. Hoje atendemos o lojista presencial e virtualmente. A Feira Ópera se consolidou como plataforma de lançamento do setor de moda e decoração 0 a 16 anos e também é fonte de conteúdo. Trazemos na feira e também temos entrevistas (lives) no decorrer do semestre com especialistas do setor de dados do mercado, vm, compras, vendas e treinamento de equipes.

Como os pilares da Feira foram fundamentais para essas mudanças?

A gestão do Frederico, diretor executivo da Feira Ópera, foi a base. Mantivemos a qualidade no produto (mix) e serviço da Feira. Temos bons fornecedores, bons clientes, parceiros que vestem a camisa e uma equipe dedicada!

A pandemia causou impactos no negócio?

Muito. Embora tenhamos retomado o evento presencial em novembro de 2021, a projeção de retorno financeiro será em apenas janeiro de 2023.

Como esses impactos se tornaram essenciais no refinamento das ações da organização?

Duplicou a quantidade de lojas que nos visitam. O online aumentou significativamente abrangência da Feira.

Tivemos uma digitalização acelerada no período. Como isso foi sentido pela Feira Ópera?

Nos preparamos e buscamos trazer a dinâmica do online o mais perto da experiência que a loja tem presencialmente. Tivemos desfiles, palestras e o lançamento das marcas que se apresentaram de forma setorizada.

Como tem sido a simbiose entre a feira presencial e a versão online?

Ótima! Feira Híbrida. A edição de novembro gravamos ao vivo com as marcas que apresentaram seus lançamentos na feira física.

Quais os grandes diferenciais (da feira presencial e da versão online) que valorizam ainda mais o negócio?

Atender a todos!

Houve crescimento em números no ano de 2021?

De marca sim! Crescimento em faturamento não.

Quais as expectativas para 2022?

Acreditamos que 2022 será um ano de plantio. Ainda contaremos com instabilidades como insumos na produção o que exigirá atenção. Vemos a economia ainda em recuperação, mas enxergamos como uma grande retomada aos encontros presencias e valorização desses momentos que hoje ganharam um papel ainda mais especial.

O que será fundamental para que essas expectativas se tornem realidade?

A curva da contaminação continuar caindo e que os fornecedores tenham duas matérias-primas para a produção!

Qual a importância dos compradores e lojistas para que esse ecossistema ande de forma gradual e assertiva?

Toda a importância! É a base! Dependemos diretamente do sucesso deles para que possamos prosperar! Por isso, nosso trabalho hoje é mais que apresentar produtos e mix de qualidade e sim levar informações sobre a compra consciente, vm, vendas, suas estratégias e tudo que puder prepará-los melhor!


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