Mariana Marques: “Somos uma empresa de inteligência em saúde”

 Mariana Marques

Mariana Marques é fundadora e CEO da empresa Amarq – empresa com foco na inteligência em saúde e bem-estar. Em seu portfólio, a Amarq tem mais de 06 anos de experiência, 86 mil usuários atendidos e 237 empresas clientes. Recentemente a empresa lançou ao mercado sua nova fase institucional, com novos produtos e serviços desenvolvidos com Inteligência Artificial e tecnologia de ponta. Desde o início da pandemia, a empresa investiu em novos serviços pensando na melhor maneira de cuidar da saúde das pessoas. O projeto AME – Apoio Médico Educacional, criado pela CEO, nasceu com o foco em realizar um apoio médico educacional para combater a pandemia do Covid-19. O AME oferece aos alunos das escolas e faculdades de todo o Brasil um check-up diário para detecção de sintomas relacionados à Covid, com atendimento por WhatsApp, Consultores de Saúde Especialistas disponíveis 24 horas, orientação médica telefônica e consultas via telemedicina. O novo serviço tem o objetivo de proporcionar um retorno seguro dos alunos às escolas durante a pandemia e se estender além deste período, como um diferencial importante para disponibilizar suporte completo de saúde para os alunos, em qualquer situação. O programa foi criado em parceria com a empresa SHARECARE, líder em inovação e digitalização da saúde, e já está disponível para todo o Brasil.

Mariana, qual a sua percepção sobre o empreendedorismo feminino em nosso país?

Entendo que o empreendedorismo feminino é um processo que está em uma curva de ascensão em nosso país, assim como no mundo. Porém, nós mulheres unidas, que estamos na liderança de cargos e representando empresas, percebemos que ainda existe uma predominância masculina no mercado de trabalho. Acredito que ações, como as que realizo na minha empresa, Amarq, sejam fundamentais para esse processo de mudança, o empoderamento de minhas lideradas a serem protagonistas não apenas em suas carreiras profissionais como em suas vidas, além de dar a oportunidade de assumirem cargos de liderança. Sou otimista e agente da mudança para a melhora e prosperidade para este cenário.

O que diferencia uma empreendedora de um empreendedor em sua visão?

A mulher empreendedora se diferencia devido ao acolhimento, detalhismo e até sua habilidade de realizar múltiplas funções, porém, ainda assim, enfrenta alguns desafios de um mercado majoritariamente masculino e a intermediação da mãe, chefe de família, mulher e profissional; ao entrar no mercado de trabalho demonstra o quão suas habilidades já reconhecidas no âmbito pessoal se tornam ferramentas para potencializar um negócio, preocupando-se em cada detalhe e acolhendo seu cliente. O homem também possui diversos desafios, mas há uma naturalidade cultural em seu crescimento profissional e no ganho de espaço para tocar seu próprio negócio, com certa facilidade e menor resistência por parte do mercado…

Qual a mola propulsora que lhe conduziu para o caminho do empreendedorismo?

Sempre tive em minha personalidade o espírito empreendedor. Ao entrar no mercado de trabalho sempre tentei superar as expectativas de entregas aos meus clientes e as metas estipuladas. Em um dado momento, percebi uma necessidade patente de meus clientes por um serviço acolhedor e personalizado. Ao unir meu sonho pelo empreendedorismo, com meu conhecimento técnico e o lado acolhedor, desenvolvi um projeto de negócio. Para mim, o empreendedorismo veio em um momento de mais maturidade profissional, quando decidi apostar em um modelo de negócio que acredito ser o melhor… Posso dizer que o que me impulsionou foi a vontade de cuidar de vidas e auxiliar na jornada de sua saúde.

Em que momento você acredita que a ideia da Amarq ficou mais forte para a sua criação?

O momento que a ideia da Amarq ficou mais forte foi ao ouvir meus clientes quando atuava na área comercial. Sempre busquei ser uma boa ouvinte, entender a necessidade para apresentar soluções. A partir desse momento percebi uma oportunidade no mercado de desenvolver uma empresa boutique com um atendimento humanizado e individualizado.

Quais os grandes diferenciais da empresa?

Somos uma empresa de inteligência em saúde, focada no cuidado com o outro. Uma consultoria de benefícios humanizada com o princípio de transformar vidas e qualificar pessoas. Inspiramos o otimismo, a integridade e a inovação. Garantimos aos nossos clientes uma experiência única com serviços de alta performance, atendendo suas individualidades com alternativas tecnológicas e inovadoras; fazemos a diferença na vida das pessoas e no acolhimento das empresas.

E os seus grandes pilares?

O primeiro de todos, certamente é o respeito a cada vida atendida. Essa é a base de nossa relação com os clientes. Além disso, eu colocaria como destaques a transparência, o cuidado humanizado e a tecnologia como aliada.

Como enxerga o mercado de atuação da Amarq durante a pandemia?

O mercado de atuação da Amarq poderia ser considerado até um serviço essencial durante a pandemia. Fomos além e desenvolvemos soluções de saúde preventiva, a fim de acolher os beneficiários e evitar a ida ao pronto atendimento presencial por meio de ferramentas digitais, visando evitar qualquer risco de contaminação. Nos deparamos com a fragilidade que a Covid trouxe para as pessoas, e criamos a jornada da saúde, na qual intermediamos desde a ida a um atendimento presencial até a recuperação 100% do colaborador, por meio de nosso programa “Amar e Cuidar”. Estamos sempre nos reinventando para acolher nossos clientes de forma integral.

Quais as grandes contribuições da Amarq para o setor durante esse período?

Desde o início da pandemia, buscamos entender as reais necessidades dos nossos clientes que são recursos humanos, financeiros e CEOs e quais eram suas principais dificuldades. Ao nos colocarmos no papel de empresa ouvinte, descobrimos diversas necessidades para assim adaptar e desenvolver nossos produtos e serviços e manter colaboradores e beneficiários assistidos nesse momento tão complicado. Com isso, foi possível manter contratos ativos e ainda criar oportunidades para clientes e operadoras parceiras, resultando por meio da nossa intermediação, excelentes números. Internamente, fizemos nosso papel, ampliando novas vagas com um programa de apoio aos profissionais que transitaram de seus empregos na pandemia, chamado Conexão Amarq.

Fale um pouco sobre a criação do AME.

O Apoio Médico Educacional, ou AME, foi criado para dar um maior apoio a pais, alunos e profissionais da educação no processo de retomada às aulas. Sabemos o quão é importante para pais e alunos esse retorno, mas temos total consciência de que isso deve acontecer de forma segura. O AME entra para dar auxílio médico remoto, através de Inteligência Artificial, com checagem diária de sintomas e monitoramento da saúde daqueles que frequentarão o ambiente escolar ou universitário. Dessa forma, as pessoas só poderão participar de atividades presenciais se tiverem avaliação de sintomas médicos aprovadas pelo sistema e, em caso de necessidade de amparo, possuirão uma equipe médica remota para acompanhamento da saúde até sua recuperação.

Por que o AME é muito mais que um serviço?

O AME foi desenvolvido por mim, uma mãe, que possui dois filhos que frequentam o ambiente educacional. Acredito que o AME seja um cuidado especial, oferecendo apoio médico e todos os protocolos de segurança para o ambiente escolar, é um ato de respeito. Sabemos que, infelizmente, nem todos possuem acesso a um plano de saúde, há muitas informações desencontradas, sendo assim, auxiliamos os pais a cuidarem do seu maior bem e as escolas a evitarem contaminações.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content