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G4 com foco assertivo na educação dos executivos

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O ano de 2022 começou com algumas incertezas trazidas pela eleição presidencial, aumento de casos da Covid-19 – sobretudo em razão da chegada da variante Ômicron – e pelo surto de gripe causado pelo vírus influenza H3N2. Com isso, mais do que nunca, é imprescindível que as empresas se preparem de forma estratégica para os diversos cenários possíveis. E a chave para isto é o planejamento estratégico que, quando bem arquitetado, colabora para a solidificação e uma análise assertiva sobre o futuro das empresas.

Pensando nisso, Tallis Gomes, CEO do G4 Educação, edtech com foco em educação executiva e negócios, conhecida por seus treinamentos com grandes nomes do mercado, compartilha os três passos para traçar um planejamento estratégico.

Tenha o ponto de partida e o ponto de chegada bem definidos

Nessa fase, as perguntas são de extrema utilidade para direcionar definições prévias: em qual momento a sua empresa se encontra? Como está o fluxo de caixa dela? E a estrutura organizacional? Os produtos e serviços oferecidos por ela continuam atraindo e fidelizando os clientes? Estas são algumas questões – a metodologia é bastante análoga a de uma análise SWOT – que irão determinar o ponto de partida.

Já para estabelecer o destino do negócio, é necessário estabelecer pontos de chegada a curto, médio e longo prazos. Afinal, são as metas mensais que irão contribuir significativamente para que o objetivo do ano seja alcançado, por exemplo.

“Enquanto o planejamento de curto prazo foca nas ações micro e mais gerenciáveis, o de longo prazo deve conter o propósito mais aspiracional e idealista do empreendimento”, explica o Co-founder e Chairman do G4 Educação, Tallis Gomes.

Entenda como pode chegar ao seu destino e em quais condições

A estruturação do planejamento estratégico também deve conter os meios para alcançar os objetivos, levando em consideração as condições para tanto. Por exemplo: uma empresa tem como meta financeira atingir R$100 milhões, mas com qual margem de lucro?

Assim como as condições para obter os resultados, os fatores externos impactam no planejamento e podem mudar tudo. A pandemia de Covid-19, sem dúvidas, é prova disso, pois nenhuma empresa contava com um cenário tão caótico e incerto para desenhar suas ações, passando todas as que aconteceriam presencialmente para o ambiente digital.

Por isso, conforme explica Tallis, é de extrema utilidade analisar indicadores (financeiros, a exemplo da alta do dólar e estimativas de inflação, tendências comportamentais, entre outros que podem ser relevantes para o seu negócio). Estes, certamente, suscitarão insights interessantes para traçar um planejamento estratégico condizente com o grau de complexidade da realidade, assim como com potenciais demandas dos clientes.

É nessa etapa também que serão mapeadas as ações adequadas, segundo as metas definidas, bem como a matriz de prioridade das mesmas, ou seja, qual delas é impreterível ser realizada no timing correto e quais são atemporais – a data não irá interferir nos resultados –, por exemplo?

Um planejamento estratégico é fundamental, pois permite que a organização, os times e cada indivíduo da empresa saibam com clareza para qual direção estão remando.

Uma dica para traçar o planejamento é criar um modelo para preencher. Clique aqui e faça o download de uma planilha já formatada, que permitirá a otimização desse processo.

Não deixe o planejamento estratégico mandar na sua empresa

Altere ou até mesmo refaça o planejamento quando identificar essa necessidade, pois, definitivamente, ele não é imutável. É simples: se o plano não está dando certo, por que continuar seguindo o mesmo? Além disso, vale compreender os motivos pelos quais ele falhou: desde condições internas até os acontecimentos externos.

Lembre-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta para a tomada de decisão e é exatamente por isso que ele deve ser acompanhado, revisitado e revisado periodicamente, de modo que rotas e até destinos sejam alterados, garantindo, mais do que a sobrevivência, o crescimento da sua empresa.

Sobre o programa de Planejamento Estratégico do G4 Educação

No dia 17 de janeiro, o G4 Educação lançou a primeira turma do programa de Planejamento Estratégico, cuja metodologia é dividida em quatro etapas: Compreensão dos objetivos do negócio; Definição dos Potenciais caminhos estratégicos; Definição de prioridades, KPIs e Necessidades; e Desdobramento tático, operacional e modelagem financeira.

Durante as 38 aulas (gravas e ao vivo), o curso apresentará estudos de caso e exercícios práticos para que o participante elabore o planejamento estratégico da sua empresa, contando com a expertise dos mentores – entre eles, Julian Tonioli, que, há mais de 20 anos atua em Vendas e Operações, e é investidor anjo e board member de empresas no setor de serviços e tecnologia.

Para efetuar a inscrição no programa de Planejamento Estratégico, acesse: https://g40.co/plan-estrategico

Sobre o G4 Educação:

O G4 Educação é uma edtech com foco em educação executiva, que se posiciona como a Evolução da Escola de Negócios e atua em quatro frentes: programas de educação executiva ministrados por referências do mercado com amplo track record; o G4 Edu, software online B2B de cursos de extensão e treinamentos; as soluções educacionais In Company; e o G4 Club, uma rede de relacionamento cujo foco é fomentar continuamente o ecossistema de educação e networking, contribuindo para a geração de negócios entre os membros. A metodologia de ensino é baseada em um conteúdo altamente aplicável e atual, assim como em ferramentas práticas, por onde são abordadas as técnicas, os frameworks e mecanismos de gestão, sales, operações, customer experience e growth utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo.

*Com participação da jornalista Isabela Treza.


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