Categories: Sociedade

G4 com foco assertivo na educação dos executivos

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O ano de 2022 começou com algumas incertezas trazidas pela eleição presidencial, aumento de casos da Covid-19 – sobretudo em razão da chegada da variante Ômicron – e pelo surto de gripe causado pelo vírus influenza H3N2. Com isso, mais do que nunca, é imprescindível que as empresas se preparem de forma estratégica para os diversos cenários possíveis. E a chave para isto é o planejamento estratégico que, quando bem arquitetado, colabora para a solidificação e uma análise assertiva sobre o futuro das empresas.

Pensando nisso, Tallis Gomes, CEO do G4 Educação, edtech com foco em educação executiva e negócios, conhecida por seus treinamentos com grandes nomes do mercado, compartilha os três passos para traçar um planejamento estratégico.

Tenha o ponto de partida e o ponto de chegada bem definidos

Nessa fase, as perguntas são de extrema utilidade para direcionar definições prévias: em qual momento a sua empresa se encontra? Como está o fluxo de caixa dela? E a estrutura organizacional? Os produtos e serviços oferecidos por ela continuam atraindo e fidelizando os clientes? Estas são algumas questões – a metodologia é bastante análoga a de uma análise SWOT – que irão determinar o ponto de partida.

Já para estabelecer o destino do negócio, é necessário estabelecer pontos de chegada a curto, médio e longo prazos. Afinal, são as metas mensais que irão contribuir significativamente para que o objetivo do ano seja alcançado, por exemplo.

“Enquanto o planejamento de curto prazo foca nas ações micro e mais gerenciáveis, o de longo prazo deve conter o propósito mais aspiracional e idealista do empreendimento”, explica o Co-founder e Chairman do G4 Educação, Tallis Gomes.

Entenda como pode chegar ao seu destino e em quais condições

A estruturação do planejamento estratégico também deve conter os meios para alcançar os objetivos, levando em consideração as condições para tanto. Por exemplo: uma empresa tem como meta financeira atingir R$100 milhões, mas com qual margem de lucro?

Assim como as condições para obter os resultados, os fatores externos impactam no planejamento e podem mudar tudo. A pandemia de Covid-19, sem dúvidas, é prova disso, pois nenhuma empresa contava com um cenário tão caótico e incerto para desenhar suas ações, passando todas as que aconteceriam presencialmente para o ambiente digital.

Por isso, conforme explica Tallis, é de extrema utilidade analisar indicadores (financeiros, a exemplo da alta do dólar e estimativas de inflação, tendências comportamentais, entre outros que podem ser relevantes para o seu negócio). Estes, certamente, suscitarão insights interessantes para traçar um planejamento estratégico condizente com o grau de complexidade da realidade, assim como com potenciais demandas dos clientes.

É nessa etapa também que serão mapeadas as ações adequadas, segundo as metas definidas, bem como a matriz de prioridade das mesmas, ou seja, qual delas é impreterível ser realizada no timing correto e quais são atemporais – a data não irá interferir nos resultados –, por exemplo?

Um planejamento estratégico é fundamental, pois permite que a organização, os times e cada indivíduo da empresa saibam com clareza para qual direção estão remando.

Uma dica para traçar o planejamento é criar um modelo para preencher. Clique aqui e faça o download de uma planilha já formatada, que permitirá a otimização desse processo.

Não deixe o planejamento estratégico mandar na sua empresa

Altere ou até mesmo refaça o planejamento quando identificar essa necessidade, pois, definitivamente, ele não é imutável. É simples: se o plano não está dando certo, por que continuar seguindo o mesmo? Além disso, vale compreender os motivos pelos quais ele falhou: desde condições internas até os acontecimentos externos.

Lembre-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta para a tomada de decisão e é exatamente por isso que ele deve ser acompanhado, revisitado e revisado periodicamente, de modo que rotas e até destinos sejam alterados, garantindo, mais do que a sobrevivência, o crescimento da sua empresa.

Sobre o programa de Planejamento Estratégico do G4 Educação

No dia 17 de janeiro, o G4 Educação lançou a primeira turma do programa de Planejamento Estratégico, cuja metodologia é dividida em quatro etapas: Compreensão dos objetivos do negócio; Definição dos Potenciais caminhos estratégicos; Definição de prioridades, KPIs e Necessidades; e Desdobramento tático, operacional e modelagem financeira.

Durante as 38 aulas (gravas e ao vivo), o curso apresentará estudos de caso e exercícios práticos para que o participante elabore o planejamento estratégico da sua empresa, contando com a expertise dos mentores – entre eles, Julian Tonioli, que, há mais de 20 anos atua em Vendas e Operações, e é investidor anjo e board member de empresas no setor de serviços e tecnologia.

Para efetuar a inscrição no programa de Planejamento Estratégico, acesse: https://g40.co/plan-estrategico

Sobre o G4 Educação:

O G4 Educação é uma edtech com foco em educação executiva, que se posiciona como a Evolução da Escola de Negócios e atua em quatro frentes: programas de educação executiva ministrados por referências do mercado com amplo track record; o G4 Edu, software online B2B de cursos de extensão e treinamentos; as soluções educacionais In Company; e o G4 Club, uma rede de relacionamento cujo foco é fomentar continuamente o ecossistema de educação e networking, contribuindo para a geração de negócios entre os membros. A metodologia de ensino é baseada em um conteúdo altamente aplicável e atual, assim como em ferramentas práticas, por onde são abordadas as técnicas, os frameworks e mecanismos de gestão, sales, operações, customer experience e growth utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo.

*Com participação da jornalista Isabela Treza.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

46 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

9 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

17 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago