Juliano Fontagnelo: “A Elis busca oportunidades de aquisição”

 Juliano Fontagnelo

Com atuação em 19 estados brasileiros e em território nacional desde 2012, a Elis vislumbrou no Brasil um país estratégico para os negócios globais da empresa. Atualmente a Elis Brasil emprega mais de 9.000 colaboradores que garantem a excelência do serviço a mais de 5.000 clientes. Está presente na Europa e América Latina, em 28 países incluindo: França, Espanha, Itália, Luxemburgo, Suíça, Portugal, Alemanha, República Checa, Reino Unido, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, dentre outros, em um total são 440 plantas (centro de produções e serviços). O alto investimento em tecnologia é outro diferencial da Elis, a empresa possui uma expressiva capacidade produtiva, devido a uma estrutura fabril de última geração. Além disso, dada a grande quantidade de plantas espalhadas, possuem um sistema de backup único. A Elis oferece também, sistema de rastreabilidade por RFID nos enxovais. Trata-se de um monitoramento das roupas por meio de chips, estudos para qual tipo de lavagem é o mais adequado, qual tecido é o mais apropriado para cada cliente e ainda produção customizada (para clientes que solicitam modelos específicos de têxtil). Esse procedimento aumenta a confiabilidade das informações fornecidas ao cliente e facilita o controle do enxoval. “Somos uma empresa de gestão de têxteis, um setor que poucos veem e conhecem, mas é de extrema importância”, afirma Juliano Fontagnelo, superintendente de CX e Marketing da Elis Brasil.

Juliano, a Elis é uma empresa de multisserviços. O que faz ela ser única em seu mercado de atuação?

Somos uma empresa de gestão de têxteis, um setor que poucos veem e conhecem, mas é de extrema importância. Um hospital não conseguiria manter suas atividades sem o seu enxoval, um hotel não receberia hóspedes sem sua roupa de cama, uma indústria não funcionaria sem que seus funcionários tivessem uniformes adequados.Também desenvolvemos estudos para identificar o tipo de tecido específico para cada tipo de atividade, além de desenvolver modelos de higienização mais adequados para cada item. A Elis é líder europeia em seu segmento com 28 operações internacionais: França, Espanha, Itália, Luxemburgo, Suíça, Portugal, Alemanha, República Checa, Reino Unido, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, dentre outros, em um total de 440 plantas (centros de produção e serviços) tendo a maior delas localizada em São Paulo, na cidade de Jundiaí.

Quais os grandes pilares da empresa?

Nossos pilares são baseados em fazer com que nossos clientes possam focar no seu negócio, garantir a segurança, o bem-estar de seus funcionários e a qualidade de seus produtos. Para isso, nossa estratégia é baseada em quatro pilares principais: Consolidação da nossa posição; Expansão dos negócios e da rede de atendimento; Busca de excelência profissional e inovação para nossos clientes.

Qual o preço a ser pago quando se é líder do setor?

Como líderes de mercado no Brasil e na Europa, os grandes desafios são prestar serviços de qualidade com diferenciação por meio de tecnologia, inovação e atendimento sempre dedicado ao foco do cliente.

Como a empresa está alocada na América Latina?

Além das operações brasileiras, estamos no Chile e na Colômbia.

Qual a importância do Brasil nesse ecossistema?

O volume de negócios no Brasil representa mais de 90% do volume total da América Latina.

Como funciona o sistema de rastreabilidade por RFID nos enxovais?

O sistema de rastreabilidade por RFID é um sistema inovador que permite acompanhar toda vida útil do enxoval, desde sua confecção, percorrendo os caminhos de chegada a unidade responsável por higienizá-lo, expedição, entrada e saída no cliente e retorno para a unidade de processamento. É possível acompanhar os estoques de enxovais em tempo real, além de possibilitar ter acesso a informações de consumo, giro e evasão, facilitando a gestão e proporcionando confiabilidade das informações a todos os usuários.

Por que esse procedimento aumenta a confiabilidade das informações?

Cada peça possui uma “identidade” o que possibilita saber em tempo real a situação de cada uma e a sua localização, além da quantidade de vezes que foi higienizada. Todos os relatórios são atualizados em tempo real provendo informações ao cliente e também às unidades processadoras garantindo o controle de todos os itens do enxoval.

O que essa confiabilidade proporciona ao cliente?

O propósito do sistema é proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente, aumentar sua satisfação e fazer com que ele possa tomar decisões de forma mais assertiva e eficiente, desta forma com a ferramenta a sua disposição e com o gerenciamento em conjunto da Elis, ele conseguirá focar mais tempo no seu negócio.

A sustentabilidade é um norteador das ações da Elis?

Sim, a Elis se preocupa com a sustentabilidade, para isso realiza diversas ações em todos os países que atua. Para 2025, definiu projetos ambiciosos, no que diz respeito ao uso mais eficiente dos recursos (água, energia, produtos químicos), reciclagem de têxteis, sustentabilidade dos produtos ou bem-estar dos colaboradores.

Em 2020, tivemos o lançamento aqui no Brasil de produtos que, além de auxiliarem no combate ao Covid-19, reduziram o uso de descartáveis. Falo sobre a linha de aventais de proteção HeRo, que até o momento contribuiu para uma redução de 800.000 kgs de lixo hospitalar descartado. Quando transformamos essa informação em metros de descartável, a economia foi de 18.610 km, equivalente a quatro vezes a distância do Oiapoque ao Chuí ou 46% da circunferência do Planeta Terra que é de 40.075 km.

Como enxerga essa sustentabilidade no mercado de higienização de têxteis?

Como dito acima, a sustentabilidade é um norteador para nossas atividades. Todos os processos de higienização são revisitados com o objetivo de reduzir nosso consumo de água, energia, produtos de lavanderia e trabalhar em direção ao desperdício zero. Nos mercados onde atuamos, ainda identificamos uma utilização de descartáveis muito grande. Pensando em reduzir de forma expressiva o problema, temos desenvolvido produtos e processos que substituam esses descartáveis e atendam as necessidades dos nossos clientes, protegendo seu negócio, seus produtos, colaboradores e clientes.

O que vislumbra para empresa nos próximos anos?

Novos clientes em todos os segmentos, buscando gerar soluções diferenciadas para os clientes. Sejam em clientes que já possuam serviço terceirizado de gestão e higienização de enxoval, sejam para clientes que ainda fazem esta gestão internamente. Além disso, buscamos explorar novos mercados, em estados onde ainda não atuamos ou mercados onde o nível de terceirização é baixo.

Aquisições: A Elis é uma empresa que historicamente fez grandes aquisições e tem foco muito grande em oportunidades de mercado em todos os segmentos. Seja em novas geografias, seja em locais onde já atuamos, a Elis busca constantemente oportunidades de aquisição.

Novos produtos e serviços: A Elis vem trabalhando de forma bastante focada em tecnologia, aumentando a gama de serviços e trazendo maior confiabilidade e visibilidade aos seus clientes. Além disso, novos produtos vêm sendo lançados de forma mais constante.

Retenção de clientes: Temos uma área específica de Experiência do Cliente na Elis, que busca estabelecer rotinas de gestão de clientes para melhoria de satisfação e consequentemente uma maior fidelidade dos clientes, considerando que é um mercado bastante competitivo. Aumentar o valor entregue e percebido ao cliente vem sendo uma das prioridades da Elis.

Recomposição da inflação: Dados os altos índices de inflação atuais, esse é um desafio que a Elis vem dedicando esforços para reduzir a inflação interna com projetos de produtividade e melhorias internas, porém, em alguns casos é inevitável repassar algum nível de inflação aos clientes dado a pressão inflacionária que sofremos em vários insumos.

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