Flavio Del Soldato Jr.: “A concorrência é muito grande”

 Flavio Del Soldato Jr.

Apesar da interrupção que o coronavírus criou para vários setores, certos tipos de negócios ainda oferecem oportunidades para investidores durante a recessão e provavelmente se recuperarão futuramente. A indústria de self storage é um dos segmentos mais produtivos do mercado, em parte porque o número de pessoas que usam o armazenamento continua a crescer e os fundamentos exclusivos da operação do negócio o tornam atraente. Embora o setor não seja imune ao impacto da pandemia, ele está se ajustando. Antes da Covid-19 e da crise econômica, a tendência já era ascendente. O excesso de novas construções no Brasil estão cada vez maior, levando a tendências de alta nas taxas de aluguel e ocupações. Em outras palavras, o espaço para guardar as coisas estão cada vez mais escasso e as pessoas perceberam que é fundamental contar com empresas para atender esse tipo de demanda, ainda mais por tempo indeterminado. “Self storage é atividade imobiliária classificada no CNAE 6810-02 que consiste na locação de unidades privativas para a guarda de móveis, mercadorias, documentos, entre outros. Toda a guarda e movimentação acontece por conta do cliente que aluga a unidade (box) de acordo com sua necessidade. Trata-se de um sistema de ampliação de espaço, prático, moderno, limpo e econômico”, afirma Flavio Del Soldato Jr., profossional que está há mais de duas décadas no segmento e é sócio da SS Self Storage.

Flavio, muitas pessoas não sabem o que é o self storage. Poderia explicar o que é o self storage?

Self storage é atividade imobiliária classificada no CNAE 6810-02 que consiste na locação de unidades privativas para a guarda de móveis, mercadorias, documentos, entre outros. Toda a guarda e movimentação acontece por conta do cliente que aluga a unidade (box) de acordo com sua necessidade. Trata-se de um sistema de ampliação de espaço, prático, moderno, limpo e econômico.

Por que esse setor é um dos mais produtivos do mercado?

Não diria que o setor é um dos mais produtivos do mercado, mas sim a melhor alternativa para que pessoas físicas e jurídicas solucionem o problema da falta de espaço em residências e empresas.

Como esse setor tem passado pela pandemia?

O self storage, em função de solucionar o problema da falta de espaço de uma forma rápida, segura e econômica, tem passado sem maiores problemas pela pandemia, com a mudança do perfil de cliente, mas mantendo uma procura constante.

Quais os pontos mais atrativos para quem quer investir nesse ramo?

O investimento em self storage é do tipo “longo prazo”. O capital necessário para instalação de uma unidade que ofereça no mínimo, 2000m2 de área locável de boxes, impede a participação de muitos que acreditam no setor. Hoje a concorrência é muito grande. Na cidade de São Paulo são oferecidas mais de 100 unidades nesse momento, dificultando a entrada de novos players.

Como as construções em nosso país tem impactado esse negócio?

Com a diminuição cada vez maior das residências e advento do home office, o self storage oferece a melhor opção para o aumento de espaço.

Quais as principais tendências desse setor?

A tendência é de consolidação cada vez maior de grandes grupos e fundos de investimento com capacidade de crescimento em escala e investimento maciço em divulgação.

Esse setor estava aquecido antes da Covid?

A Covid levou as unidades em operação ao seu melhor momento histórico, mas trabalhamos com a tendência de retorno a patamares próximos a 2019 quando felizmente essa pandemia terminar, ou seja, unidades que conseguem aparecer seguirão adiante e muitas correm o risco de encerrar operações.

Como a sua empresa está situada nesse mercado?

A SS Self Storage reúne atualmente 16 unidades em operação em 10 das principais cidades brasileiras, possuindo enorme relevância na busca pela solução.

Quais os pilares da SS Self Storage?

Reunir as melhores operações do Brasil em um ambiente de qualidade e geração de negócios baseado na troca de experiências e investimento conjunto.

Qual a importância desses pilares em momentos turbulentos?

Fundamental para seguir adiante de forma sólida e consistente.

Como vislumbra o futuro da SS Self Storage num mundo pós-Covid?

Pretendemos chegar ao final de 2021 com 30 unidades na plataforma, torcendo para o fim da Covid o mais rápido possível. O self storage será sempre a melhor solução para a falta de espaço de residências e empresas.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content