A entrevista com Jorge Ramos, CEO da Idea Maker para o portal Panorama Mercantil, revela percepções valiosos sobre a jornada da empresa no mercado tecnológico brasileiro. Fundada em 2011 com o objetivo de liderar a transformação digital, a Idea Maker enfrentou desafios iniciais, incluindo a desconfiança em relação aos negócios digitais, superados com sucesso ao longo do tempo. Destaca-se o aplicativo whitecomo a inovação mais notável da empresa, permitindo a eficiente adaptação a diferentes produtos. A ênfase na filantropia e meios de pagamento é resultado da proximidade dos fundadores com instituições beneficentes. A experiência de Ramos na Embraer influenciou a cultura organizacional da Idea Maker, destacando o desenvolvimento de produtos inovadores e parcerias sólidas. A segurança de dados e privacidade dos usuários é enfatizada, com a Idea Maker investindo em certificações e medidas rigorosas. Quanto aos planos, Ramos menciona a autorização do Banco Central e a criação de novos produtos, incluindo a Idea Bureau, que registra contratos de financiamento de veículos. A democratização do acesso digital e financeiro é uma paixão pessoal de Ramos. Atingir 5 milhões de usuários é celebrado como resultado de parcerias fortes e aplicativos confiáveis. As certificações em finanças e governança da INSEAD influenciaram a abordagem de Ramos como CEO, promovendo governança eficaz e integridade.
Jorge, quais desafios iniciais você enfrentou ao fundar a Idea Maker em 2011 e como superou essas dificuldades para alcançar o sucesso atual?
A Idea foi fundada em 2011 com objetivo de executar o sonho de transformação digital que os sócios fundadores tinham. De 2011 até hoje a empresa passou por diversas transformações, tendo atuado na zona azul e até mesmo em sorteios beneficentes nas “lives” durante a pandemia. O maior desafio foi superar a crença de que esses eram negócios físicos, que dependiam do vendedor na ponta para fazer acontecer. Por muitos anos alguns parceiros duvidavam da capacidade e da adesão ao APP por parte dos clientes finais. Mas o tempo mostrou que os fundadores estavam certos. Eu me juntei à Idea apenas em 2020 para acelerar e dar robustez ao processo de crescimento da empresa.
Qual foi o aplicativo mais inovador desenvolvido pela Idea Maker até o momento e como ele impactou a vida dos usuários?
Com certeza foi a construção do nosso APP no formato white label, pois, com uma equipe enxuta conseguimos atender diversos produtos com eficiência e qualidade.
Por que você escolheu focar em soluções digitais para meios de pagamento e filantropia premiável?
Os fundadores da Idea possuem uma relação muito estreita com instituições filantrópicas, sempre ajudando a angariar doações. Criar produtos que favorecem essas instituições foi um caminho natural. Uma história que começou no físico, incluindo posteriormente o meio digital de e-commerce com a Idea Maker. Ir para o caminho de meios de pagamento foi um caminho natural para reduzir custos e aumentar a gama de produtos da empresa.
Quais foram os principais aprendizados que você trouxe da sua experiência na Embraer e como eles se refletem na cultura organizacional da Idea Maker?
Desenvolvimento de produtos inovadores com alto conteúdo tecnológico, estabelecimento de parcerias vencedoras, qualidade de gestão e governança sólida foram aprendizados que me auxiliaram muito na estruturação da Idea Maker e na criação de uma cultura organizacional que nos habilite também a “voar” neste mercado tão competitivo que é o de e-commerce e de meios de pagamento.
Como a Idea Maker lida com a questão da segurança dos dados e da privacidade dos usuários em seus aplicativos, especialmente considerando o cenário cada vez mais complexo das ameaças cibernéticas?
Somos extremamente preocupados com a segurança dos dados, por isso buscamos atender os maiores níveis de certificações, além disso temos uma equipe dedicada à segurança e prevenção a fraudes. Mantemos a certificação PCI, temos um DPO certificado e estamos finalizando o processo de certificação nas ISOs 27001 e 27701. Segurança de dados e da operação são pilares essenciais ao nosso negócio e buscamos sempre elevar a robustez de nossos processos e ferramentas, bem como o treinamento e formação de nossos colaboradores.
Quais são os planos futuros da Idea Maker em termos de expansão e desenvolvimento de novos produtos?
A criação de novos produtos bem como a introdução de inovações nos produtos existentes é o nosso foco primário. O produto mais recente, o Apcap da Sorte traduz bem isso ao unir a funcionalidade de vendas incentivadas de produtos digitais com a “gameficação” de funcionalidades, trazendo um novo nível de experiência do usuário. Recentemente recebemos a autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento na modalidade de emissor de moeda eletrônica, o que nos permite explorar novas oportunidades de mercado que sejam aderentes ao nosso planejamento estratégico e às nossas visão e missão. Estamos sempre atentos a explorar nossas competências centrais para gerar valores diferenciados ao mercado. Um exemplo recente foi a criação da Idea Bureau, uma registradora de contratos de financiamento de veículos junto aos DETRANs de vários estados, que explora as nossas competências de integração a diversos parceiros e de transação volumosa de dados com segurança.
Por que a democratização do acesso ao mundo digital e ao ecossistema financeiro é tão importante para você pessoalmente?
Não há prazer maior do que descomplicar o acesso das pessoas a produtos e serviços que exigiam outrora conhecimento e habilidade significativos no mundo digital. Assim que o PIX foi criado, por exemplo, nós o integramos imediatamente nos nossos aplicativos e a jornada de compra tornou-se muito mais simples para os usuários. Hoje o PIX tornou-se o meio de pagamento preferencial de nossos clientes. As funcionalidades de “open finance” vão simplificar ainda mais a jornada dos clientes. O avanço do programa de 5G no país tem viabilizado o acesso da população a redes mais velozes e precisamos explorar isso para oferecer novos e melhores serviços à população. Participar desta evolução da sociedade é muito gratificante.
Quais foram as principais estratégias adotadas pela Idea Maker para alcançar a impressionante marca de 5 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil?
Estabelecer parceria com marcas fortes, que já estão no mercado há muitos anos com certeza foi um dos nossos maiores diferenciais. Aliado a isso, ter APPs seguros e estáveis, que transmitem segurança e confiabilidade ao consumidor final, fazem a Idea crescer todos os dias.
Como as certificações de finanças e governança que você obteve na INSEAD influenciaram sua abordagem como CEO da Idea Maker?
Eu sempre procurei soluções que fossem descomplicadas para aplicar os conceitos, processos e metodologias mais avançados na medida justa a cada realidade de empresa. A minha experiência durante a formação na INSEAD foi extremamente rica neste sentido. Tive a oportunidade de ver e discutir estes tópicos com executivos de diversos setores, desde grandes corporações a pequenos empreendimentos familiares. Assim que vim para a Idea Maker investi no estabelecimento de uma governança eficaz e descomplicada, de um programa de integridade leve, mas robusto, e na estruturação e crescimento da empresa já alinhados com a visão estratégica. A empresa cresceu seguindo os valores estabelecidos por esta cultura. Isto permitiu atingirmos o nível atual governança em apenas 1 ano.
Quais são os maiores desafios que você enxerga para a continuidade do crescimento da Idea Maker no mercado tecnológico brasileiro?
O maior desafio é manter a agilidade, a velocidade e a capacidade de inovar à medida que crescemos. Em particular, a capacidade de inovar exige um planejamento estratégico cada vez mais apurado e o investimento no domínio e desenvolvimento de novas tecnologias, como, por exemplo, a de Business Intelligence. A exploração de parcerias fortes é essencial para vencer este desafio. Estamos também expandindo a metodologia ágil para toda a empresa, bem como o investimento em automação para todos os processos operacionais.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…