Maurício Meneghetti: “É preciso viabilizar a gestão do crédito”

Maurício Meneghetti

Desde o final de agosto, o Grupo DMCard tem realizado diversas mudanças no corpo diretivo das empresas da holding. Entre as novidades, está a ida de Maurício Meneghetti para a processadora de cartões Infocards, onde assume a cadeira de CEO. Nessa nova fase, o executivo chega com o desafio de ampliar as oportunidades de negócio que, atualmente, atua prioritariamente com redes varejistas. A Infocards faz parte do Grupo DMCard desde dezembro de 2019, quando foi comprada pela DMCard dando início ao seu processo de consolidação como um grupo de empresas de serviços financeiros cada vez mais diversos atendendo diferentes necessidade e perfis de clientes.

Oferecendo uma solução de tecnologia em cartões de loja para varejistas que administram o seu próprio crédito, a Infocards chegou ao grupo com 25 clientes sendo 17 redes varejistas e 3 administradoras de cartões, que juntas somam 4500 lojas e cerca de 3 milhões de clientes portadores de cartões.

“Após esse período de transição e consolidação do propósito da Infocards dentro grupo, assumo a liderança da empresa com grande entusiasmo sabendo que, por quase dois anos, Carlos Tamaki preparou o terreno para, a partir de agora, darmos início a um crescimento acelerado, não apenas no varejo, onde está nossa expertise, mas também abrindo novas frentes e inovando nosso papel como processadora de meios de pagamentos”, comenta Meneghetti.

De olho nas fintechs e na criação de ecossistemas de crédito

Além da prospecção de novas redes varejistas que desejam ter sua estrutura própria de crédito, Meneghetti mira a ampliação da aceitação dos cartões das lojas parceiras da Infocards no pequeno varejo, criando novos ecossistemas de crédito.

“O cartão de loja tem sido a porta de entrada para muitos consumidores esquecidos pelos grandes bancos, principalmente aqueles das classes de menor poder aquisitivo. Ao potencializar as oportunidades de uso desse crédito em uma microrregião, impulsionaremos a receita do varejista emissor do cartão, seja em vendas com mais cartões ativos ou em sua carteira de crédito, além de dar continuidade a um forte propósito do grupo, que é a inclusão financeira”, explica o novo CEO da Infocards.

Além disso, a nova fase da processadora de cartões também está monitorando as fintechs e pequenas redes de varejo que pretendem administrar sua própria carteira de crédito.

“É preciso inovar, viabilizar a gestão do crédito ao pequeno varejo e aplicar novos formatos de pagamentos que vão além do plástico.”

Importante papel no desenvolvimento de novos produtos da DMCard

Meneghetti foi um dos líderes que esteve à frente dos projetos de novos produtos da DMCard, tendo um importante papel na ampliação da atuação da empresa que, hoje em dia, oferece cartão de crédito bandeirado com a Mastercard, conta digital e empréstimo pessoal.

O executivo é formado em administração de empresas com MBA executivo pela UFRGS, é pós-graduado em marketing pela FGV e em marketing digital pela FIA Online.

Construiu sua carreira sempre atuando na área comercial, há mais de 30 anos ocupando importantes posições de liderança e responsável pela performance de grandes equipes de vendas nas empresas Claro, Brasil Telecom, Rede e DMCard.

Sobre o Grupo DMCard:

A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos último nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda com 1 milhão de cartões ativos.

No entanto, desde 2019 começou a diversificar seus produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como uma empresa de soluções financeiras.

Sempre atuando mais do que como uma instituição financeira, a DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços inclusivos.

Por isso, para potencializar sua capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), a companhia vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos em outros negócios e, hoje, já se consolida como o Grupo DMCard.

Atualmente, entre empresas coligadas e investidas, grupo conta com a DMCard (instituição financeira e administradora de cartões), a Infocards (processadora de cartões), a Eldorado (braço de investimentos do grupo), a Infotec (tecnologia em sistemas de pagamento), a Capittale (fintech de antecipação a fornecedores) e a Propz (CRM e inteligência analítica para o varejo).

*Com participação do jornalista Antonio Montano.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content