Matias Bari: “Sem inovação a SatoshiTango não existiria”

companhia SatochiTango

A SatoshiTango é uma companhia de serviços financeiros e criptoinvestimentos. A plataforma iniciou as operações em 2014, originariamente realizando câmbio de Bitcoin e Ethereum e, atualmente, oferece um portfólio de serviços financeiros vinculados a diversas criptomoedas. Com sede em Buenos Aires, atualmente opera em países como Chile e Peru e anuncia seu desembarque oficial no Brasil, enquanto trabalha com clientes de outros 93 países. Durante o anúncio, o CEO e cofundador Matias Bari afirmou: “Nossos seis anos de trajetória nos dão a bagagem necessária para desembarcar com força e solidez no mercado mais importante da região. Temos plena consciência de que o investidor jovem deste país conhece a fundo as criptomoedas e queremos acompanhá-los com propostas inovadoras que os ajudem a cumprir seus projetos e com o serviço de excelência, que é nosso diferencial”. A empresa se dedica não apenas à compra e venda de Bitcoin e outras criptomoedas mas também, permite enviar e receber dinheiro do exterior, fazer recargas de celular, comprar cartões-presente em criptomoedas, e fazer operações em Margin Trading (a empresa empresta o dinheiro para o cliente investir). Como projeções para 2021, a companhia foca em serviços e produtos desenvolvidos especialmente para o público brasileiro. Além disso, dentro dos planos da companhia está aumentar a equipe e ter uma forte presença no mercado cripto do país.

Matias, como se deu a criação da SatoshiTango?

Somos três fundadores da SatoshiTango: Mariano Craiem, Nicolás Loterspil e eu (Matias Bari). Conheci o Mariano quando ele desenvolveu uma tecnologia para um negócio familiar do meu pai e logo trabalhamos juntos em um projeto de e-commerce de relógio de luxo, que acabou não prosperando. Já o Nicolás conheci através de amigos em comum que nos apresentaram dizendo: “Vocês têm que fazer algo juntos”. Com relação à forma de trabalho temos um conceito interessante: Nós fazemos muito com muito pouco. Otimizamos os processos tornando-os eficientes e ágeis, buscamos versatilidade.

Sou muito perfeccionista. Isso nos permite operar um site complexo com uma plataforma simples: automatizamos processos. Nós sempre dizemos que na empresa cada um de nós faz o que gosta e sabe fazer, e o outro faz o que algum não gosta tanto. Temos perfis que se complementam naturalmente, por isso a empresa flui e evolui. Depois de programar o site durante seis meses em 2013, em maio de 2014 lançamos oficialmente a empresa. Foi muito importante fazer parcerias com outras companhias de pagamento online.

Quais os principais pilares da companhia?

Os principais pilares da empresa são a utilização da tecnologia em função das finanças, a inovação, o disruptivo e o mais importante: o trabalho em equipe.

Por onde passa a decisão de vir para o Brasil?

Temos plena consciência de que o investidor jovem do Brasil conhece as criptomoedas, e queremos acompanhá-los com propostas inovadoras, que os ajudem a cumprir seus projetos e com o serviço de excelência que nos distingue. Queremos oferecer aos brasileiros soluções e alternativas financeiras confiáveis e de acordo com suas necessidades. Nos sentimos fortes para desembarcar no mercado mais importante da região.

Como a inovação interfere num negócio como o seu?

A inovação é um componente essencial no mundo cripto. Sem inovação a SatoshiTango não existiria. Buscamos sempre propor elementos diferenciais no mercado para progredir e oferecer o melhor serviço aos nossos clientes.

Quais são os serviços oferecidos pela SatoshiTango?

Oferecemos não apenas a compra e venda de criptomoedas, mas também nos consideramos uma carteira digital. É possível pagar serviços através da plataforma, água, luz, celular, cartões de crédito, etc. Além disso, contamos com o Margin Trading, conhecido como alavancagem, para que o investidor possa ganhar mais. O usuário pode também enviar dinheiro ao exterior, utilizar a plataforma para cobrar pelos seus serviços, recarregar o celular e comprar gift cards.

Que outras criptomoedas (além do Bitcoin) são negociadas pela companhia?

Comercializamos sete criptomoedas, incluindo o Bitcoin. Além desta última, na SatoshiTango vai encontrar: Ethereum, Litecoin, Bitcoin Cash, Ripple e as stablecoins DAI e USDC.

Como funciona as operações de Margin Trading da empresa?

O Margin Trading é um método de tranding de ativos utilizando fundos providos por terceiros, neste caso, a SatoshiTango. Essa ferramenta amplifica os resultados do tranding para que os usuários possam obter maiores lucros nas operações exitosas.

Por exemplo, vamos supor que você acredita que o preço do Bitcoin vai subir. Se tem em sua conta 100 dólares, pode amplificar seu dinheiro por 5x e nos agregaremos 400 dólares, para que possa fazer uma compra de 500 dólares. Os Bitcoins ficam em nosso poder e o usuário pode encerrar sua posição (vendê-los) quando quiser e retirar seus lucros caso o preço tenha subido ou assumir as perdas se o preço baixou. Caso a projeção não saia como o usuário pensava, nós a encerramos automaticamente e jamais ele ficará com dívidas com a SatoshiTango.

Quais as principais diferenças dos serviços oferecidos para o público brasileiro em comparação com outras nações da região?

Como mencionamos anteriormente, a principal diferença está no nicho que mais utiliza as criptomoedas em cada país. No Brasil há um amplo público de jovens e adolescentes que utilizam as criptomoedas como refúgio de valor e como forma de bancarizar. Além disso, os consumos e costumes em relação ao dinheiro são muito diferentes. No Brasil, quase não se usa dinheiro vivo, por exemplo.

Trazer o DNA da SatoshiTango para esses diferenciais será um desafio?

Obviamente sempre é um desafio expandir a outro país e, neste caso, ao maior da região. Queremos trazer o componente diferencial para trabalhar com a mesma essência que temos nos outros países em que operamos.

Por que investir em criptomoedas em 2021 será um grande negócio?

O ano de 2020 deixou claro o potencial que as criptomoedas têm, sendo ativos que podem funcionar como investimento (no caso do Bitcoin e altcoins) ou como reserva de valor (no caso das stablecoins). Sempre dizemos que cada investimento deve se adaptar ao seu bolso, se você se encaixa em um perfil mais arriscado pode utilizar Bitcoins e altcoins, sabendo da volatilidade que o preço pode ter.

O que fará a SatoshiTango ser uma empresa valorizada e diferenciada por um longo tempo nesse mercado?

O tratamento que conferimos aos clientes, aos usuários. O site e o app são de fácil utilização. Buscamos que o usuário tenha a melhor experiência possível com o mundo cripto e estamos dispostos a ajudá-lo sempre.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content