O Grupo Informa, líder global em eventos, serviços de marketing e inteligência de mercado B2B, foi classificado como o número um no setor global de mídia e entretenimento do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês), que mede o desempenho das empresas líderes mundiais em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Com uma pontuação de 79 em 100, o Grupo Informa alcançou sua classificação mais alta de todos os tempos. Essa evolução acontece graças a um programa global para incorporar a sustentabilidade de forma transversal no setor de eventos B2B incluindo o Brasil, onde possui um portfólio com cerca de 20 marcas de setores como saúde, tecnologia, alimentação, energia, indústria, agronegócio e franquias. “Alcançar o primeiro lugar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) pelo segundo ano consecutivo comprova nosso compromisso com o objetivo de sermos um negócio cada vez mais sustentável e de impacto positivo. Estamos no caminho certo e reforçamos o convite para todos os nossos parceiros participarem dessa jornada conosco”, declara Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets Latam, que faz parte do Grupo Informa. O ranking DJSI segue uma série de prêmios e classificações ESG recentes que reconhecem o protagonismo do Grupo Informa, incluindo a obtenção em 2021 de uma pontuação A- do CDP, padrão globalmente reconhecido por ações em iniciativas ambientais.
Araceli, como o Grupo Informa se sente ao ser classificado como o número um no setor global de mídia e entretenimento do Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo segundo ano consecutivo?
Alcançar o primeiro lugar no DJSI pelo segundo ano consecutivo comprova nosso compromisso com o objetivo de sermos um negócio cada vez mais sustentável e de impacto positivo. O setor de eventos têm grandes e complexos desafios globais em sustentabilidade, mas temos o propósito real de tornar esse segmento mais sustentável em todos os aspectos. Estamos no caminho certo e reforçamos o convite para todos os nossos parceiros participarem dessa jornada conosco.
Por que o programa global de sustentabilidade FasterForward ajudou o Grupo Informa a alcançar essa classificação de sustentabilidade?
É uma via de mão dupla. Essa classificação no DJSI, além de outros reconhecimentos, atesta nossa atuação e nosso compromisso com a sustentabilidade. Por sua vez, o programa ajuda nesse alcance pela clareza dos seus objetivos e metas globais, corroborado pela atuação do nosso time global de sustentabilidade, que dá o suporte e direcionamentos para seguirmos no caminho certo para atender estes objetivos e metas globais.
Quais são os compromissos ambiciosos estabelecidos pelo programa FasterForward do Grupo Informa em relação à sustentabilidade?
Dentro do FasterForward temos três pilares com suas respectivas metas globais. No pilar Faster to Zero temos três metas: nos tornarmos neutro em carbono como empresa e em todos os nossos produtos até 2025; nos tornarmos zero desperdício e zero carbono líquido até 2030 ou antes; e reduzir pela metade os resíduos gerados por meio de nossos produtos e eventos até 2025.
No pilar Sustainability Inside temos duas metas: incorporar a sustentabilidade em 100% de nossas marcas até 2025; e ajudar e promover o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de nossas marcas. Finalmente, no pilar Impact Multiplier temos quatro metas: permitir que um milhão de pessoas desconectadas acessem redes e conhecimento até 2025; contribuir com valor de pelo menos 1% do lucro antes de impostos para grupos comunitários até 2025; contribuir com US$5 bilhões por ano em valor para nossas cidades-sede até 2025; e economizar mais carbono do que emitimos até 2025.
Como os eventos do Grupo Informa implementam o checklist Fundamentals para alcançar um nível de excelência em sustentabilidade?
Nosso time global de sustentabilidade nos orienta, sugere e traz exemplos de todos os nossos escritórios ao redor do mundo. Temos reuniões semanais onde nos atualizamos sobre o que está acontecendo nos outros países, apresentamos nossos planejamentos e planos de ação, tiramos dúvidas e recebemos sugestões sobre como podemos atuar em cada Fundamental, em cada um dos nossos eventos.
Além disso, temos um vasto material de apoio disponível na nossa intranet, com vídeos, apresentações, textos, além de cases, onde nos inteiramos sobre o FasterForward e os Fundamentals, o que nos auxilia nos nossos planejamentos. Também temos o procedimento de enviar um relatório padrão pós-evento para o global que, por sua vez, o avalia e nos retorna com a pontuação dos Fundamentals e um feedback sobre cada um deles. Isso é extremamente importante, pois, nos ajuda a entender onde performamos bem e onde podemos melhorar para o próximo ano, além de conseguir nos comparar com qualquer outro evento do mundo que também atuou nos Fundamentals.
No final, temos um banco de dados rico e atualizado constantemente que nos traz um dashboard global e holístico e também segmentado por regiões da nossa atuação em sustentabilidade.
Quais são os 12 pontos do checklist Fundamentals utilizados pelos eventos do Grupo Informa para alcançar a sustentabilidade?
Entre os 12 pontos do Fundamentals são englobados aspectos ESG como: propósito; conteúdo e comunicação; engajamento de stakeholders; ambiental, em itens como eficiência energética e gestão de resíduos; social, no apoio às comunidades do entorno dos locais de feiras, bem-estar, inclusão, acessibilidade e dos participantes e governança, principalmente em termos de segurança.
Quantos eventos ao redor do mundo utilizaram o checklist Fundamentals em 2022?
Aproximadamente 400 eventos.
Como o Brasil se destacou em relação à sustentabilidade em comparação com outros países que utilizaram o checklist Fundamentals?
Alcançamos a média de 10,9 pontos de 12 possíveis, assim, superamos a média global de 10,5 e ficamos entre os melhores países ranqueados. Um motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade e motivação para melhorarmos ainda mais nossa atuação em sustentabilidade e, com isso, alcançarmos uma média ainda mais alta em 2023 e nos próximos anos.
Quais são as marcas do Grupo Informa no Brasil e em quais setores elas atuam?
Presente em mais de 30 países, o Grupo Informa atua na América Latina há 27 anos por meio da Informa Markets Latam, com escritórios no Brasil e no México, entregando mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícias e plataformas digitais de conexão e negócios. Como marcas reconhecidas no mercado brasileiro, temos Agrishow, Hospitalar, ExpoMafe, Fispal Tecnologia, Futurecom, Intermodal, entre outras feiras que atuam nos setores de Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Energia, Indústria, Saúde, Infraestrutura e Construção, Tecnologia e Varejo.
Como o Grupo Informa se compromete a incorporar a sustentabilidade de forma transversal em suas operações comerciais, marcas e produtos?
Sustentabilidade é uma meta global e transversal a todos os nossos escritórios ao redor do mundo. Temos OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) específicos de sustentabilidade que são compartilhados por todas as diversas áreas e equipes envolvidas no planejamento e execução dos nossos eventos.
Além disso, estamos realizando um trabalho interno contínuo de educação para todos os colaboradores com o objetivo de tornar a sustentabilidade parte da nossa cultura organizacional, fazendo cada vez mais parte do dia a dia de todos, não apenas profissionalmente, mas também no âmbito pessoal.
Para nossos stakeholders externos, evidenciamos nosso compromisso em nossos meios de comunicação, principalmente em nossas redes sociais e no nosso site, onde temos uma página específica de sustentabilidade e comunicamos nosso compromisso, objetivos e metas globais.
Além do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, quais outros prêmios e classificações ESG o Grupo Informa recebeu recentemente?
O ranking DJSI segue uma série de prêmios e classificações ESG, como a obtenção em 2021 da pontuação A- do CDP, padrão globalmente reconhecido por ações em iniciativas ambientais. A Informa também possui uma classificação AA no MSCI ESG, que mede a resiliência de uma empresa a riscos ambientais, sociais e de governança. Vale destacar também que nós obtivemos 90 pontos em 100 no Índice de Igualdade Corporativa 2020, da Human Rights Campaign Foundation, demonstrando nosso compromisso com a igualdade e inclusão LGBTQ. Esses são apenas alguns dos reconhecimentos recentes que conquistamos pelos esforços na área de ESG. São indicativos que estamos no caminho certo.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
O comércio eletrônico brasileiro tem experimentado uma expansão significativa nos últimos anos, refletindo mudanças no…
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…