Categories: Em Destaque

Flamengo deve arrecadar R$1 bilhão em 2023

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O Flamengo está se transformando em uma das maiores referências do futebol brasileiro, e não apenas pelos resultados em campo. Alguns números da situação financeira do clube impressionam, e mostram que várias atividades estão funcionando de maneira positiva. É o caso do marketing, que tem mostrado força com uma presença intensa nas redes sociais, além de outras ações, e ajuda o time a arrecadar cada vez mais. A previsão para 2023 é de R$1 bilhão vindo de diferentes receitas.

É claro que as vitórias também ajudam, como o título da Copa Libertadores da América no ano passado. No entanto, não se pode tirar também a força do trabalho feito com a parte digital rubro-negra. Segundo números do Ibope Repucom, são mais de 53 milhões de seguidores nas redes sociais, com um crescimento mensal de 500 mil pessoas. Números que dão inveja até para equipes internacionais.

Todo esse sucesso ajuda em outras áreas, pois maior a presença digital também chama a atenção de patrocinadores. Isso explica porque a previsão de receita deste ano é de incríveis R$1 bilhão. Apenas no âmbito comercial, onde está o marketing, a expectativa é que entrem para os cofres cariocas quase R$ 300 milhões. Um recorde que nenhum outro clube brasileiro consegue. É um dinheiro que vai continuar crescendo todos os anos, sendo usado para deixar o elenco ainda mais competitivo.

Além disso, o marketing também faz diferença, de maneira indireta, para que o clube arrecade dinheiro por outros meios. Por exemplo, em dia de jogo existem vários ganhos pontuais que podem crescer por conta de uma campanha nas redes sociais. Apenas no Instagram, o Flamengo tem mais de 16 milhões de seguidores prontos para visualizar e consumir produtos que são anunciados ali. Ou seja, é uma ferramenta que gera um valor quase que incalculável.

Em busca de mais títulos

Todo esse dinheiro disponível significa que o Flamengo vai continuar dominando o futebol nacional, atualmente ao lado do Palmeiras. Esses R$1 bilhão podem facilmente se transformarem em bons reforços na próxima temporada, assim como aconteceu agora em 2023. Assim, não causa nenhuma surpresa ter a equipe rubro-negra sempre disputando títulos no calendário do futebol brasileiro.

Se olharmos as cotações do Mr.Jack, melhor site de apostas de futebol, podemos ver uma cobertura de todas as competições que o Flamengo vai participar na temporada. Desde a Libertadores até a Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe rubro-negra surge entre as principais favoritas ao título. Ou seja, as apostas esportivas reconhecem a força do clube em campo, e as cotações são feitas usando quesitos técnicos.

No ano passado, o Fla estava entre as principais favoritas para conquistar a Libertadores, e conseguiu confirmar o título diante do Athlético Paranaense. Enquanto continuar estreando dinheiro, os dirigentes vão seguir montando um elenco forte com potencial para ser campeão de tudo que disputa. Isso faz de toda a experiência um exemplo de como certas áreas, seja o marketing ou outra, podem trazer grandes benefícios aos clubes de futebol. Só é preciso uma organização.

Referência para os outros

O futebol brasileiro está passando por grandes mudanças, e as SAFs estão vindo com tudo. Isso aconteceu com o Vasco da Gama, que fechou com a 777 Partners e viu a empresa gastar R$ 100 milhões em reforços. O Cruzeiro, o Bahia e o Red Bull Bragantino são outros exemplos de relativo sucesso. No entanto, essa não é a única maneira de montar bons elencos no Brasil.

A experiência do Flamengo é um sucesso pela organização, que conseguiu tirar o máximo de proveito da popularidade gigantesca da equipe. O domínio nas redes sociais, por exemplo, mostra uma vantagem diante de rivais em popularidade, como o Corinthians, e garante bons acordos de patrocínio. A equipe mostra que não precisa de SAF para fazer um time campeão.

Os próximos anos prometem ser de glórias para o Flamengo, pelo menos é o que os números mostram. Todos os investimentos feitos no marketing ajudam para isso, e só estão crescendo. Ou seja, não será surpresa alguma ver a equipe arrecadando mais de R$ bilhão nos próximos anos. Essa é a nova realidade, que pode ser copiada pelos rivais.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

A Guerra do Contestado contada em detalhes

A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…

8 horas ago

Marta Kauffman: raio-x da autora de Friends

Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…

20 horas ago

O infortúnio de alguns fundadores da FIESP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…

1 dia ago

Histórias inspiradoras de mulheres na política

A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…

2 dias ago

Como Nicolae Ceaușescu foi fuzilado no Natal

O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…

2 dias ago

Você confia na capacidade da Polícia Militar?

A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…

3 dias ago