O Grupo Etex, líder global em construção leve, referência em proteção passiva contra incêndios sob a marca Promat e pioneiro na construção em drywall no Brasil por meio da marca Gypsum, anuncia o início de uma aliança com a Armstrong World Industries, empresa líder mundial na fabricação de sistemas de forros suspensos, incluindo forros acústicos de fibra mineral, para ampliar a participação de ambas as empresas no segmento de construção leve no Brasil.
“Estamos falando de duas grandes multinacionais que se unem para complementar suas propostas de valor: a Gypsum, do Grupo Etex, que já tem grande participação no mercado brasileiro, com 50 anos de tradição no setor de drywall, e a Armstrong, empresa consolidada nas Américas do Norte, Central e do Sul”, diz Mario Loor, presidente do Grupo Etex Brasil.
De acordo com Loor, ambas as empresas estão somando forças para, de fato, ampliar os mercados de construção a seco, de forros e paredes acústicas no Brasil, que hoje têm mais de 800 milhões de m² de potencial construtivo. “As empresas de construção leve representam quase 15% do mercado brasileiro, que ainda é dominado pela alvenaria”, explica. “No entanto, seu potencial construtivo é gigantesco, uma vez que o mercado é muito artesanal e precisa de uma revolução para mudar o cenário atual.”
Loor destaca que os produtos de construção leves são mais limpos e ecologicamente corretos porque utilizam menos recursos naturais. “O Brasil está com investimentos e perspectivas de crescimento do mercado. Empresas como o Grupo Etex e a Armstrong vão liderar a conversão do mercado tradicional e pesado para o mercado leve e mais limpo, que é essencial para o desenvolvimento sustentável da população e dos negócios.”
Trazer o Brasil para a construção leve
O mercado da construção leve crescerá 15% ao ano no Brasil até 2030, segundo a empresa de dados e análise GlobalData, e esse potencial de expansão é uma das perspectivas que justifica a nova parceria. “Nosso modelo de negócios tem tudo a ver com a construção modular, que é mais rápida e eficiente do que o método tradicional”, ressalta Loor. Conforme explica o executivo, a Etex vai focar a parceria com a Armstrong no mercado não residencial brasileiro, no qual o Grupo tem 80% de suas vendas atualmente. “Nós, do Grupo Etex, temos a missão de converter o setor e trazer o Brasil para a construção leve. Para isso, estamos contando com mais um parceiro para esse desafio – a Armstrong.”
Na prática, o Grupo Etex passa a ser importador oficial da Armstrong no Brasil, e as empresas, juntas, terão uma grande capacidade de distribuição tanto no mercado de drywall quanto do segmento de forros acústicos, respectivamente. “Nós ainda não contávamos com a linha de forros de fibra mineral adicionados à nossa proposta comercial. Por isso, vamos trabalhar com Armstrong como importadores diretos e comercializar produtos dentro da cadeia com vantagens competitivas em preço e logística para os clientes, seja para obras novas ou reposição”, comenta Loor. “São duas grandes empresas trabalhando juntas para desenvolver e ampliar esse mercado no país.”
Da alvenaria tradicional para o drywall
A estratégia do Grupo Etex para o mercado de forros acústicos de fibra mineral no Brasil está mais focada no segmento comercial, que inclui hospitais, escolas, restaurantes e escritórios, entre outros. “Ao unir forças com uma grande empresa como a Armstrong, que já fabrica esses produtos, a Etex agora está apta a entrar em um mercado que o Grupo ainda não acessava no país e fazer uma oferta com um leque cada vez mais extenso e completo de opções”, frisa Loor. “Por outro lado, a Etex está pronta para utilizar toda sua estrutura de drywall para colocar os produtos da Armstrong em seus principais distribuidores.” O foco inicial da distribuição do Grupo Etex serão as regiões sudeste, sul e centro-oeste do país.
A sinergia entre o Grupo Etex e Armstrong facilitará, na opinião de Loor, a complementaridade do portfólio e da proposta de valor das duas empresas. “Trata-se de uma aliança totalmente conectada ao nosso plano estratégico de negócio que vai revolucionar o promissor mercado da construção a seco no Brasil. Queremos liderar a conversão da alvenaria tradicional e do concreto para o drywall e sermos a principal referência no setor.”
Sobre essa sinergia, James Costa, gerente geral da Armstrong para a América Latina, reforça: “A Etex e a Armstrong começaram a trabalhar juntas há muitos anos na Colômbia. Os forros acústicos de fibra mineral sempre foram um motor para o crescimento do mercado de drywall e vice-versa. Hoje, ambas as empresas sentem que esta aliança no Brasil é um passo natural para um mercado tão grande e importante como este. E, principalmente, considerando que a Armstrong desenvolve uma série de produtos inovadores para a instalação mais fácil e eficiente do drywall.”
Sobre o Grupo Etex:
Fundado em 1905, com sede na Bélgica, o Grupo Etex é uma empresa familiar com mais de 13.000 funcionários no mundo, 110 fábricas em 42 países, receita de 2,616 milhões de euros e um REBITDA de 484 milhões de euros em 2020. Promove uma cultura colaborativa e de cuidado, com um espírito pioneiro e uma paixão por sempre fazer o melhor pelos clientes. Sua missão é influenciar pessoas ao redor do mundo a construírem espaços de vida que sejam cada vez mais seguros, sustentáveis, inteligentes e bonitos. O Grupo Etex está inspirando formas de viver.
Sobre o Gypsum:
Pioneira em drywall no Brasil, a Gypsum desenvolve e comercializa materiais para construções em drywall, light steel e wood framing. Oferece soluções construtivas a seco completas para áreas internas e externas, garantindo produtos em conformidade com as normas de desempenho ABNT NBR, além de soluções eficientes, seguras e sustentáveis.
Como marca integral do Grupo Etex e especialista em construção a seco, a Gypsum procura contribuir na busca por respostas eficazes para solucionar as grandes macrotendências do nosso mundo – como segurança, sustentabilidade, urbanização e industrialização, projetando soluções para construir uma vida melhor e entregando benefícios que as pessoas podem experimentar todos os dias em seus lares, escritórios, escolas, teatros, cinemas, clínicas, hospitais etc.
Sobre o Promat:
Líder mundial no segmento de proteção passiva contra incêndios com sistemas de alta performance voltados para engenharia civil e pólos industriais, a Promat oferece ao mercado brasileiro soluções altamente especializadas para garantir a segurança de pessoas e das edificações contra o fogo, com as melhores garantias de qualidade e eficiência, aplicando a mais recente tecnologia neste setor. Os especialistas da marca em todo o mundo acreditam que ao desenvolver e implementar inovações tecnológicas para proteger e salvaguardar vidas e patrimônios contra os efeitos devastadores de um incêndio, estão oferecendo qualidade de vida e bem-estar para a toda sociedade. Seu compromisso é tornar o mundo mais seguro, saudável e sustentável para todos.
*Com participação da jornalista Flávia Santos.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…