A b4waste, foodtech brasileira que conecta empresas com perdas de alimento por validade a interessados em comprar produtos próximos ao vencimento pela metade do preço, acaba de receber um aporte no valor de R$2 milhões em rodada liderada pelo fundo de impacto latino-americano GLOCAL. Com o investimento, a empresa vai expandir suas operações pelo Brasil com o objetivo de cobrir todo o território nacional durante 2023. Hoje, a b4waste atua nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – essa última operação iniciada no mês de agosto – e tem apresentado crescimento de, em média, 40% ao mês.
Além da GLOCAL – um dos fundos mais importantes de AgriFoodTech da América Latina, com 17 iniciativas de impacto em toda a região e o primeiro com este foco a ser certificado como Empresa B – a empresa conta com outros investidores e advisors, entre eles Pierre Berenstein (Presidente Bloomin´ Brands Brasil), Alexandre Rappaport (CEO da CashMe), Rodrigo Rodrigues (head de Agro na Falconi) e o Family Office Ene2 Participações.
De acordo com Luciano Kleiman, um dos fundadores da b4waste, “a experiência dos advisors e a visão de longo prazo levaram a criar uma governança – sem perder agilidade – já pensando numa empresa preparada para o futuro”. “É a forma como agimos para seguir crescendo em alta velocidade”, diz.
Desperdício é crescente no mundo
Segundo o estudo “Closing the Food Waste Gap”, do Boston Group Consulting, em 2030 o mundo vai desperdiçar mais de dois bilhões de toneladas de alimentos, o que equivale a U$ 1,5 bilhão. Deste total, 50% são frutas e legumes. “O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos e tem sido, infelizmente, um expoente do desperdício. Mais de nove milhões de toneladas de frutas, legumes e outros alimentos em bom estado são jogados fora todos os anos”, comenta Kleiman. “A b4waste é a primeira plataforma que, de fato, reduz em escala o desperdício de alimentos. Conseguimos diminuir quebras por validade e maturação em até 50%, transformando o que iria para o lixo em receita adicional. Um dos nossos diferenciais é o processo rápido e sem nenhum custo para os varejistas parceiros, digitalizando e permitindo potencializar o impacto socioambiental”, complementa Kleiman, que conta ainda que, desde sua fundação em 2020, a b4waste já comercializou mais de meio milhão de itens, salvou mais de 360 toneladas do desperdício e evitou a emissão de 18 toneladas de Metano na atmosfera.
Na visão do executivo, a alta recorrência de compras dos clientes no aplicativo – média de 4 compras dos clientes no aplicativo – média de quatro compras mensais – mostra que os consumidores têm adotado a plataforma como um novo hábito de consumo. Hoje, a b4waste possui mais de 35 mil clientes cadastrados, encontrando ofertas diárias nas mais de 100 lojas parceiras. Até o momento, a plataforma já trouxe mais de R$2 milhões em economia para os consumidores.
A empresa esteve ainda entre as 20 startups de impacto convidadas a apresentar sua solução na COP26, em iniciativa coordenada pela IdeaGov e UK/Catapult. “Temos uma conexão direta com quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sabemos o potencial que temos para contribuir em escala na redução do desperdício e nos danos ambientais”, finaliza Kleiman.
Com o amadurecimento do processo operacional e importantes evoluções no aspecto tecnológico, a empresa deve iniciar uma nova rodada de captação em breve, buscando aportes que permitam à empresa quintuplicar sua operação ao longo de 2023.
Sobre a B4Waste:
Fundada em 2020 por Luciano Kleiman e Daniel Neuman, a b4waste tem o propósito de impactar as pessoas e o planeta, contribuindo para a redução do desperdício. Com o objetivo de reduzir a perda de mais de nove milhões de toneladas de alimentos no Brasil – o que representa mais de R$ 50 bilhões perdidos anualmente -, a foodtech une em sua plataforma qualquer empresa que tenha perdas por validade com quem queira produtos para consumo rápido com pelo menos 50% de desconto. Dessa forma, além de reduzir pela metade o desperdício dos varejistas, a b4waste ajuda os consumidores a economizarem e a se tornarem protagonistas também na redução de impactos ambientais. Desde seu lançamento, a plataforma já salvou mais de 400 toneladas de alimentos do desperdício, prevenindo a emissão de mais de 18 toneladas de Metano no meio ambiente.
*Com participação da jornalista Ana Laura Oliveira.
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