A MRM é uma agência do McCann Worldgroup, unidade do Grupo Interpublic (IPG), que atua nos pilares de estratégia, dados, tecnologia e criatividade sob a liderança de Fábio Souza (CEO). Com origem na inteligência de dados e no digital, hoje a MRM Brasil atua a partir do modelo híbrido de agência e consultoria de transformação digital. Ajudamos a fortalecer o relacionamento entre negócios e pessoas criando campanhas integradas de publicidade, marketing digital, comunicação dirigida, programas de fidelidade e soluções de Commerce. A agência está posicionada desde 2017 como Global Digital Agency Leader pelo Gartner e como Best Workplace for Innovators na lista de 2020 e 2021 da Fast Company. Com centros de excelência em tecnologia espalhados em todo o mundo e parceria com as principais plataformas de Martech (Salesforce, Adobe e Google), tem entre seus clientes no Brasil empresas como Bayer, brMalls, Drogaria Araujo, General Motors, Latam Airlines, Mastercard, Riachuelo, Samsung, Sanofi, entre outros. “Nosso papel é construir relacionamentos. E, para nós, todo relacionamento conta. Seja um cliente, funcionário ou até mesmo um avatar, você faz parte de um relacionamento maior, orquestrado por experiências. Nossas entregas passam por soluções criativas através da integração entre Dados, Cultura e Tecnologia. Essa integração é aplicada no dia a dia do trabalho”, afirma Fábio Souza, CEO da MRM.
Fábio, qual é o modelo de atuação da MRM Brasil?
A MRM é uma agência global de marketing digital, presente em mais de 45 países e com mais de 3.500 pessoas impulsionando a transformação de negócios, de ponta a ponta. Para isso, temos um conjunto de metodologias e estudo proprietários desenvolvidos globalmente e ajustados e utilizados localmente. Somos parceiros das principais empresas de tecnologia para marketing e dados do mundo, estabelecemos 4 COEx (Centers of Excelence) atuando 24/7 para dar consistência, escalabilidade e padrão de qualidade aos desenvolvimentos e, o principal, temos um time multidisciplinar que vai de estatísticos e desenvolvedores passando por pessoas de estratégia, CX e projetos, até chegar nas pessoas de criação e inovação. Essa pluralidade de perfis nos conecta com os desafios dos nossos clientes de forma consultiva no desenho de solução e continua no desenvolvimento, gestão e evolução dos projetos.
Como a MRM Brasil ajuda a fortalecer o relacionamento entre negócios e pessoas?
Nosso papel é construir relacionamentos. E, para nós, todo relacionamento conta. Seja um cliente, funcionário ou até mesmo um avatar, você faz parte de um relacionamento maior, orquestrado por experiências. Nossas entregas passam por soluções criativas através da integração entre Dados, Cultura e Tecnologia. Essa integração, aplicada no dia a dia do trabalho com nossos clientes, permite a coleta de todos os rastros digitais e analógicos deixados pelas pessoas, o uso destes rastros de maneira responsiva, real time, 100% customizada e, por consequência, experiências significativas e relevantes. Tudo isso cria e fortalece relacionamento. O efeito colateral do uso de dados e tecnologia é a criação de ambiente estruturado, com infinidade de dados, que permite a concepção de uma célula de inteligência para tomada de decisões mais estratégicas e estruturadas.
Desde quando a MRM Brasil está posicionada como Global Digital Agency Leader pela Gartner?
Desde 2017 a MRM tem sido reconhecida anualmente como líder no relatório Quadrante Mágico da Gartner Inc. para Agências de Marketing Globais.
Qual é o reconhecimento recebido pela MRM Brasil na lista de 2020 e 2021 da Fast Company?
Em 2020 e 2021, foi reconhecida como Fast Company’s Third Annual list of The 100 Best Places to Work for Innovators; Em 2022, como Most Innovative Leadership of 2022. Também em 2022, nossa CTO Global, Jayna Kothary, foi reconhecida como a líder mais inovadora do ano.
Quais são algumas das empresas clientes da MRM Brasil?
Bayer, brMalls, Caixa Vida e Previdência, General Motors, LATAM Airlines, Mastercard, Riachuelo, Samsung, entre outros.
Como o conceito de marketing 5.0 está relacionado às atividades da MRM Brasil?
Para construir a visão estratégica e/ou de desenvolvimento dos nossos clientes usamos nossa metodologia de Relationship Mapping end-to-end que nos permite ter uma visão holística da jornada dos consumidores de determinado produto, serviço ou marca, desde o momento da descoberta até o abandono e, posteriormente, descer esse olhar em 5 níveis: motivadores, pontos de contato, dados, tecnologia e indicadores. Tudo isso para demonstrar que as relações não são construídas, elas já existem cheias de atritos, barreiras, quebras, conflitos e dificuldade. Nessa hora, na nossa visão, a tecnologia somada a criatividade, entra no centro das estratégias para tonar as relações fluidas e, por consequência, significativas e relevantes, conforme mencionei há pouco.
De que forma a MRM Brasil utiliza o CRM em seus serviços?
É errado afirmar que a MRM utiliza CRM em seus serviços como se CRM fosse mais um canal de comunicação. CRM é uma disciplina, composta por uma infinidade de particularidades, possível de ser trabalhada em qualquer ponto de conexão com o consumidor e ser aplicada em maior ou menor escala. Aqui vale resgatar uma breve história: antes de liderar a MRM, em maio de 2003 fundei a E/OU MKT de Relacionamento junto com dois amigos. No meio da explosão das agências digitais, a E/OU era essencialmente uma agência de CRM, que tinha no centro da sua proposta de valor unir estratégia, criatividade, dados e tecnologia. Lembro que, na época, alguns amigos me chamaram de louco, mas não era loucura, era convicção, pois, nunca acreditei no digital como disciplina e sim como mais um canal de comunicação, venda ou experiência. Nesse sentido, a disciplina CRM iria se apropriar de toda a complexidade do universo digital para construir experiências únicas, relevantes e cheias de significado com os consumidores e, por outro lado, as agências de marca ou propaganda iriam utilizar o digital para dar escala e visibilidade para as suas narrativas e mensagens únicas de marca. Passados exatos 20 anos, mesmo que sob a chancela de agência digital, estamos assistindo esse cenário cada vez mais claro e consolidado na abordagem das marcas frente aos seus desafios de negócios. Depois desse breve relato, volto para sua pergunta e posso afirmar com 100% de convicção que CRM está no centro de tudo que pensamos e fazemos aqui na MRM, afinal, cada relacionamento conta (Risos)!
Como a MRM Brasil se posiciona em relação às transformações no varejo físico-digital?
Temos uma unidade de negócios especializada, MRM Commerce, cuja ambição é mapear os momentos com significado para venda a fim de gerar mais valor para o processo de venda e diminuir a dependência de ofertas e promoções. Vale destacar que essa unidade de negócios é de commerce e não de e-commerce, justamente para termos um olhar integrado de toda a jornada de compra e criar um funil único de conversão, bem como, uma experiência multicanal ou omnichannel, novamente a partir do uso adequado de tecnologia e dados.
Quais são as tendências e inovações no marketing que a MRM Brasil acompanha e aplica em seus serviços?
Estamos em um período de muitas mudanças e tudo com muita velocidade. Por isso, para uma agência como a MRM Brasil, cujo foco é a transformação digital, acompanhar cada mudança é importante. Eu diria que nesse momento, alguns tópicos são fundamentais e devem ser olhados com muita atenção. Além da já citada tecnologia de dados e a possibilidade que ela gera de automação, personalização, relevância e eficiência no relacionamento com o consumidor, também são tendências importantes aquelas derivadas de AI e machine learning, como o marketing conversacional, com relacionamento via bots e fluxo de mensagens mais humanizados; o social selling; a mídia de varejo, que vem ganhando espaço importante. Outra tendência fundamental e que depende de tecnologia para a sua consistência é a comunicação multicanal ou omnichannel. O ponto em comum a todos esses itens é o foco na experiência do consumidor e do quão eficiente uma marca será para criar e manter um relacionamento profundo e relevante com seu público.
Como a MRM Brasil utiliza a tecnologia de dados para o marketing B2B?
Podemos olhar para o B2B de forma muito similar ao modo que olhamos para o B2C. Afinal, atrás de cada função dentro das empresas existe uma pessoa com as suas experiências e desafios únicos, e é impossível desassociar um do outro. Neste sentido, estabelecer uma cultura data driven suportada por ferramentas de automação e gestão nos processos de engajamento ou venda é fundamental nas relações B2B assim como no B2C. No B2B, onde a decisão de compra costuma ter um processo mais longo e complexo, insights fornecidos por plataformas de cruzamento de dados são importantes na preparação e na criação de estratégias eficientes, bem como conhecer a fundo cada uma das etapas em que um lead se encontra na jornada de decisão pode possibilitar uma atuação mais efetiva nas dores e necessidades de um determinado cliente ou prospect, em momentos decisivos desse processo. A partir do nosso olhar de relacionamento misturando criatividade, dados e tecnologia, também podemos gerar muito valor para empresas B2B2C, com a digitalização do go-to-market, aumentando o alcance, eliminando intermediários e substituindo modelos tradicionais e caros.
E como a empresa trabalha com social commerce em seus projetos?
O social commerce é a intersecção do ecommerce e as mídias sociais, onde os consumidores e marcas com interesses similares, paixões e necessidades podem interagir, se engajar e transacionar. Nossa visão é que o Social Commerce e o Shoppable Content estão impulsionando mudanças no comportamento do consumidor ao promoverem uma alteração das táticas puramente de venda online, para um sentido maior, de satisfação da necessidade humana, atrelado à realização de compras, navegação e inspiração. Essa mudança oferece uma oportunidade para as marcas evoluírem do negócio de simples transações comerciais para, mais uma vez, construir relacionamentos significativos e sustentáveis. Temos um módulo de serviços dentro da nossa unidade de Commerce voltada para negócios que desejam capturar crescimento a partir da boca do funil de vendas focando em conteúdo capaz de inspirar, influenciar, vender e assessorar. Para explorar todo esse potencial é preciso cuidado desde a concepção, passando pela estruturação e organização do shoppable content até uma estratégia de social commerce.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…