Categories: Sociedade

Hisnëk está preocupada com a saúde mental

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Um estudo da Oracle e Workplace Intelligence realizado em 2020, com mais de 12 mil pessoas em 11 países, apontou que o uso da tecnologia tem sido fundamental para questões relacionadas à saúde mental dentro das organizações. A pesquisa ainda mostra que, entre os brasileiros, 87% afirmaram que soluções de Inteligência Artificial (IA) são imprescindíveis para o monitoramento do seu bem-estar mental no ambiente de trabalho. Sendo que 64%, preferem interagir sobre assuntos como estresse e ansiedade com um robô, ao invés do seu superior imediato. Esta realidade tem impulsionado cada vez mais a inovação dentro do setor da saúde. Um exemplo é o aplicativo IVI, desenvolvido pela healthtech Hisnëk, que, de forma prática e assertiva, usa IA com foco na prevenção, agindo antes mesmo dos transtornos emocionais se agravarem. A solução já impacta mais de 1,7 milhão de vidas, em diversas organizações nacionais, como Volvo e empresas do grupo Rodobens. “O propósito da IVI é conseguir ajudar as pessoas de forma ativa e efetiva. Por meio da tecnologia, conseguimos identificar aqueles que estão vulneráveis ou passando por alguma questão específica relacionada à saúde mental. Assim, conseguimos colocar em prática uma série de ações. O bem-estar das pessoas é algo que eu realmente tenho a intenção e vontade genuína de ajudar cada vez mais”, comenta Carolina Dassie, CEO e fundadora da Hisnëk.

Carolina, a saúde mental dentro das organizações se deteriorou nos últimos anos?

Sim, sem dúvidas e, por outro lado, a medicina psicológica também evoluiu. Agora temos diagnósticos de coisas que já aconteceram, mas nós não sabíamos o que era. Hoje, vemos como a saúde mental é importante para nossa vida e das organizações.

Quais as principais razões para isso ter ocorrido?

Acredito que isso sem dúvidas está ligado ao nosso modelo de vida, e a pandemia, trouxe uma insegurança psicológica enorme. Do dia para a noite, precisamos lidar com o isolamento, demissões, luto, cobranças e as novas rotinas de trabalho deterioraram nossa saúde mental.

Qual o peso da pandemia entre as causas diagnosticadas?

Como comentei, a pandemia agravou situações que já aconteciam. Estávamos lidando com muitas incertezas e isso sem dúvidas aumentou os casos. Com isso, as empresas sentiram que a saúde emocional dos colaboradores impacta diretamente no lucro e rentabilidade dos mesmos. Criamos a IVI em 2019, antes da pandemia, por que tive uma experiência dessas. Trabalhava no mercado financeiro e vi meu limite chegando.

Como a IVI surge nesse cenário?

A IVI surge dessa minha necessidade, de ter um cuidado comigo, já que trabalhava muito e em um ambiente de trabalho totalmente tóxico. Nesse processo tive a experiência da maternidade e não queria voltar para o escritório. Foi aí que a ideia de levar um pouco de saúde para ambientes de trabalho surgiu. Eu como economista só tinha a vontade e neste meio tempo conhecemos a Dra. Karina hoje, nossa Head De Psicologia. Juntamos forças para rodar a IVI e veio a pandemia! Nossa solução é a única que fornece soluções por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental a qualquer hora do dia ou da noite. É um trabalho contínuo em que vivenciamos o dia a dia dos usuários.

Fale um pouco mais sobre o modo operacional do aplicativo.

Nosso modelo consiste em nossa assistente virtual, IVI, especializada em saúde mental. Por meio de práticas de Terapia Cognitiva Comportamental, a Inteligência Artificial consegue te atender de acordo com sua necessidade. Todos os dados são imputados de forma anônima e com LGPD. Por outro lado, os RH’s, recebem um relatório com mapas de calor de cada setor, podendo pensar junto à nossa equipe em práticas para melhorar a segurança emocional daqueles colaboradores. Também fornecemos treinamentos para lideranças e auxílio em caso de luto.

Quantas pessoas estão sendo impactadas pela IVI?

Hoje a IVI, cuida de mais de 1,7 milhões de vidas. E tem clientes como Ambev (nordeste), Luvata, Rodobens, Sicredi, Unimed e entre outras.

O propósito da IVI é ajudar as pessoas de forma efetiva. Como essa efetividade pode ser atestada em sua visão?

Nossa efetividade vem da taxa de interação dos colaboradores com a plataforma, além dos feedbacks que sempre recebemos. Somos uma solução validada pelo Hospital Albert Einstein e que oferece o acolhimento necessário bem na hora em que o colaborador precisa (24×7).

Quando o aplicativo sente que o melhor para aquele colaborador é um tratamento mais profundo?

Encaminhamos este colaborador para um de nossos parceiros psicólogos e psiquiatras, que fazem um acompanhamento junto à IVI. Todos os dados colhidos na plataforma são primeiro analisados pela nossa equipe de psicólogos e psiquiatras, que fazem a leitura com toda a experiência na área.

Que indicações que o aplicativo traz além da indicação para um tratamento?

Além de tratamentos, a IVI disponibiliza uma trilha de atividades como mindfulness, técnicas de respiração, técnicas de descompressão e atividades para que o colaborador interaja com a Inteligência Artificial e tenha sempre um apoio humanizado, seguro e eficaz!

Quais os próximos passos do aplicativo e da própria Hisnëk no mercado?

Estamos focando em melhorar nossos sistemas e ampliar nosso portfólio de clientes. Firmando parcerias como as últimas com Sicredi, Combate à Fraude e Grupo Fasa.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

17 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

8 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

16 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago