Juliano Silva: “Mantemos uma equipe focada em inovação”

Juliano Silva

A Branco, indústria brasileira que completa 85 anos de atuação e é referência no segmento de força e energia, além de líder em motores a combustão, registrou, em 2020, um crescimento de aproximadamente 50% em vendas, além da expansão em quase 5% na rede de distribuição da empresa. “O último ano foi de muito aprendizado para o mundo todo em diversos aspectos. Melhoramos processos, investimos em capacitação dos colaboradores, em infraestrutura e segurança do trabalho dado o novo ambiente sanitário”, afirma Juliano Silva, diretor-geral da Branco. “Como resultado desse esforço gigante em 2020, crescemos aproximadamente 50% nas vendas, aumentamos nossa rede de distribuição em quase 5%, geramos empregos e lançamos um programa pioneiro de capacitação técnica em formato EAD”, celebra o executivo. Além disso, a marca lançou diversos produtos durante o período: Tratorito Multiagro, Trator Cortador Branco, lavadoras elétricas, Gerador B4T-11000, Motor BD52 e diversas melhorias e atualizações do portfólio. 2021 tem um sabor ainda mais especial para a empresa que completa 85 anos de história. Para comemorar este momento tão único, a marca promoverá ações especiais durante o ano todo, entre elas, o lançamento de uma websérie, com 5 capítulos, contando a história da Branco e também uma campanha nacional – batizada de Aniversário Premiado.

Juliano, quais ingredientes que fizeram e que fazem a Branco ser líder em seu mercado?

A Branco é uma empresa que tem muito tempo de estrada. Esses 85 anos de história que comemoramos em 2021 certificam alguns dos principais ingredientes que você me pergunta. Quais ingredientes, então? Temos o propósito de ser, como marca, a força que o Brasil precisa, ou seja, levamos produtos que são o suporte no dia a dia dos nossos consumidores para que eles sejam mais produtivos e lucrativos. Esse propósito se estende também aos nossos colaboradores, pois, queremos dar as oportunidades necessárias para que eles também transformem suas vidas profissionais. Cuidar das pessoas que fazem parte da Família Branco, assim como ter o cliente como foco do negócio, é o que nos move.

Quais os grandes pilares da empresa?

Possuímos compromissos que podemos chamar de pilares:

Segurança e integridade: Isso não se discute, é a base de tudo; Pessoas: São os responsáveis pelo crescimento da empresa e fazem toda a diferença; Foco no cliente: Precisamos ser ágeis e trazer soluções para o mercado e nossos clientes; Altos padrões de entrega: Responsabilidade e engajamento; Senso de urgência: Velocidade e resultado; Melhoria contínua: Melhorar sempre; Comunicação: Transparência na gestão e execução; Espírito empreendedor: Proatividade, criatividade e inovação.

Como a empresa tem passado por essa pandemia?

No mês passado, completamos um ano de pandemia. No início, como em todo e qualquer lugar, foi chocante. Passados alguns meses de entendimento da crise sanitária, realizamos inúmeras ações para manter as pessoas que fazem parte da Família Branco saudáveis, em segurança e, acima de tudo, sentindo-se cuidadas. Com isto, todos juntos cuidamos do negócio, que vem passando muito bem na pandemia, apesar de todos os desafios. Fechamos 2020 com crescimento de aproximadamente 50% e com muitos projetos em andamento para continuar vivendo o sonho de prosperar a Branco.

Quais os principais aspectos que afetaram o mercado de força e energia durante esse período?

Acredito que a mudança de hábito das pessoas fez com que uma parcela da população focasse em cuidar do lar e então realizasse melhorias nele, conciliando carreira e vida pessoal. Por outro lado, o período desafiador estimulou o empreendedorismo muito relacionado ao instinto de sobrevivência, dado que muitos setores foram fortemente afetados. Isto impactou de maneira positiva nosso segmento, principalmente, no 2º semestre do ano passado com o aumento da demanda por nossos equipamentos.

A Branco tem investido em processos nos últimos tempos. Como isso tem melhorado o desempenho da empresa?

O investimento que temos feito, tanto em processos, como em produtos e pessoas, possibilitou que nossa empresa praticamente triplicasse de tamanho em quatro anos. Sem esse investimento, apesar do aumento da demanda, como diz o ditado, teríamos visto o cavalo passar encilhado, mas não teríamos cavalgado com ele. Após 4 anos, olhar para trás e ver toda essa “revolução e evolução” na Branco é gratificante e emociona a todo momento que falo sobre isso.

Quais os principais produtos que foram lançados recentemente?

Entre os principais lançamentos da marca que agregaram ao portfólio, em 2020, podemos mencionar o Tratorito Multiagro, Trator Cortador Branco, Lavadoras Elétricas, Gerador B4T-11000, Motor BD52 cv e Tratorito granja. E, em 2021, vem muito mais, na verdade, planejamos aumento de, aproximadamente, 30% no nosso portfólio neste ano.

Os resultados já estão sentidos depois do lançamento desses produtos?

Sim, uma parcela significativa de nosso crescimento vem justamente dos lançamentos. E é por isso que mantemos uma equipe focada em inovação e lançamentos de produtos. Entendemos que inovação é um dos caminhos para a diferenciação no mercado.

Gostaria que falasse um pouco sobre a plataforma de treinamento EAD.

A inovação da Branco não está relacionada apenas aos produtos e, sim, em ofertar soluções aos nossos clientes. Colocando um pouco de história aqui, a Branco sempre teve, em sua sede, uma escola de treinamentos que era referência no mercado, pois, tudo era gratuito e amplamente reconhecido pela sua qualidade em território nacional, tanto por nossos lojistas, como assistentes técnicos. Com a pandemia e o distanciamento social, tivemos que repensar o modelo. Daí veio a plataforma de treinamentos EAD. Por ela continuamos treinando e certificando nossos parceiros, porém, agora, de forma online. E já é um grande sucesso, pois, recebemos inúmeros feedbacks positivos e sugestões para novos temas a serem abordados. Até o momento, com 7 meses de projeto, já certificamos mais do que o número médio que tínhamos no ano. Além disso, lançamos recentemente também treinamentos comerciais para suportar o time de vendas dos nossos parceiros, o varejo em si. Para mais informações, recomendo que visitem nosso site da plataforma que é muito dinâmica e está em constante evolução com a inclusão de novos tópicos.

Quais os grandes diferenciais dessa plataforma?

A plataforma é 100% online e gratuita. Além disso, o cliente escolhe a melhor forma e horário para estudo, sem hora de aula fixa, proporcionando mais flexibilidade para o cliente. Os cursos contam também com instrutores capacitados que respondem individualmente os questionamentos de cada aluno. No final, os alunos saem com certificado oficial da Branco sobre os treinamentos dos produtos. Agora, além dos treinamentos técnicos, ele conta também com cursos comerciais para ajudar na argumentação na hora da venda.

Como a inovação é tratada pela empresa?

Inovação é diferenciação, então, nossa prioridade. Assim sendo, internamente estamos o tempo todo nos desafiando a melhorar nossos processos internos, na busca incansável pela melhoria contínua. Em campo, nosso time espalhado por todo o Brasil segue sempre em parceria com nossos clientes, buscando ideias para inovar e facilitar a vida de nossos clientes finais com produtos que aumentem sua produtividade em campo e gerem maior valor agregado. Hoje, temos um planejamento estratégico com 3 anos de trabalho mapeados. Esse planejamento é revisto anualmente para mantermos o foco, mas, ao mesmo tempo, não deixarmos uma boa ideia de fora.

A Branco Motores fará 85 anos em 2021. Quais os planos para o ano vigente?

Entendemos que 2021 será um ano de grandes desafios e grandes oportunidades, por isso, seguiremos um planejamento forte de lançamentos ao mercado como dito anteriormente, cuidados com nosso time de colaboradores sempre, e, sem dúvida, a busca incansável pela diferenciação com ganhos de produtividade. Lançamos uma campanha de aniversário premiado para nossos consumidores finais, pois, entendemos que o sucesso foi construído pela confiança e fidelidade deles com a marca. Somado a isso, lançamos uma websérie de 5 capítulos, que contará um pouco mais da nossa jornada, como que a Branco transformou a vida de tantos consumidores, revendedores, colaboradores e representantes da marca nos últimos 85 anos. Essa websérie teve seu primeiro capítulo divulgado no final do mês de março.

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