Mário Verdi: “Vivemos numa realidade muito diferente”

Mário Verdi

O movimento da adoção do trabalho híbrido por várias empresas, no atual momento em que se desenha um controle da crise pandêmica no país, tem demandado sistemas cada vez mais eficientes e assertivos para a gestão dos espaços físicos. Isso acontece porque, diferente do modelo tradicional, na modalidade híbrida os encontros presenciais são mais estratégicos e dispersos; é necessário organizar aspectos da vida corporativa como disponibilidade de mesas, cadeiras, computadores. A tecnologia tem sido uma aliada das empresas e softwares como o DESKO oferecem opções para a coordenação coletiva dos espaços de trabalho.

O aplicativo, desenvolvido pela startup gaúcha homônima em dezembro de 2019, tem o objetivo de auxiliar as empresas na gestão do workspace.

O app permite uma experiência de reservas em planta similar à escolha de assentos no cinema ou em aviões, por exemplo.

Empresas de qualquer porte utilizam o software para gerir a ocupação de espaços de trabalho compartilhados, ao modelo de coworking que vem sendo adotado pelas empresas que aderem ao trabalho híbrido.

“O app ajuda no compartilhamento da responsabilidade dos colaboradores das empresas em relação à gestão do espaço de trabalho. Vivemos numa realidade muito diferente do que a de há alguns anos, menos paternalista e mais participativa”, explica o CEO da Inventsys Mário Verdi.

Ele salienta que, além da reserva de mesas compartilhadas, é possível mapear zonas com temperaturas diferentes no ar condicionado e vagas no estacionamento, além de escolher salas de reunião com base em vários critérios (capacidade, presença de máquina de café e equipamentos de videoconferência etc).

“E tudo sem investimentos pesados em hardware”, completa.

Nos últimos meses, muitas empresas vêm se voltando ao trabalho híbrido para conciliar os benefícios do convívio com os colegas e o bem estar gerado pela autonomia e liberdade do home office.

De acordo com um levantamento produzido para a Robert Half, consultoria global de recrutamento especializado, 95% dos executivos acreditam que a alternância entre o trabalho remoto e o presencial vai ser adotado de forma permanente pelas companhias.

Uma das empresas que utilizam o serviço para a gestão do espaço interno é a Haytek Lentes, e-commerce de lentes oftálmicas, com sede no Rio de Janeiro.

A empresa aderiu à tendência do trabalho híbrido recentemente, mantendo a maior parte dos dias de trabalho no modelo remoto e concentrando dias estratégicos de encontros presenciais de equipes específicas em determinados dias.

Para não haver lotações inadequadas ou um número menor de mesas disponíveis para as equipes, o software foi a alternativa utilizada para a coordenação dos escritórios da empresa, que é a maior do país no setor B2B de lentes oftálmicas.

“Trazer e, principalmente, reter talentos demanda esforço e recursos. Manter bons colaboradores pode ser muito competitivo, inclusive em disputa com o mercado exterior. Então é essencial que os gestores se preocupem com bem-estar e autonomia e o uso de tecnologias para promover mais conforto na ocupação dos lugares físicos das empresas é uma estratégia indispensável neste momento”, opina o CTO da Haytek, Raphael Ferreira.

Sobre a HTK Lentes Oftálmicas:

Fundada em 2013, a Haytek atua no mercado de vendas B2B de lentes oftálmicas.

O foco da empresa é a plataforma e-commerce, que atende todo o Brasil.

Atualmente, a Haytek fornece para clientes em 1.200 municípios do país e recebe 2.000 pedidos por dia.

A companhia foi listada nas duas listas anuais FT Americas como uma das empresas que mais cresceu nas Américas, em 2020 e 2021.

*Com participação do jornalista João Bertonie.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content