Lydia Assad: “Entregamos valor para mais de 50 clientes”

Inteligov

Fundada em 2014, por Raphael Caldas, a Inteligov é a startup pioneira em soluções para a área de Relações Institucionais e Governamentais. Sua plataforma é inteiramente automatizada e funciona em qualquer dispositivo – desktop ou mobile. Através do monitoramento de dados dos Poderes Legislativo e Executivo de todo o país, é possível acompanhar com detalhe e precisão todas as normas e propostas de mudança regulatória que possam causar impacto nos negócios e atividades de todos os setores da economia e da sociedade. Hoje, a Inteligov concentra dados das casas legislativas federais, das 27 assembleias estaduais e Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de 24 casas legislativas municipais. Ainda é possível seguir o cenário regulatório, com dados de um número crescente de órgãos do Executivo, além do Diário Oficial da União e inúmeros diários oficiais de estados e municípios. Atualmente, a legaltech tem cerca de 50 clientes nos setores privado e público, com destaques para: Itaú, Shell, FIESP, Firjan, Dasa, Supremo Tribunal Federal, Governo Britânico, Eletrobras, Brasilseg, além de instituições sem fins lucrativos como a Transparência Internacional, Fundação Abrinq e Movimento Brasil Competitivo. “Durante a pandemia, lançamos uma plataforma gratuita que compila todas as proposições legislativas e publicações em diários oficiais relacionadas à Covid-19”, afirma Lydia Assad, gerente de contas estratégicas da startup.

Lydia, qual o insight para a criação da Inteligov?

A Inteligov nasceu da necessidade do nosso CEO, Raphael Caldas, em 2013, o, de monitorar de forma automatizada o processo legislativo enquanto ele trabalhava como consultor de Relações Institucionais e Governamentais em Brasília. Ele criou uma plataforma que captura e organiza os dados das casas legislativas, transformando-os em informação acionável. Desde então, o sistema da Inteligov foi sendo aprimorado para dar mais autonomia e capacidade de tomada de decisão para os nossos clientes, quando há influência do Poder Público. Hoje, temos uma grande cobertura dos Poderes Legislativo e Executivo. Entregamos valor para mais de 50 clientes, entre grandes empresas, associações e entidades do Terceiro Setor.

Quais os pilares da startup?

A Inteligov se baseia em dar mais transparência para as relações entre entes públicos e privados. Usando tecnologia, criamos um sistema de gestão inteligente de informações e times. Focados em melhorar a usabilidade, todas as informações e interações entre usuários de uma mesma organização na Plataforma ficam centralizadas e com fácil acesso em uma interface inteligente e intuitiva.

Qual o principal diferencial da Inteligov?

Temos a maior cobertura de casas legislativas e diários oficiais de todo o Brasil. Além disso, conseguimos entregar um serviço de excelência com custo acessível. Trabalhamos com tecnologia de ponta, inclusive com Inteligência Artificial, para levar informação aos nossos clientes e não apenas dados.

A startup é indicada para quem?

Temos uma base muito diversificada de clientes. Nossa plataforma auxilia times de Relações Governamentais de empresas privadas, órgãos públicos que precisam fazer acompanhamento legislativo e regulatório, além de consultorias políticas e escritórios de advocacia. Na prática, qualquer empresa ou órgão público que seja regulado pode se beneficiar do uso da plataforma para se antecipar às mudanças nas regras a que se submetem.

Como você classifica a importância de lawtechs e legaltechs para a sociedade brasileira?

Penso que as legaltechs trazem mais agilidade, precisão, transparência e visibilidade. Assim sendo, a democracia se fortalece e o Estado se desburocratiza, garantindo que políticas públicas essenciais sejam debatidas, propostas e a defesa de interesses lícita e organizada seja garantida, como determina a nossa Constituição.

Quais os dados mais interessantes que a startup teve acesso e que repercutiu de forma massiva?

Durante a pandemia, lançamos uma plataforma gratuita que compila todas as proposições legislativas e publicações em diários oficiais relacionadas à Covid-19. Esse foi, com certeza, um dos projetos mais legais que trabalhamos. Utilizamos também dados do Portal da Transparência para comparar as transferências federais para cada município, e uma análise dos dados que avalia a capacidade de prevenção e reação à pandemia de cada estado brasileiro.

No início deste ano, analisamos as candidaturas às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Nesta análise, comparamos os perfis e avaliamos a atividade legislativa dos candidatos, encontrando pontos de convergência e dissidência entre eles. Essa, com certeza, foi uma análise que repercutiu muito.

Como a inovação molda o norte da Inteligov?

Inovação é um dos nossos valores basilares. Entendemos que a inovação nasce das necessidades que aparecem no dia a dia, então, com nossos clientes vamos criando estratégias para pensar um produto melhor, mais eficiente e que gere mais valor. Principalmente, que resolva problemas e necessidades reais.

As relações entre público e privado tendem a ficar mais transparentes com a plataforma?

Essa é nossa principal missão. Dar visibilidade e centralizar as informações que são essenciais para o dia a dia das Relações Governamentais. Podemos construir um país mais justo quando as empresas e entes públicos conseguem manter uma relação transparente, lícita e legítima.

Tivemos a eleição para a presidência da Câmara e do Senado no começo deste ano. Qual a importância da Inteligov para o cruzamento de informações ligadas aos candidatos que participaram do processo?

Entender os perfis de cada um destes candidatos é importante para avaliar como costumam atuar na articulação com os colegas de Casa, quais assuntos são mais tratados nos projetos apresentados durante seus mandatos, como votam nos assuntos mais polêmicos, como é o envolvimento nas comissões e a identidade em votações com outros parlamentares, isto é, quem vota parecido e quem diverge em cada assunto.

Quais os planos da startup para 2021?

Em 2021 queremos crescer de forma sustentável e inteligente, sendo fiéis à nossa missão de dar visibilidade e transparência às informações que são essenciais para o dia a dia das Relações Governamentais. Pensamos que é importante continuar expandindo nossa cobertura, aumentando a nossa capacidade de disponibilizar as informações mais completas aos nossos clientes e parceiros. Está nos planos também crescer o nosso time com velocidade e dando cada vez mais autonomia para inovação, sem perder a excelência do que entregamos.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content