Jean-Christophe Babin: “Serpenti Metamorphosis se tornará uma obra única”

 Jean-Christophe Babin

A coleção Serpenti da Bvlgari nasce e renasce. Um símbolo perpétuo de evolução incansável, metamorfose fascinante e criatividade sem fim da maison Romana, a icônica serpente se revelou ao mundo em uma pele inédita, a da obra de arte multimídia criada pelo premiado artista de mídia e diretor Refik Anadol. Instalada na Piazza Duomo, no centro de Milão, um símbolo da cidade e ponto de encontro para milhares de locais e visitantes todos os anos, a instalação Serpenti Metamorphosis foi inaugurada na manhã do dia 6 de outubro com uma cerimônia de abertura que contou com a presença do CEO do Bulgari Group, Jean-Christophe Babin, e do artista Refik Anadol junto com a extraordinária patrocinadora do evento, Chiara Ferragni.

Premiada em 2020 com o Ambrogino d’Oro – a maior homenagem concedida pela Prefeitura de Milão – por ter colocado sua notoriedade a serviço da cidade, a influenciadora e Embaixadora Global da Bvlgari teve um papel especial nesta celebração.

Inspirada no conceito de metamorfose, a instalação multimídia celebra a beleza da natureza e da cobra da Bvlgari por meio da elaboração de dados de Inteligência Artificial em esculturas dinâmicas de 3D. Refik Anadol usou mais de 200 milhões de fotos da natureza e 160 milhões de fotos de flores para criar o que será lembrado como a primeira peça artística NFT imersiva, em grande escala, de luxo conduzida por IA. Milão marca apenas o início de uma jornada que continuará em várias cidades ao redor do mundo, terminando com a transformação da obra em uma obra de arte multissensorial e multidimensional NFT (Token não-fungível) leiloada.

Incorporando a mais recente fronteira de crypto arte, especificamente, a transformação de obras de arte tradicionais em imagens virtuais, a Bvlgari e Refik Anadol decidiram de fato tokenizar Serpenti Metamorphosis, tornando-a única, eterna e colecionável por meio da associação que dá a confirmação por meio do autor da obra, a procedência e a propriedade.

“Serpenti Metamorphosis se tornará uma obra de arte exclusiva e única no mundo digital, graças à tecnologia NFT Fundos Não Tangíveis, que usa o potencial do blockchain para tornar uma obra de arte verdadeiramente exclusiva e inimitável no universo digital. Este projeto é, portanto, o exemplo perfeito de como a Bvlgari é capaz de atingir uma verdadeira metamorfose da experiência de luxo, tornando-se mais envolvente emocionalmente do que nunca através do uso de novas tecnologias”, explica Jean-Christophe Babin.

De conformidade com o compromisso de caridade da Maison, parceira da Save the Children desde 2009 e na linha de frente da luta contra a pandemia por meio do Bvlgari Virus Free Fund, os lucros serão doados às instituições de caridade decididas por Refik Anadol e Bvlgari.

O “renascimento” da serpente da Bvlgari, continuou com uma festa exclusiva na espetacular Terrazza Duomo 21. Um experiência imersiva no universo desse ícone legendário, combinando arte e glamour, espírito contemporâneo e charme ancestral, o evento encenou algumas das infinitas transformações e metamorfoses da cobra: salas multissensoriais no limite entre a arte e a realidade, penteados incríveis e artistas extraordinários para lembrar as características sinuosas do animal hipnótico e, claro, incontáveis joias irresistíveis – as manifestações fascinantes de a beleza preciosa e atemporal da Serpenti da Bvlgari.

A festa contou com a presença de diversas personalidades importantes do mundo das instituições, do empreendedorismo e da cultura local, além de uma grande parte de convidados internacionais, como: Chiara Ferragni, Elodie, Tina Kunakey, Ester Exposito, Seranay Sarikaya, Alessia Marcuzzi, Alice Pagani, Vittoria Puccini, Francesca Michielin, Levante, Alice Campello, Alvaro Morata, Filippa Lagerback, Daniele Bossari, Nima Benati, Riccardo Mandolini, Lorenzo Zurzolo e Nieves Alvarez.

Os convidados foram animados por uma incrível performance musical da cantora italiana Noemi seguida pelo hipnótico DJ set of Graziano della Nebbia.

As visitas à instalação podem ser marcadas através do link.

Completando a narrativa dedicada à Serpenti, a loja Bvlgari na Via Montenapoleone receberá uma exposição de 4 a 30 de outubro, exibindo algumas das criações mais icônicas de Serpenti dos anos 1940 aos anos 1960.

Sobre a Bvlgari:

Em 1884, Sotirio Bulgari, artesão local de Roma, iniciou o que veio a ser uma das mais emblemáticas maisons de joias finas de todos os tempos: Bvlgari. Começou com ornamentos em prata, que logo se tornaram apreciados pelos turistas ingleses, contribuindo para que rapidamente firmassem presença no mercado.

Ao longo das décadas, a família integrou-se ao negócio e foi graças a segunda geração – os irmãos Giorgio e Costantino, filhos visionários de Sotirio – que a marca tomou o rumo da alta joalheria.

As primeiras peças criadas, já com o conceito de luxo, traziam inspiração na Art Déco e começaram a ser comercializadas em 1920. Foi só a partir de 1940 que o estilo que conhecemos atualmente começou a marcar presença, com ouro e curvas sinuosas que remetem a serpentes.

Um passo a frente de seu tempo, nos anos 50, Bvlgari inovou e incorporou ao design de suas joias combinações ousadas de cores e pedras preciosas, além de deixar ainda mais evidente a inspiração e admiração por Roma na lapidação das gemas que tinham o mesmo formato das cúpulas das catedrais romanas, ou seja, lapidação cabochão.

Contando com celebridades e pessoas da mais alta sociedade, a marca expandiu as boutiques em direção aos Estados Unidos, e já em sua terceira geração, buscaram ampliar o publico para pessoas mais jovens, modernas e dinâmicas com algumas peças em Pop Art.

Acompanhando a evolução do ritmo de vida, nas décadas de 80 e 90 apostaram em peças versáteis que poderiam ser usadas durante o dia até ocasiões mais solenes e eventos noturnos. Acrescentaram também materiais nada convencionais para joias de luxo: aço, porcelana, seda e madeira, tudo sem perder a sofisticação e elegância já características da Maison.

A Conexão com Roma

Construindo a identidade da marca, Roma serve de inspiração para a Maison Bvlgari com seus monumentos e arquitetura magnifica desde meados de 1984. Considerando esse apreço pelo local, a marca participa ativamente de restaurações e manutenções realizadas a fim de conservar os patrimônios históricos e culturais da região.

Exemplo dessa participação foi a doação de mais de 1 milhão de euros para obras de revitalização das escadarias na Praça Espanha, no ano de 2016. As obras restauraram degrau por degrau da escadaria afim de preservar e contribuir para uma melhor segurança física dos turistas e visitantes do ponto.

Outro grande feito foi no ano de 2015, quando a Bvlgari financiou a reforma do piso de mosaico cromado da entrada das Termas de Caracalla, as quais ficaram indisponíveis ao publico por mais de 40 anos por falta de verba para manutenção.

Arte e Exposições

Desde 2015, a Bvlgari organiza exposições em museus renomados de suas icônicas joias. Já estiveram na China, Madri, Tóquio, e claro, em Roma.

A última exposição ficou em cartaz nos Museus Palazzo Venezia and Castel Sant’Angelo de junho a novembro de 2019, e tinha como título “The Story, The Dream” e apresentou peças de coleções que foram utilizadas por estrelas como Elizabeth Taylor, Gina Lollobrigida, Ingrid Bergman, Anna Magnani e Audrey Hepburn.

Hotelaria e Turismo

O grupo Bvlgari Hotels & Resorts tem o propósito de se tornar o principal meio de hospedagem de luxo do mundo. As propriedades remetem ao glamour atemporal da Maison e possuem seis unidades em funcionamento: Milão, Londres, Dubai, Bali, Pequim e Xangai, com pretensão de inaugurar mais três unidades entre 2020 e 2022, sendo em Paris, Moscow e Toquio.

Cada um dos resorts está situado em localizações estratégicas de bairros de luxo e destinos comuns do turismo de luxo, e oferecem uma experiencia inovadora ao hospede: serviço de luxo informal porem impecável, desde a gastronomia ate atividades e eventos exclusivos.

*Com participação da jornalista Beatriz Lati.

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