Muitas pessoas que têm o sonho de adquirir a casa própria encontram desafios como o alto custo do metro quadrado. Sendo assim, uma tendência do mercado imobiliário tem sido proporcionar opções para esse público, com apartamentos com áreas privativas diminutas, porém economicamente mais acessíveis.
Segundo dados do Secovi-SP, sindicato do setor, na última década o tamanho médio dos apartamentos em São Paulo reduziu 27% e a procura por compactos de até 45m² é a mais popular.
Murilo Marchesini, CEO da Verticale Desenvolvimento Imobiliário, empresa sediada em Jundiaí – SP, com mais de 50 anos de tradição, explica que o setor já vem se adaptando ao perfil de cliente que prefere pequenas propriedades e áreas de lazer e espaços de uso compartilhado mais completos, com preços que cabem no bolso.
“A partir do aumento abrupto do custo de obra e taxa de juros, bem como, a queda da renda pós pandemia, o mercado imobiliário vem se adaptando a nova relação entre o valor dos imóveis e o poder de compra dos clientes. Uma das estratégias mais utilizadas vem sendo a busca por plantas mais compactas e eficientes, priorizando áreas de lazer e uso compartilhado mais completas. Sendo assim, o cliente paga um valor inferior pelo apartamento se adaptando a nova realidade e a partir da economia compartilhada, dilui o custo das áreas de uso comum com os demais condôminos”, comenta.
Sobre a Verticale:
Com cinco décadas de tradição, a Verticale foi pioneira na verticalização da região norte metropolitana de São Paulo. Com mais de 500 milhões no portfólio de projetos e, em plena ascensão, a empresa possui como meta a consolidação, em paralelo à entrada na capital paulista. Através de uma cultura familiar aliada a gestão profissional, a empresa busca constantemente o aumento dos seus padrões de governança e, a partir de uma operação altamente transparente, mantém nível elevado de satisfação de seus clientes e parceiros. Por meio da verticalização, a Verticale tem como propósito não apenas transformar uma região, mas também, transformar o jeito de viver das pessoas.
*Com participação da jornalista Patrícia Scofield.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…