Marianne Gybels: “É possível progredir por meio da inovação”

 Marianne Gybels

A Booking.com, uma das plataformas digitais de viagem líderes no mundo, acaba de anunciar o lançamento do selo ‘Viagem Sustentável’, cujo objetivo é fornecer informações importantes para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais responsável com o meio ambiente. O selo está disponível para todas as propriedades que implementaram um conjunto de práticas e que cumprem o requisito mínimo de impacto para o destino em que estão. Afinal, de acordo com levantamentos da Booking.com, 81% dos viajantes globais desejam se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano e mais de dois terços (67%) dos viajantes esperam que o setor ofereça mais opções nesse sentido. A iniciativa é a primeira do tipo no setor e visa oferecer aos viajantes uma forma clara, consistente e fácil para identificar estadias mais sustentáveis, independentemente do destino que desejam conhecer.

Como fazer com que escolher opções sustentáveis seja mais fácil para todos

A ambição da empresa, aliada à Travalyst Coalition, da qual a Booking.com é parceira-fundadora, é criar uma medida universal e transparente para informações de propriedades sustentáveis em todo o setor. A primeira versão do selo, que chancela o primeiro conjunto de atributos validado pelo Travalyst Independent Advisory Group, tem como foco destacar as práticas que são mais importantes para diversos tipos de acomodação, além de mostrar seu potencial de alto impacto.

Com base nos padrões já estabelecidos para acomodações sustentáveis, a Booking.com colaborou com especialistas do setor, inclusive por meio do seu papel de liderança na Travalyst Coalition, para identificar um conjunto das práticas mais impactantes que uma propriedade deve considerar. São cinco áreas principais: lixo; energia e gases do efeito estufa; água; apoio às comunidades locais; e proteção à natureza. Atualmente, essa estrutura principal está dividida em 32 medidas ou práticas específicas de sustentabilidade que as propriedades podem implementar – desde a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis ou a mudança para lâmpadas LED, até o funcionamento da acomodação com fontes de energia 100% renováveis ou o investimento de certa porcentagem dos lucros na comunidade local e em projetos de conservação.

Para cada uma dessas práticas, a Booking.com também trabalhou com a reconhecida empresa de consultoria de sustentabilidade, a Sustainalize, para desenvolver uma metodologia sólida que avalia o peso relativo dessas práticas dentro de um modelo. Como esse peso depende totalmente do impacto social e/ou ambiental das práticas, o modelo serve para identificar parceiros que buscam adotar iniciativas significativas de sustentabilidade. O cálculo também considera a localização da propriedade e seu tamanho, melhorando a precisão e aplicabilidade do modelo em relação à grande variedade de parceiros da Booking.com. Informações mais detalhadas sobre como propriedades do mundo todo receberam o selo estão disponíveis nesta seção atualizada do Manual de Viagem Sustentável, no Partner Hub da Booking.com.

As propriedades que atendem o limite exigido de impacto estão recebendo a primeira versão do selo ‘Viagem Sustentável’, incluindo aquelas que possuem diversas certificações e selos já existentes. Essa metodologia de medição e abordagem estruturada foi desenvolvida oficialmente com a Travalyst Coalition e aprovadas pelo Travalyst Independent Advisory Group. Além disso, continuam a ser desenvolvidas por meio da consultoria e orientação do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

“Construir um setor de viagens verdadeiramente sustentável vai exigir tempo, coordenação e esforço conjunto, mas é possível progredir por meio da inovação contínua, suporte ao parceiro e colaboração com o setor”, afirma Marianne Gybels, Diretora de Sustentabilidade na Booking.com. “Com nosso selo e programa ‘Viagens Sustentáveis’, estamos reconhecendo as iniciativas de sustentabilidade de uma gama maior de propriedades no mundo todo, de forma confiável e clara para os clientes. Além de incentivar as acomodações a conseguir o selo ‘Viagem Sustentável’, acreditamos que é importante demonstrar que existe um espectro de sustentabilidade e que há valor em exibir um número crescente de propriedades que estão em diferentes fases de sua jornada rumo à sustentabilidade. Ao exibir as práticas que elas adotam, fica mais fácil para todos tomarem uma decisão bem-informada e – esperamos que – mais sustentável para a próxima viagem, independentemente do destino. Dessa forma, inspirando ainda mais parceiros a darem o próximo passo para operar de forma mais sustentável”.

Durante a primeira fase do lançamento, o selo ‘Viagem Sustentável’ e uma visão geral das iniciativas de sustentabilidade da propriedade estarão disponíveis nas páginas das propriedades no app e no site da Booking.com, no mundo todo. À medida que o lançamento continua, o ícone ‘Viagem Sustentável’ também vai começar a aparecer nos anúncios das propriedades na página de resultados de pesquisa nas próximas semanas, junto com um filtro de Viagem Sustentável. Assim, vamos ajudar os viajantes a identificar mais opções sustentáveis desde o início de sua experiência de pesquisa na Booking.com.

Sobre a Booking.com:

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é fazer com que vivenciar o mundo fique mais fácil para todos, assim que for seguro fazer isso de novo. Ao investir continuamente em tecnologias que ajudam a tornar as viagens mais descomplicadas, a Booking.com conecta milhões de viajantes a experiências imperdíveis, a opções de transporte e a uma variedade de lugares incríveis para ficar – de casas e apartamentos a hotéis e muito mais. Como uma das maiores plataformas de marketplace de viagens do mundo, tanto para marcas já estabelecidas quanto para empreendedores de todos os portes, a Booking.com permite que propriedades no mundo todo alcancem um público global e, com isso, ampliem seus negócios. A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios de acomodação, incluindo mais de 6,6 milhões de casas, apartamentos e outros lugares únicos para ficar. Não importa para onde você vá ou o que deseje fazer, a Booking.com torna tudo mais fácil e oferece suporte a seus clientes 24 horas por dia, todos os dias.

Travalyst

Fundado pelo Duque de Sussex, em parceria com a Booking.com, Skyscanner, Grupo Trip.com, Tripadvisor, Visa, e com o mais novo participante – Google, a ambição do Travalyst é mostrar o impacto das viagens para o bem. O objetivo é impulsionar um novo modelo de viagens, mais responsável, que se desenvolva sobre os padrões já existentes, com a meta de que os clientes e as empresas possam entendê-los mais facilmente, ao mesmo tempo que os implementa e os escala para a maior gama possível de prestadores de serviços de viagem. O Travalyst continua a desenvolver um sistema novo que pode entregar uma estrutura uniforme de sustentabilidade para todo o setor em várias plataformas. O objetivo é permitir que os viajantes façam escolhas mais sustentáveis.

*Com participação da jornalista Bianca Carvalho.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content