Ilya Kretov: “O comércio eletrônico atingiu uma escala global”

 Ilya Kretov

O eBay começou a gerenciar pagamentos em sua plataforma nos Estados Unidos para um grupo selecionado de vendedores em setembro de 2018 e, mais tarde, expandiu para os mercados da Alemanha, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Itália e Espanha. O objetivo agora é ampliar globalmente ao longo do ano. “Continuamos a expandir e dimensionar nossa gestão de pagamentos globalmente. Temos o prazer de dar as boas-vindas aos vendedores do Brasil a esta nova forma de fazer negócios no eBay”, diz Alyssa Cutright, vice-presidente de pagamentos globais do eBay. Cutright afirma que a plataforma tem o compromisso de ser parceira dos vendedores, com a finalidade de criar um marketplace moderno, que traz melhorias em experiência para o usuário dentro da plataforma e remove possíveis dificuldades relacionadas a pagamentos. “Para os vendedores, essa mudança traz uma experiência de venda mais conveniente e otimizada dentro do eBay. Faremos a transição no próximo trimestre e todos os nossos processos foram projetados tendo nossos vendedores em mente, para que possam aproveitar as vantagens dessa novidade com facilidade e rapidez”, completa. Ilya Kretov, gerente-geral de Mercados Emergentes Globais do eBay, ressalta que o Brasil é um dos principais países emergentes para a companhia, sendo essencial para a empresa a evolução da experiência dos usuários locais.

Ilya, como essa nova forma de fazer negócios irá impactar as operações do eBay no Brasil?

O Brasil é um dos mercados mais importantes para o eBay na América Latina e acreditamos que a mudança no processo de operação de pagamentos beneficiará os varejistas brasileiros que aproveitam o comércio eletrônico transfronteiriço através de nossa plataforma. Milhares de vendedores em toda a América Latina, incluindo o Brasil, onde há empresas de muito sucesso vendendo seus produtos para o mundo, poderão experimentar uma maneira simplificada de gerenciar suas vendas em nossa plataforma.

Quase 100% dos varejistas brasileiros no eBay são exportadores e mais de 70% deles já estão atingindo quatro ou mais continentes e uma média de 20 mercados estrangeiros por ano, por isso, estão gerenciando negócios muito sólidos e em tempo integral. Por este motivo, requerem operações otimizadas. Ao expandir os pagamentos gerenciados do eBay para o Brasil, estamos oferecendo o acesso a um comércio global integrado e com mais oportunidades de crescimento para nossos usuários.

Esse método trará mais flexibilidade para os consumidores?

Com certeza! Gerenciar pagamentos é um componente fundamental da modernização do mercado do eBay, que fornece a flexibilidade certa para moldar experiências entre compradores e vendedores e permite que os negócios controlem seu próprio destino. Através desta atualização, o eBay está ajudando os vendedores a transacionar com clientes através de outros mercados globais com flexibilidade e segurança, tudo em uma plataforma simples e moderna. Com esta atualização, o eBay habilitou uma variedade de novas opções de pagamento para os compradores terem acesso, incluindo cartões de crédito e PayPal. O Apple Play estará disponível como opção de pagamento no aplicativo iPhone e iPad, e o Google Play estará disponível no site do eBay e no aplicativo Android eBay.

Quais dificuldades de pagamento serão removidas com essa nova gestão?

Por meio do novo método de gerenciamento de pagamentos do eBay, os varejistas podem vender e ser pagos em um só lugar. Já os compradores têm acesso a novas opções de pagamento. Por exemplo, os vendedores podem agendar pagamentos na frequência que escolherem (diária ou semanal). Independentemente de como o comprador paga, o pagamento será iniciado dentro de dois dias úteis (de segunda a sexta-feira, excluindo feriados bancários) assim que o eBay confirmar o pagamento do comprador.

Além disso, em vez de gerenciar os pagamentos em diferentes plataformas, do eBay e PayPal, os vendedores podem acessar tudo o que precisam no eBay: taxas consolidadas, relatórios personalizados, reembolsos e devoluções, documentação fiscal e outros. Via Payoneer, uma plataforma líder de pagamento para vendedores de comércio eletrônico em todo o mundo, os vendedores poderão ser pagos com segurança, retirar valores em sua moeda local e pagar fornecedores e impostos sobre a receita.

Qual o papel da experiência nesse processo?

Penso que a experiência é o core desta atualização de pagamentos. Gerenciar pagamentos é essencial para melhorar a experiência de compra e venda no eBay e acreditamos que esta é uma oportunidade para oferecer uma experiência mais integrada tanto para compradores quanto para vendedores, ao mesmo tempo, em que oferece uma maior escolha em opções de pagamento.

O eBay está comprometido em ser o parceiro de escolha dos vendedores, criando um mercado gerenciado moderno que melhora a experiência da plataforma e remove gargalos para nossos clientes. Para os vendedores, essa mudança traz uma experiência de venda mais conveniente e simplificada no marketplace. Faremos a transição do novo método para todos os vendedores nos próximos meses e projetamos nossos processos com nossos vendedores em mente para que eles possam aproveitar facilmente e rapidamente a nova experiência.

O que foi fundamental para que essa experiência fosse refinada?

O comércio eletrônico atingiu uma escala global que nunca foi vista antes, uma tendência ainda mais acelerada pela Covid-19. Os consumidores de hoje querem mais opções e acessos, e não querem se restringir aos varejistas nacionais. Assim, os vendedores em todo o mundo tem uma enorme oportunidade se forem capazes de vender efetivamente para um público global.

Isso é fundamental na expansão gerenciada de pagamentos para o eBay porque, no final das contas, um comércio global integrado é o que queremos permitir para compradores e vendedores em todo o mundo.

A simplificação dessa experiência é o destaque dessa nova gestão de pagamentos?

Otimização e simplificação são fatores importantes para o eBay e gerenciar pagamentos impacta todos os compradores e vendedores que usam a plataforma. Eventualmente, todos os usuários do eBay experimentarão a nova maneira de transacionar no mercado. Os compradores têm uma experiência de checkout simplificada e a adição de novos métodos de pagamento. Os vendedores se beneficiam de pagamentos diretos em sua conta do Payoneer, não importa como seus compradores optem por pagar. Eles também podem gerenciar todas as atividades de venda via eBay.

Qual a mudança que será mais sentida pelos vendedores em sua visão?

Existem diferentes mudanças que os vendedores se beneficiarão imediatamente. Por exemplo, eles poderão fornecer aos compradores opções de pagamento relevantes, oferecendo-lhes mais alternativas, portanto, garante mais oportunidades de vendas. Além disso, os vendedores terão um lugar central para gerenciar seus negócios, o que significa um gerenciamento de conta facilitado com todas as informações sobre seus negócios no eBay, incluindo informações de pagamentos, em um só lugar, para que eles possam facilmente rastrear e gerenciar todas as suas transações e interações com os clientes no eBay.

Os vendedores também poderão rastrear e gerenciar todas as suas transações. O que isso significará para os negócios desses vendedores de uma forma prática?

É simples, mas significativo: a expansão dos pagamentos gerenciados reflete em uma experiência de venda mais conveniente e simplificada no eBay. Nossos vendedores ganham acesso a um conjunto completo de serviços para receber, gerenciar recursos, pagar fornecedores e expandir seus negócios. Usando sua conta Payoneer, eles poderão consolidar pagamentos, gerenciar pagamentos de impostos, converter valores e até mesmo aproveitar a integração da API à sua conta Payoneer para gerenciar melhor seus recursos.

O que muda no que diz respeito a segurança das transações?

A proteção dos vendedores é uma das principais prioridades do eBay, portanto, se suas contas estão em uma boa posição na plataforma, eles são elegíveis para as proteções, que por sua vez são projetadas para ajudar a assegurar as vendas online e evitar que os vendedores percam dinheiro devido a estornos e pedidos de Garantia de Devolução de Dinheiro do eBay (eBay Money Back Guarantee).

Além disso, o eBay protege os dados pessoais por meio de medidas técnicas e organizacionais de segurança para minimizar riscos associados à perda de dados, uso indevido, acesso não autorizado e divulgação, e alteração de dados não autorizados.

Qual a importância do acordo operacional com a PayPal para esse novo mecanismo de gerenciamento dos negócios da plataforma?

Na verdade, a gestão de pagamentos do eBay atingiu um marco significativo em julho de 2020 com o término de seu Acordo Operacional com PayPal. É por isso que agora o eBay é capaz de escalar seu gerenciamento de pagamentos globalmente, oferecendo aos compradores mais opções e flexibilidade nas opções de pagamento e simplificando as operações dos negócios para vendedores.

Durante o primeiro trimestre de 2021, o eBay processou pagamentos para 52% do volume global na plataforma, com mais de 4 milhões de vendedores ativos inscritos no programa em todo o mundo. A empresa continua no caminho certo para gerenciar pagamentos para vendedores globalmente, trazendo a maioria dos vendedores em seu mercado para a nova experiência em 2021. Espera-se que os pagamentos gerenciados ofereçam pelo menos US$2 bilhões de receita incremental e US$500 milhões em receita operacional até 2022.

Esse é passo mais significativo para a expansão da eBay nos mercados emergentes?

Esse processo de operação de mudança de pagamentos é definitivamente um dos passos mais importantes para solidificar o comércio transfronteiriço entre os mercados emergentes. A prioridade do eBay em mercados como a América Latina é contribuir para a criação de um caminho sólido para que os varejistas expandam seus negócios e façam parte da economia global.

Exportar é um dos principais impulsionadores de crescimento para as empresas locais e, ao adotar essas novas operações de pagamentos otimizadas no eBay, permitirá que eles alcancem milhões de compradores em todo o mundo de forma fácil e simples. Temos 178 milhões de compradores ativos globais na plataforma, então a oportunidade é enorme e as empresas precisam aproveitar isso.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content