Marlon Ceni: “O mundo está em constante movimento”

Five Capital

Marlon Ceni é CEO do grupo de investimentos Five Capital, onde, ao lado de seus sócios, administra as empresas Nine Seven, Ginteria, Open Bar Club e Nattu Restaurante (franquia). Marlon é especialista em assuntos diversos como: investimentos, franquias, negócios em entretenimento, gastronomia e tecnologia. O Nattu (um dos seus empreendimentos) é uma franquia case de restaurante orgânico e sustentável (ramo que tem crescido em uma São Paulo que proibiu de vez plásticos nesses estabelecimentos). O jovem empresário e investidor, esteve envolvido em algumas experiências que mostraram que uma franquia no nicho alimentício e até em shoppings pode ser uma grande tendência para o ano de 2021. “2020 foi o ano mais maluco das nossas vidas. Entre altos e baixos, idas e vindas, o Nattu em 2020 se superou e mostrou que veio para ficar. Utilizamos a pandemia para nos estruturar, arregaçar as mangas e começar 2021 mostrando que o Nattu é uma marca sólida e altamente escalável. Abrimos uma nova unidade no Barra Shopping no Rio de Janeiro, que é um sucesso em vendas. Iniciamos a obra da 4˚ unidade no Iguatemi Alphaville, que fica pronta em abril. Criamos a marca Nattu Express para atender aeroportos e locais de grande circulação de pessoas e estruturamos toda a operação com processos, manuais e cursos didáticos para levar a marca para todos os cantos do país”, afirma.

Marlon, como a Five Capital avalia o momento atual?

Um novo ciclo está começando, após a longa trajetória de incertezas do ano de 2020. 2021 começa com grande euforia e gera grandes expectativas em investidores de alto risco, buscando aproveitar a queda da economia e do mercado em geral para consolidar ideias e aproveitar o enfraquecimento de possíveis concorrentes. Temos um grande desafio neste ano, fechar as contas e gerar lucros em todas as cadeias que administramos.

É o momento mais desafiador que você já passou como investidor?

Sim, a hora agora é arriscar e crescer como nunca crescemos antes. Buscar novos pontos, posicionar marcas e principalmente fazer acontecer. Em meio a tantas incertezas o que será do futuro da empresa sem um planejamento? Aproveitamos o stop do mercado e aplicamos metodologias utilizadas por Bob Fifer para se organizar e repensar processos e “enxugar” estruturas gerando maior economia e celeridade na cadeia como um todo da empresa.

Como manter um grupo coeso em situações complexas como a atual?

Para manter o grupo unido basta dar um norte para onde eles vão seguir, focando toda a estrutura para um bem comum. No caso usamos nosso planejamento para guiar estes caminhos e não deixar ninguém perdido no meio do processo.

O setor de entretenimento tem sofrido muito. Como analisa esse ramo de suma importância na conjuntura corrente?

O ramo de entretenimento perdeu cerca de 450.000 empregos de forma direta ou indireta segundo a ABRAPE. O setor emprega uma cadeia gigantesca de fornecedores e tem um papel importantíssimo no movimento da economia, não somente na realização, mas através deles são fechados diversos acordos comerciais e de vendas como em feiras e exposições. Os governos deveriam olhar para este setor com melhores olhos e regular uma forma do mesmo iniciar suas atividades de forma segura para ambos os lados.

A aceleração digital afeta os seus negócios em que pontos?

O mundo está em constante movimento e atualizações. Se não nos atualizarmos nos nossos processos paramos no tempo. Cansamos de ver casos como Walmart X Amazon na qual Amazon em 20 anos se tornou três vezes maior em valuation que a gigante do varejo americana apenas utilizando a tecnologia. Temos que andar com a aceleração digital e não ficar parados no tempo. O mundo está em constante atualização e se não andarmos com o mundo, ficaremos fora dele.

Essa aceleração já era aplicada antes do Covid-19?

Com a Covid-19 tecnologias antes que estavam paradas e engavetadas se mostraram muito úteis e eficazes durante a pandemia, como é o caso das empresas de Telemedicina que cresciam de forma lenta, e do dia para a noite tiveram um crescimento exponencial. Outro grande case é o das empresas de receituário médico digital no Brasil, na qual investimos em uma, a Dr. Controle, que emite prescrições médicas assinadas com certificado digital de forma prática e rápida através de um celular com seu número de CPF ou telefone. Acabou a fase dos papéis em farmácia, uma simples inovação que cria KPIs para o Governo de surtos epidemiológicos como o caso do Covid em uma região e da Dengue em outra.

Como investir em franquias com segurança em tempos turbulentos?

O principal ponto para se investir em uma franquia é conhecer o franqueador, conhecer a marca e o local que você pretende inserir aquela marca. Quando investimos em uma franquia, estamos adquirindo o know how daquela empresa para facilitar sua vida na gestão da mesma, então conhecer a empresa e saber se ela tem processos bem desenhados, departamentos bem alinhados, atendimento ao franqueado rápido e dinâmico é muito importante. Passado este ponto, sentir se a marca tem fit com você e com o momento atual da economia. Não adianta nada investir rios de dinheiro se o business não vai te trazer “tesão” na hora de trabalhar. E por fim o local, porque colocar uma marca low cost em uma região triplo A ou vice e versa?

Vamos falar um pouco mais sobre franquias. Como foi o desempenho do Nattu em 2020?

2020 foi o ano mais maluco das nossas vidas. Entre altos e baixos, idas e vindas, o Nattu em 2020 se superou e mostrou que veio para ficar. Utilizamos a pandemia para nos estruturar, arregaçar as mangas e começar 2021 mostrando que o Nattu é uma marca sólida e altamente escalável. Abrimos uma nova unidade no Barra Shopping no Rio de Janeiro, que é um sucesso em vendas. Iniciamos a obra da 4˚ unidade no Iguatemi Alphaville, que fica pronta em abril. Criamos a marca Nattu Express para atender aeroportos e locais de grande circulação de pessoas e estruturamos toda a operação com processos, manuais e cursos didáticos para levar a marca para todos os cantos do país.

Iremos lançar uma plataforma online para ensinar e tirar dúvidas de todos os temas para o franqueado e para os colaboradores da franquia, trazendo mais dinamismo e assertividade nos treinamentos, gerando assim um diferencial competitivo de todos os outros restaurantes, trazendo experiência para o cliente nas lojas.

O que a franquia espera alcançar em 2021?

Em 2021 vamos alcançar a marca de 6 lojas próprias e mais 2 lojas do Nattu Express, além das lojas franqueadas que custaram em torno de 600 mil a 1.200.000 mil reais para a rede Nattu e de 150 mil a 350 mil reais para a Rede Nattu Express.

Quais as principais ações para se ter uma gastronomia orgânica e sustentável de fato?

Utilizamos ingredientes regionais naturais e todos nossos temperos são à base de ervas, bulbos e especiarias. Nosso preparo é feito de forma cuidadosa, dia a dia, com técnicas que preservam a qualidade do alimento in natura, facilitando a digestibilidade. O menu diversificado é justamente para atender todos os públicos, desde os intolerantes, veganos, em dietas, filhotes… até os que não fazem restrição e nem economiza nas calorias. Nos preocupamos com nossa pegada ambiental. Evitamos ao máximo o uso de plástico. Utilizamos orgânicos na medida do possível.

E quais são as tendências desse setor?

O setor está a todo vapor, com novas marcas surgindo, mais clientes buscando consumos sustentáveis e saudáveis e se preocupando com o corpo e a “alma”. Segundo a Brasil Food Trends, o setor cresce 12,3% ao ano e faz total sentido com o que queremos da marca.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content