Categories: Economia

Mercado vê positivamente as eleições 2022

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O primeiro turno das eleições terminou com uma diferença apertada de 5% entre os candidatos melhor colocados. Lula encerrou em primeiro lugar, com 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro chegou ao segundo lugar com 43,20% dos votos. A situação do Congresso Nacional mostrou “vitória” de Bolsonaro. Foram mais de 90 deputados do partido do presidente eleitos para a Câmara de Deputados; no Senado Federal, oito cadeiras serão destinadas a correligionários bolsonaristas.

O mercado encarou bem esse resultado. Na segunda-feira (03/10), um dia após o primeiro turno, a bolsa de valores brasileira subiu 5,54%, alcançando os 116 mil pontos, situação que não acontecia desde 14 de abril deste ano. O dólar seguiu o caminho inverso, registrando queda de 4,07%, cotado a R$5,17; essa foi a maior baixa diária desde 2018.

Para Daniel Funabashi, especialista em mercado financeiro e sócio da iHUB Investimentos, o motivo do bom humor do mercado baseia-se em dois principais pilares. O primeiro é o fato do ex-presidente Lula não ter sido eleito no primeiro turno, forçando-o dialogar com ampla base econômica em busca de apoio, diminuindo assim o tom mais socialista de sua campanha.

O segundo pilar é, caso eleito, Bolsonaro encontrará pela frente uma ampla base de apoio no Congresso, possibilitando uma maior governabilidade e destravando pautas tidas como importantes para o mercado, como a reforma tributária.

“Grande parte do mercado é formada por capital estrangeiro e a leitura que o estrangeiro faz é de que ambos candidatos são apenas marginalmente distintos um do outro, com diferenças ideológicas, porém, ambos possuem fortes traços populistas. Além disso, ao analisar os mandatos dos dois candidatos, o estrangeiro tem dificuldade em distingui-los”, comenta Funabashi.

A composição brasileira do mercado tem certa clareza dos possíveis rumos de uma eventual continuidade do governo Bolsonaro, com as conversas de uma reforma tributária avançando cada vez mais. A continuidade de Paulo Guedes no governo é tida como essencial para que pautas como a da reforma aconteçam, trazendo também a necessidade do governo ter apreço pela responsabilidade fiscal.

No caso de um eventual governo Lula, os rumos ainda são incertos. O trânsito do ex-ministro da Fazenda e secretário econômico do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, na campanha do petista, traz um ar de sobriedade a temas como controle de gastos e reformas estruturantes, mas muitos pontos do que seria um governo Lula na economia ainda não estão claros.

“Numa eventual vitória de Lula, o mercado cobrará bastante responsabilidade fiscal. A situação econômica atual do país difere muito da situação a qual o ex-presidente desfrutou em seu primeiro mandato. Já em uma vitória de Bolsonaro, o mercado enxerga com mais facilidade o acontecimento de pautas econômicas voltadas à responsabilidade fiscal e corte de gastos, visto que foi construída uma base ampla e reforçada no Congresso Nacional”, finaliza Daniel Funabashi.

Sobre iHUB Investimentos:

A iHUB Investimentos é uma empresa especializada em assessoria de investimentos credenciada pela XP Investimentos. Possui mais de 3,5 mil clientes, somando quase R$2 bilhões em valores investidos sob custódia.

*Com participação do jornalista Matheus Correa.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

50 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

9 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

17 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago