Na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, às 22h30, a Guug, startup brasileira que trabalha com soluções de alta tecnologia para o acesso inteligente a condomínios e residências, será uma das participantes do Shark Tank Brasil, em edição que irá ao ar no Sony Channel. Bruno Pompilio e Victor Barbosa, sócios e fundadores da empresa, apresentarão aos investidores uma solução que promete reformular os sistemas de interfone e acesso aos condomínios residenciais e comerciais. O elenco do Shark Tank Brasil é formado por Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Carol Paiffer, Trader e CEO da Atom investimentos, João Appolinário, fundador da Polishop, José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO, Camila Farani, um dos maiores nomes em investimento-anjo do Brasil e Alexandra Loras (Shark convidada), comunicadora, mentora, consultora e ex-consulesa da França em São Paulo.
Após a apresentação dos produtos ou serviços, os tubarões fazem perguntas, projeções e, se forem convencidos, se unem a seus projetos.
Victor e Bruno serão desafiados no programa na tentativa de provar aos investidores que a proposta da empresa é inovadora e rentável.
O que há de inovador no app?
O grande diferencial da Guug é o interfone digital. A proposta da solução tecnológica é digitalizar completamente o interfone e o acesso às áreas internas de edifícios, casas, lojas e escritórios, oferecendo uma gestão completa das entradas, saídas, entregas e aberturas de portas.
O sistema pode funcionar tanto integrado a portaria tradicional de prédios, como um interfone virtual, facilitando e organizando a comunicação entre funcionários e condôminos. Nesse formato é possível fazer direto pelo aplicativo no celular a troca de mensagens e ligações entre moradores, síndicos e portarias. Além de comunicar e registrar o histórico de entrada de visitas e recebimento de encomendas, possibilita ainda o contato com o usuário que não está dentro do condomínio. Toda essa tecnologia aposenta de vez os tradicionais interfones de parede.
Mas não é só isso, o app da Guug tem uma outra funcionalidade ainda mais revolucionária que permite a automatização total desses processos. Ou seja, o controle de tudo fica por conta do usuário, diretamente na tela do celular, sequer é preciso a presença física no prédio para autorizar e controlar as movimentações.
Um sistema completamente virtual, implantado na entrada do condomínio ou na recepção, permite que o usuário que mora ou trabalha no imóvel, libere a entrada de visitantes através de senha ou QR code, que abrem portas ou liberam cancelas em prédios residenciais ou comerciais. Basta que o visitante digite a senha, encoste o QR code, ou faça a leitura biométrica no sistema – que pode ser em formato de toten, por exemplo. O programa irá checar a identificação, autorizar a entrada e abrir acessos. E o usuário pode inclusive cadastrar previamente na plataforma a entrada da pessoa, com até dias de antecedência. Tudo pelo app disponível para sistemas Android e IOS.
E tem mais uma vantagem, a plataforma libera a visualização das informações apenas para quem tem autorização, dessa forma, os dados ficam protegidos dos vizinhos e funcionários do condomínio. A pessoa não precisa dar maiores satisfações sobre eventuais visitas ou recebidos. Respeitando a privacidade e as informações pessoais, conforme orienta a Lei Geral de Proteção de Dados.
Com a solução da Guug, construtoras e condomínios gastam bem menos ao dispensar toda uma estrutura de cabos, aparelhos físicos e suas respectivas manutenções.
Graças à interação em tempo real oferecida pelo aplicativo de interfone, o morador não vai mais perder a correspondência por falta de comunicação. O sistema localizado na entrada do imóvel, permite a comunicação do entregador direto com o app instalado no celular do usuário. Dessa forma, se o usuário estiver ausente, ele pode avisar o portador para a entrega ser feita em outro local, como por exemplo, a casa de um vizinho. Ou simplesmente, abrir o portão que dá acesso para uma caixa de correspondência no prédio.
Assim como já existe nos EUA, a Guug tem planos de facilitar a conexão com plataformas de delivery, que poderão programar entregas nas residências automaticamente sem a presença de uma pessoa no imóvel. A abertura do local poderá ser feita de forma remota por meio do sistema de abertura automatizada de portas. Permitindo que o entregador possa deixar a encomenda até dentro da geladeira.
O app da Guug também pode facilitar a vida de proprietários de imóveis para locação por aplicativos, que poderão liberar o acesso aos locatários à distância, dispensando a tradicional entrega presencial de chaves ou a necessidade de intermediários.
A partir de agora, com a tecnologia da Guug, a comunicação, o acesso no condomínio e o recebimento de encomendas, acontecem com apenas um toque na tela.
“Estamos trabalhando em outras possibilidades que em breve estarão disponíveis, como botões de pânico com conexão direta com a polícia — atualmente ele conecta com os funcionários do condomínio — e até a possibilidade de interlocução da nossa tecnologia com itens inteligentes da própria residência, como as portas, por exemplo”, disse o diretor de tecnologia Bruno Pompilio, um dos responsáveis pela GuuG, ao lado do consultor de condomínios Victor Barbosa.
Sobre Bruno Pompilio de Oliveira
Bruno é especialista em processos gerenciais e desenvolvedor de software com mais de 10 anos no mercado profissional. Atuou como analista no setor de tecnologia de grandes empresas, a exemplo da IBM e do Bradesco, antes de fundar a GuuG. Também está à frente do Clube Varejo, startup que trabalha com plataformas com soluções B2B para supermercados.
Sobre Victor Barbosa
Victor é gestor de projetos e tem vasta experiência nacional e internacional no setor de comércio. Antes de fundar a Guug, atuou como gerente de negócios, administrando grandes carteiras de clientes, desenvolvendo estratégias para a venda de produtos de trade marketing e trabalhando diretamente com CRM.
Sobre a GuuG:
Criada em São Paulo pelo desenvolvedor Bruno Pompilio de Oliveira e pelo gestor financeiro Victor Barbosa, em 2019, a GuuG trabalha com soluções de alta tecnologia para o acesso inteligente a condomínios e residências.
A empresa oferece o serviço de portaria com interfone pelo celular, alertas de encomendas, aviso de visitas em tempo real e liberação das portas de entrada, que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Tudo em tempo real. Com um sistema de ponta e padrão original para organizar o fluxo de informações, conteúdos e circulação de pessoas, a GuuG propõe uma parceria entre humanos e máquinas em prol da comodidade, da automatização e do aumento da segurança, visando tomadas de decisão mais assertivas.
*Com participação da jornalista Thais Cipollari.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…