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Marketing de conteúdo B2B e B2C

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Os novatos no empreendedorismo podem se sentir um tanto deslocados quando ouvem siglas e termos em inglês de marketing. Apesar do estranhamento, não são nenhum bicho de sete cabeças. Uma delas é a diferença entre o marketing de conteúdo B2B e B2C. Sabendo o que significam e como são aplicados os termos, fica mais fácil inseri-los no seu planejamento. B2B significa “Business to Business”, ou seja, de empresa para empresa. As empresas negociam diretamente com outras empresas, oferecendo produtos ou serviços.

Já o B2C significa “Business to Consumer”, isto é, da empresa para o consumidor. Assim, essas empresas atingem o consumidor com a venda de produtos ou serviços.

Cada tipo de negociação requer uma estratégia diferente e o marketing certo para se atingir o alvo. De maneira geral, o B2B apresenta um estilo de negócio em que as operações tendem a ser mais sólidas e duradouras. Já no B2C, como o consumidor final é uma pessoa física, as estratégias de negócio e marketing são distintas.

O marketing deve ser dirigido para o público-alvo. Por exemplo, uma empresa que vende softwares para outras empresas tem de alcançar mais negócios que precisem desse produto que ela oferece. Não adianta alcançar um consumidor que não é o seu.

As ações de marketing devem ser feitas para outras empresas que necessitam desse tipo de produto para atingir um maior sucesso com as vendas e os contratos entre empresas. Já uma empresa que vende um produto ou serviço para o consumidor final precisa fazer o marketing de forma a atingir o maior número de clientes em potencial. Para vendas B2B, é interessante manter uma planilha de gastos bem organizada. É importante também saber que uma compra de uma empresa passa por vários departamentos e tende a ser lenta. A decisão de negociação acaba passando por várias mãos e envolve uma burocracia maior.

Já no B2C o consumidor fica mais livre para comprar um produto ou serviço, já que tem autonomia para executar a compra. O B2C, então, tem um foco mais no desejo de compra e usa o emocional do cliente para fazer a venda. O objetivo é a fidelização do cliente para que vendas futuras aconteçam para uma mesma pessoa.

No B2B, é importante também desenvolver um relacionamento duradouro e é preciso cumprir com prazos e executar o serviço ou oferecer um produto de excelência para que o negócio continue. Para isso, é sempre importante se ater não somente ao marketing e à venda, mas também ao pós-venda.


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