Construir autoridade na internet demanda tempo e uso de diferentes estratégias. Estar bem posicionado em mecanismos de busca – como o Google – , por exemplo, é um dos métodos para garantir que uma marca ou serviço seja vista pelo público. De acordo com uma pesquisa realizada pela Backlinko, as três primeiras posições listadas nos resultados de busca do Google são as que mais recebem cliques, com percentual de 75,1%. Por isso, obter um bom rankeamento no Google é o sonho de marcas, empresas e profissionais de marketing digital.
E para conquistar esse “prêmio” as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são grandes aliadas. Entre elas, está o link building, um dos métodos que têm por objetivo melhorar a autoridade dos sites, o ranqueamento de palavras-chave e consequentemente, conquistar destaque nas primeiras posições orgânicas da plataforma.
A técnica consiste em construir um portfólio de links para um site que partem de páginas. Os links são referências que o Google interpreta como um indicativo de competência e relevância sobre o assunto abordado e tende a elevar a posição do site nos seus resultados de pesquisa. No entanto, muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre o que é link building e como implementar a estratégia, o que pode acabar sendo um verdadeiro tiro no pé, como explica Viviane Camargos, diretora operacional da Experta Media, empresa especializada em SEO e link building.
“O link building, assim como as demais técnicas de SEO, é uma atividade sofisticada, que demanda investimento técnico e conhecimento por parte de quem faz. São táticas que interferem diretamente na performance de um site, por isso é essencial que o trabalho seja calcado em expertise e dados”.
De acordo com Viviane, o trabalho executado de forma equivocada, além de não ajudar, pode atrapalhar – e muito – o desempenho de um site. “Com a popularização da atividade de SEO, aumentou a demanda e consequentemente, a oferta desse tipo de serviço. Mas, não raro, se vê nesse mercado o uso de técnicas ultrapassadas e de manipulação, que podem levar um site a receber punições do Google”, alerta.
Como funciona a estratégia de link building
De modo geral, o link building visa construir links externos, direcionando o tráfego para um determinado site com a finalidade de popularizá-lo, fortalecendo sua autoridade nos mecanismos de busca.
Em um site especializado em saúde, por exemplo, é possível inserir links sobre uma empresa que trabalha com venda de medicamentos ou que ofereça serviços voltados para a área médica. A inserção dos links dará à empresa mais notoriedade dentro do ramo da saúde, gerando mais visitas ao site e relevância para o Google.
O método também engloba o uso de links internos, aqueles que são incluídos nas próprias páginas de um site. A plataforma também avalia a presença desses links para entender a competência de uma página, assim, eles também são importantes para as estratégias de link building.
Como o Google avalia os links
O algoritmo do Google possui diferentes formas de avaliar os links, o que impacta diretamente no funcionamento do link building. Na execução das estratégias, vale ressaltar que o mais importante não é a quantidade dos links utilizados, mas a qualidade. O número é relevante, porém, deve ser alinhado a uma série de fatores como qualidade de conteúdo, contexto, otimização de texto-âncora, diversidade de sites e confiabilidade.
Diversidade dos links
Um dos indicadores positivos que o Google avalia ao perceber o uso de links é a diversidade de sites carregando o link para uma página. Para o buscador, um site demonstra ter mais autoridade no assunto quando recebe links de diversos domínios diferentes.
Contexto do link
Utilizar links em sites relacionados também pode ajudar no rankeamento do Google. Assim, o contexto em torno do link também é relevante para trazer mais autoridade para um site.
Não é indicado, por exemplo, usar um link que redireciona para uma receita de bolo em um site de video games, pois os assuntos não possuem qualquer conexão. A linkagem sem relação contextual pode soar como manipulação e também pode levar a penalidades.
Texto-âncora
O texto-âncora é um fator muito importante para o link building. De modo geral, ele é o termo que carrega o link e pode ser composto por uma palavra-chave ou mesmo uma descrição sobre o que o usuário encontrará ao clicar. O Google utiliza esse fator para indexar as páginas e, por esse motivo, utilizar o texto-âncora correto é uma forma de garantir a autoridade no nicho do site.
Confiabilidade
Um dos pontos importantes para a execução das táticas de link building diz respeito à qualidade e à confiabilidade dos sites onde se publica, chamados de domínios de referência. Quanto mais relevante for o site que está levando o link, maior peso de recomendação a página de destino terá para o Google.
Os sites confiáveis para a plataforma são aqueles que consideram fatores como a idade do domínio, o uso de certificados de segurança, a qualidade de conteúdo, entre outros.
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