Categories: Economia

Idea Maker investe nos meios de pagamentos

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A entrevista com Jorge Ramos, CEO da Idea Maker para o portal Panorama Mercantil, revela percepções valiosos sobre a jornada da empresa no mercado tecnológico brasileiro. Fundada em 2011 com o objetivo de liderar a transformação digital, a Idea Maker enfrentou desafios iniciais, incluindo a desconfiança em relação aos negócios digitais, superados com sucesso ao longo do tempo. Destaca-se o aplicativo whitecomo a inovação mais notável da empresa, permitindo a eficiente adaptação a diferentes produtos. A ênfase na filantropia e meios de pagamento é resultado da proximidade dos fundadores com instituições beneficentes. A experiência de Ramos na Embraer influenciou a cultura organizacional da Idea Maker, destacando o desenvolvimento de produtos inovadores e parcerias sólidas. A segurança de dados e privacidade dos usuários é enfatizada, com a Idea Maker investindo em certificações e medidas rigorosas. Quanto aos planos, Ramos menciona a autorização do Banco Central e a criação de novos produtos, incluindo a Idea Bureau, que registra contratos de financiamento de veículos. A democratização do acesso digital e financeiro é uma paixão pessoal de Ramos. Atingir 5 milhões de usuários é celebrado como resultado de parcerias fortes e aplicativos confiáveis. As certificações em finanças e governança da INSEAD influenciaram a abordagem de Ramos como CEO, promovendo governança eficaz e integridade.

Jorge, quais desafios iniciais você enfrentou ao fundar a Idea Maker em 2011 e como superou essas dificuldades para alcançar o sucesso atual?

A Idea foi fundada em 2011 com objetivo de executar o sonho de transformação digital que os sócios fundadores tinham. De 2011 até hoje a empresa passou por diversas transformações, tendo atuado na zona azul e até mesmo em sorteios beneficentes nas “lives” durante a pandemia. O maior desafio foi superar a crença de que esses eram negócios físicos, que dependiam do vendedor na ponta para fazer acontecer. Por muitos anos alguns parceiros duvidavam da capacidade e da adesão ao APP por parte dos clientes finais. Mas o tempo mostrou que os fundadores estavam certos. Eu me juntei à Idea apenas em 2020 para acelerar e dar robustez ao processo de crescimento da empresa.

Qual foi o aplicativo mais inovador desenvolvido pela Idea Maker até o momento e como ele impactou a vida dos usuários?

Com certeza foi a construção do nosso APP no formato white label, pois, com uma equipe enxuta conseguimos atender diversos produtos com eficiência e qualidade.

Por que você escolheu focar em soluções digitais para meios de pagamento e filantropia premiável?

Os fundadores da Idea possuem uma relação muito estreita com instituições filantrópicas, sempre ajudando a angariar doações. Criar produtos que favorecem essas instituições foi um caminho natural. Uma história que começou no físico, incluindo posteriormente o meio digital de e-commerce com a Idea Maker. Ir para o caminho de meios de pagamento foi um caminho natural para reduzir custos e aumentar a gama de produtos da empresa.

Quais foram os principais aprendizados que você trouxe da sua experiência na Embraer e como eles se refletem na cultura organizacional da Idea Maker?

Desenvolvimento de produtos inovadores com alto conteúdo tecnológico, estabelecimento de parcerias vencedoras, qualidade de gestão e governança sólida foram aprendizados que me auxiliaram muito na estruturação da Idea Maker e na criação de uma cultura organizacional que nos habilite também a “voar” neste mercado tão competitivo que é o de e-commerce e de meios de pagamento.

Como a Idea Maker lida com a questão da segurança dos dados e da privacidade dos usuários em seus aplicativos, especialmente considerando o cenário cada vez mais complexo das ameaças cibernéticas?

Somos extremamente preocupados com a segurança dos dados, por isso buscamos atender os maiores níveis de certificações, além disso temos uma equipe dedicada à segurança e prevenção a fraudes. Mantemos a certificação PCI, temos um DPO certificado e estamos finalizando o processo de certificação nas ISOs 27001 e 27701. Segurança de dados e da operação são pilares essenciais ao nosso negócio e buscamos sempre elevar a robustez de nossos processos e ferramentas, bem como o treinamento e formação de nossos colaboradores.

Quais são os planos futuros da Idea Maker em termos de expansão e desenvolvimento de novos produtos?

A criação de novos produtos bem como a introdução de inovações nos produtos existentes é o nosso foco primário. O produto mais recente, o Apcap da Sorte traduz bem isso ao unir a funcionalidade de vendas incentivadas de produtos digitais com a “gameficação” de funcionalidades, trazendo um novo nível de experiência do usuário. Recentemente recebemos a autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento na modalidade de emissor de moeda eletrônica, o que nos permite explorar novas oportunidades de mercado que sejam aderentes ao nosso planejamento estratégico e às nossas visão e missão. Estamos sempre atentos a explorar nossas competências centrais para gerar valores diferenciados ao mercado. Um exemplo recente foi a criação da Idea Bureau, uma registradora de contratos de financiamento de veículos junto aos DETRANs de vários estados, que explora as nossas competências de integração a diversos parceiros e de transação volumosa de dados com segurança.

Por que a democratização do acesso ao mundo digital e ao ecossistema financeiro é tão importante para você pessoalmente?

Não há prazer maior do que descomplicar o acesso das pessoas a produtos e serviços que exigiam outrora conhecimento e habilidade significativos no mundo digital. Assim que o PIX foi criado, por exemplo, nós o integramos imediatamente nos nossos aplicativos e a jornada de compra tornou-se muito mais simples para os usuários. Hoje o PIX tornou-se o meio de pagamento preferencial de nossos clientes. As funcionalidades de “open finance” vão simplificar ainda mais a jornada dos clientes. O avanço do programa de 5G no país tem viabilizado o acesso da população a redes mais velozes e precisamos explorar isso para oferecer novos e melhores serviços à população. Participar desta evolução da sociedade é muito gratificante.

Quais foram as principais estratégias adotadas pela Idea Maker para alcançar a impressionante marca de 5 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil?

Estabelecer parceria com marcas fortes, que já estão no mercado há muitos anos com certeza foi um dos nossos maiores diferenciais. Aliado a isso, ter APPs seguros e estáveis, que transmitem segurança e confiabilidade ao consumidor final, fazem a Idea crescer todos os dias.

Como as certificações de finanças e governança que você obteve na INSEAD influenciaram sua abordagem como CEO da Idea Maker?

Eu sempre procurei soluções que fossem descomplicadas para aplicar os conceitos, processos e metodologias mais avançados na medida justa a cada realidade de empresa. A minha experiência durante a formação na INSEAD foi extremamente rica neste sentido. Tive a oportunidade de ver e discutir estes tópicos com executivos de diversos setores, desde grandes corporações a pequenos empreendimentos familiares. Assim que vim para a Idea Maker investi no estabelecimento de uma governança eficaz e descomplicada, de um programa de integridade leve, mas robusto, e na estruturação e crescimento da empresa já alinhados com a visão estratégica. A empresa cresceu seguindo os valores estabelecidos por esta cultura. Isto permitiu atingirmos o nível atual governança em apenas 1 ano.

Quais são os maiores desafios que você enxerga para a continuidade do crescimento da Idea Maker no mercado tecnológico brasileiro?

O maior desafio é manter a agilidade, a velocidade e a capacidade de inovar à medida que crescemos. Em particular, a capacidade de inovar exige um planejamento estratégico cada vez mais apurado e o investimento no domínio e desenvolvimento de novas tecnologias, como, por exemplo, a de Business Intelligence. A exploração de parcerias fortes é essencial para vencer este desafio. Estamos também expandindo a metodologia ágil para toda a empresa, bem como o investimento em automação para todos os processos operacionais.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

Rock in Rio: como é o bastidor do espetáculo?

Quando pensamos no Rock in Rio, o que mais vem à mente são os grandes…

8 horas ago

Conceição Evaristo: resiliência virou influência

Conceição Evaristo nasceu em 1946, em uma família humilde de Belo Horizonte, Minas Gerais, e…

16 horas ago

Como Carlota de Macedo Soares se impôs?

Lota de Macedo Soares, cujo nome completo era Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, é…

20 horas ago

Classe média e sua mania de achar que é elite

A classe média, especialmente a classe média alta, ocupa uma posição peculiar no tecido social.…

24 horas ago

Por que Átila foi o grande “Flagelo de Deus?”

Átila, o rei dos hunos, é uma das figuras mais emblemáticas e temidas da história…

1 dia ago

Os “bregas” sustentaram os “ícones” da MPB

A música popular brasileira (MPB) é frequentemente lembrada como um dos grandes patrimônios culturais do…

1 dia ago