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Fornecendo um feedback aos colaboradores

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Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento contínuo dos colaboradores de uma organização, o feedback pode ser uma prática importante para o crescimento de toda empresa. Gerentes e representantes de Recursos Humanos (RH) consideram que ele pode gerar o engajamento de funcionários, a fim de alcançar resultados. Por outro lado, a prática ainda é pouco difundida e encontra desafios. Uma pesquisa da Pulses, empresa especializada em medição de clima organizacional, investigou quais são os fatores que influenciam o engajamento dos profissionais brasileiros.

Os resultados mostraram que reconhecer a qualidade do trabalho faz as equipes 2,4 vezes mais engajadas. O levantamento foi feito entre 2020 e 2021 e contou com a participação de 120 mil colaboradores de diferentes instituições.

O feedback é a resposta dada ao profissional sobre sua atuação e seu desempenho. Nessa dinâmica, é feita uma avaliação que pode ser construtiva, positiva, negativa ou pessoal. O feedback positivo, de acordo com o estudo, é o mais significativo sob o ponto de vista da neurociência e da satisfação humana. Isso porque ele revela, na prática, o que é esperado do funcionário dentro de seu ofício e esclarece o contexto do ambiente de trabalho tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Por que adotar o feedback periódico?

Segundo pesquisa divulgada pelo Office Vibe, organizações que têm o hábito de fornecer feedbacks aos seus colaboradores periodicamente contam com um índice de rotatividade 14,9% menor se comparadas àquelas que não têm esse costume. Além disso, não dar esse retorno deixa as empresas duas vezes mais expostas ao risco de perderem o engajamento dos seus profissionais.

O estudo ressaltou, ainda, que líderes que oferecem feedback aos funcionários apoiam uma cultura de manutenção do desenvolvimento de talentos. Analisou-se que a força de trabalho moderna é direcionada ao desenvolvimento, e que as pessoas buscam funções dinâmicas e desafiadoras. Dessa forma, o feedback é considerado fundamental para o profissional que procura no trabalho a oportunidade de aprendizado e de crescimento.

Além da importância dar o feedback, a pesquisa destacou a necessidade de líderes também receberem retorno da equipe. Essa é considerada uma forma de comunicação segura e de estreitamento dos laços, que influencia nas relações de trabalho e na produtividade.

Como colocar o feedback em prática

Vale lembrar que o feedback não é o mesmo que o elogio ou a crítica negativa. É importante desenvolver uma forma de abordagem estruturada, para contextualizar os apontamentos e mostrar por meio de indicadores os efeitos positivos ou negativos de determinado trabalho.

De acordo com o estudo do Office Vibe, 23% dos funcionários não estão satisfeitos com a frequência de feedback recebido pelo gerente. Além disso, 17% dos colaboradores consideram que o feedback que recebem não é específico.

Para saber como dar feedback, é importante fazer os ajustes necessários entre a frequência e a qualidade dos retornos. Segundo a Factorial, startup especializada em soluções tecnológicas de gestão de pessoas, ao dar feedback, deve-se considerar o momento certo, o ambiente seguro e acolhedor, o que o colaborador tem a dizer, o foco na clareza e na objetividade e o desenvolvimento de plano de ação para corrigir erros e manter acertos.

Ressalta-se que o feedback deve estar associado a uma programação que facilite a compreensão do outro, situando o contexto, o comportamento observado e o efeito provocado. Algumas estratégias incluem a fala focada no futuro em vez da revisão de trabalhos anteriores.

Exemplos práticos também são citados como importantes no momento do feedback em contraste com menções vagas ou gerais sobre o problema ou o acerto. Além disso, é importante que a conversa passe por revisões práticas e relevantes e que foque na solução e no andamento concreto dos projetos, para alcançar novos resultados.


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