Luca Bon: “Precisamos nos mover de forma rápida”

 Luca Bon

Luca Bon ingressou na Toluna em 2016 e lidera LATAM como General Manager. Em sua função, Luca lidera os esforços da empresa para atender aos clientes localmente na região da América Latina, apresentando soluções de pesquisa de mercado de ponta e entrega de percepções acionáveis em tempo real. A Toluna fornece insights em tempo real sobre consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado, ajuda seus clientes a explorar o futuro agora. A Toluna pertence à Harris InteractiveEurope e à KuRunData. Juntas, elas desenvolvem um trabalho de excelência para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor. “Estar apto a entender exatamente as necessidades dos consumidores, em tempo real, dá às empresas a capacidade de permanecer relevante a esses consumidores. O acesso constante à essas informações permite que os líderes trabalhem em novo ritmo. Hoje em dia, a mudança é a última constante, portanto, é mais crucial do que nunca que as empresas avaliem regularmente as percepções, sentimentos e preferências de consumidores a fim de se basear em decisões comerciais e em dados reais para alcançar o máximo de sucesso. As empresas devem ser capazes de entender como aproveitar essas valiosas informações para prever o que os consumidores vão querer e precisar agora e no futuro”, afirma o executivo.

Luca, fale um pouco sobre o funcionamento da Toluna.

A Toluna, líder em insights sobre consumidores e inteligência, trabalha diretamente ligada à tendência do mercado de realizar pesquisas de modo mais fácil e rápido. Nossa plataforma exclusiva Toluna Start é revolucionária e representa pesquisa de mercado em tempo real com soluções customizadas e alcançou significativo uso desde seu lançamento, em 2020, em sintonia com o momento e drive do mercado. Focada em Machine Learning e Inteligência Artificial, a Toluna Start, que integra o painel Toluna de mais de 30 milhões de membros globais, serve aos seus clientes com um profundo entendimento dos consumidores e incomparáveis insights sobre o que pensam, sentem e fazem.

Em que pilares a Toluna está alicerçada?

A Toluna está alicerçada na qualidade. Oferecemos resultados autênticos, inquestionáveis criando uma confiança inabalável. Experiência e painel. Nosso painel humano e experiência alimentam nossos insights. Agilidade: você precisa pensar rápido para agir nas ações da sua empresa. Tecnologia: impulsionamos a tecnologia. Tecnologia inovadora é a prova da nossa inovação e perspicácia, te capacitando a entender o hoje e o amanhã. A partir do que está acontecendo, revelamos o que vem a seguir.

Qual a importância dos insights em tempo real sobre os consumidores para as empresas?

Estar apto a entender exatamente as necessidades dos consumidores, em tempo real, dá às empresas a capacidade de permanecer relevante a esses consumidores. O acesso constante à essas informações permite que os líderes trabalhem em novo ritmo. Hoje em dia, a mudança é a última constante, portanto, é mais crucial do que nunca que as empresas avaliem regularmente as percepções, sentimentos e preferências de consumidores a fim de se basear em decisões comerciais e em dados reais para alcançar o máximo de sucesso. As empresas devem ser capazes de entender como aproveitar essas valiosas informações para prever o que os consumidores vão querer e precisar agora e no futuro.

O que mudará nessas pesquisas num mundo pós-Covid?

Se a pandemia global da Covid-19 nos ensinou alguma coisa é que a tecnologia desempenha um papel crescente e crítico em quase todas as organizações. E o mercado de pesquisa não foge à regra, sendo cada vez mais impulsionado por Inteligência Artificial, disrupção e automação. A pesquisa tradicional, como conhecida, é extremamente complexa e, muitas vezes, lenta. O objetivo da indústria de hoje é tornar esta pesquisa mais fácil e rápida para o cliente, para que todos aqueles interessados no processo de inovação possam facilmente acessar atividades e resultados.

Como informações diferentes são processadas para trazer resultados uníssonos nessas pesquisas?

As informações vindas de diversas fontes, pesquisas e informações de mercado são sempre ponderadas e avaliadas em conjunto, de forma complementar para que os insights sejam relevantes e acionáveis para cada objetivo e decisões de negócio.

A velocidade nesse cenário é fundamental?

O ritmo acelerado nos negócios estimula diversas variáveis. Precisamos pensar e nos mover de forma rápida. As necessidades dos consumidores mudam constantemente e isso cria um cenário competitivo entre as empresas, grandes e pequenas, onde quem vence é aquele que antecipa com mais agilidade as tendências de mercado. A pesquisa veloz e automatizada assegura que essas organizações tenham resultados baseados em todas as diretrizes atuais, e exigentes, dos consumidores.

Como as tendências são previstas nessas pesquisas?

Até 2022, as empresas conduzirão pesquisas cada vez mais ágeis, com projetos a serem realizados em maior frequência, harmonizando informações diferentes. Isto não só lhes dará mais acessos a dados mais atualizados do consumidor, mas, também, lhes permitirá detectar novas tendências e comportamentos do mercado.

Qual a importância das empresas preverem essas tendências?

A velocidade na qual os sentimentos e necessidades dos consumidores mudam hoje em dia cria um cenário muito competitivo, no qual grandes companhias concorrem com startups – e o vencedor é aquele que antecipa com mais rapidez as tendências de mercado.

Prever tais tendências permite prosperidade às empresas. Avaliar regularmente essas percepções/preferências dos consumidores, possibilita um melhor posicionamento da empresa, mais próximo do melhor resultado e com base em dados mais reais.

Essa seria o que a Toluna chama de exploração do futuro que é agora?

Sim, pois, através de diversas formas de pesquisar seus consumidores as empresas podem antecipar opiniões, percepções e preferências dos consumidores como, por exemplo, em testes de ideias, conceitos e campanhas.

O que isso possibilita?

Isso possibilita que as empresas antecipem informações relevantes e consequentemente as tomadas de decisões para melhorar as performances dessas marcas e empresas no mercado serão mais seguras, embasadas em dados e insights.

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