Sua Página
Fullscreen

Naliel Paixão fala sobre o francês com paixão

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Naliel Paixão é nativo e mestre em francês, com graduação e pós na cidade de Toulouse (no sul da França). Nas suas aulas online de francês o foco é transmitir conhecimento da língua com alto desempenho, qualidade, de forma leve e inteligente. “Ser um profissional bilíngue tem sido um dos fatores mais importantes no momento de contratação, pois, as empresas têm preferência por funcionários que possam realizar atendimento em mais de um idioma e, até mesmo, viajar a trabalho a fim de defender os interesses e negócios dela. O idioma francês vem se destacando, e investir nessa atribuição traz um diferencial em qualquer currículo”, explica Naliel Paixão. Ele ainda diz: “É como se você fizesse 1 ano e meio de aulas em uma escola comum em somente 1 mês comigo. Faço um acompanhamento personalizado de cada aluno, sempre atento às dificuldades e tirando as dúvidas existentes. Não existe fórmula mágica e não é um curso onde o professor vai fazer tudo sozinho, é uma parceria com o aluno. O aluno precisa ser intencional nos estudos em casa para aumentar suas chances de ser aprovado. Mostro o caminho das pedras, mas o aluno tem um papel fundamental no êxito do curso. Esse curso é único também porque já fiz a maioria dessas provas, sempre obtendo sucesso. sei exatamente o que o aluno sente, passa e posso compartilhar os assuntos mais recentes das provas de anos anteriores”.

Naliel, como começa o seu amor pelo francês?

Nasci na Guiana Francesa e a língua oficial é o francês. Sempre estudei na escola francesa e falava português em casa com os pais e os irmãos. Lembro-me quando tinha 6 ou 7 anos, os meus pais recebiam em casa muitos brasileiros imigrantes recém-chegados na Guiana que não sabiam se comunicar em francês. Decidi ajudá-los dando aula de francês. Montava uma turma em casa e ensinava o básico para eles pelo menos ter um vocabulário de sobrevivência. Minha paixão pelo idioma começou aí, decidi ser relevante na vida das pessoas com a língua francesa.

Em que momento esse amor se torna a sua profissão?

Fui crescendo e fui fazer faculdade no sul da França na cidade de Toulouse. Fiz uma pós-graduação em francês e, ao mesmo tempo, fiz uma licenciatura de FLE – Francês Língua Estrangeira – que é um curso focado em ensinar o francês para pessoas não francófonas. Encontrei minha esposa Rosangela na internet e decidi vir morar ao Brasil em Brasília. Chegando aqui vi a possibilidade de desenvolver o meu conhecimento ao serviço de amantes da língua francesa. Enxerguei a possibilidade de me tornar especialista em preparação de provas e exames em francês, pois, a maioria dos colegas da profissão só se preparavam para ensinar o francês sem as dicas e macetes necessários para fazer a prova.

O que é mais surpreendente na língua francesa e que muitos desconhecem?

Amo logo nas primeiras aulas desmistificar a língua francesa como sendo umas das mais difíceis do mundo. Pelo contrário! Assim como o português, italiano ou espanhol, o francês é uma língua latina e a etimologia de muitas palavras têm as mesmas raízes. É bem diferente, por exemplo, do mandarim, grego ou hebraico que até o alfabeto é diferente. Nos primeiros contatos com o idioma o aluno já consegue se sentir à vontade e descobre que finalmente não é um “bicho de 7 cabeças”. Em menos de 10 aulas muitos alunos já conseguem se apresentar, compreender textos e arriscam ouvir músicas e ver filmes em francês com legendas.

Quando começa os seus cursos online?

Os cursos SUPERINTENSIVO DELF B1, DELF B2 acontecem 4 vezes por ano. Eles são organizados dependendo das datas das provas organizadas pela Aliança Francesa que é o órgão oficial na França para realizar e corrigir as provas de proficiência em francês fora da França Metropolitana. As provas na Aliança Francesa são organizadas nos inícios dos meses de março. junho, setembro e novembro em todo território nacional. Sendo assim, as turmas iniciam nos meses de janeiro, março, junho e setembro. A 13º Turma SUPERINTENSIVO DELF B1 por exemplo vai começar dia 13 de março e a previsão para abrir a 8º Turma SUPERINTENSIVO TEF CANADÁ será final de março.

Quais as características que fazem esse curso ser único em sua visão?

Em geral, essas turmas são feitas na modalidade intensiva, com 25 aulas online ao vivo com os alunos e o professor. Cada aula dura 50 minutos com uma frequência de 2 a 3 aulas por semana. O curso dura 2 meses e 1 semana. Tanto para preparação do DELF B1, TEF CANADÁ ou TCF CANADÁ, criei um grupo exclusivo no WhatsApp onde compartilho todas as dicas e macetes, informações necessárias com os alunos, materiais, que o aluno precisa para ter sucesso na sua prova. Levo o aluno do zero em francês até o nível intermediário B1/B2 em um tempo recorde de 10 aulas. É como se você fizesse 1 ano e meio de aulas em uma escola comum em somente 1 mês comigo. Faço um acompanhamento personalizado de cada aluno, sempre atento às dificuldades e tirando as dúvidas existentes. Não existe fórmula mágica e não é um curso onde o professor vai fazer tudo sozinho, é uma parceria com o aluno. O aluno precisa ser intencional nos estudos em casa para aumentar suas chances de ser aprovado. Mostro o caminho das pedras, mas o aluno tem um papel fundamental no êxito do curso. Esse curso é único também porque já fiz a maioria dessas provas, sempre obtendo sucesso. Sei exatamente o que o aluno sente, passa e posso compartilhar os assuntos mais recentes das provas de anos anteriores.

Para quem é destinado os seus cursos?

Os cursos SUPERINTENSIVOS são para dois públicos principalmente. O DELF B1 para alunos militares que precisam obter esse certificado em francês para ter muitos benefícios na carreira e também para pretender fazer missões no exterior em países francófonos como países da África, Canadá, Guiana Francesa ou até mesmo na França. Para alunos que querem imigrar para o Canadá, tanto o TEF CANADÁ quanto o TCF CANADÁ são certificados que ajudaram no processo de imigração para ganhar pontos, ajudar no currículo ou obter a cidadania canadense. Alunos que querem também obter a nacionalidade francesa precisam também comprovar o seu nível de francês com o teste intermediário de francês que é o DELF B1.

Quantos alunos as turmas têm em média?

As turmas têm uma média de 10 a 15 alunos, cada aluno ganha um bônus de 1 mentoria de 20 minutos para tirar dúvidas em um encontro online só com o professor.

Os cursos são realizados por Zoom?

As aulas são todas online pelo aplicativo Zoom. Cada aula dura 50 minutos. Com essa ferramenta, o aluno tem uma aula muito interativa, onde ele pode interagir na aula e tirar dúvidas direto com o professor.

Quantos alunos já foram aprovados pelos seus cursos?

Desde 2009 são mais de 3000 alunos com mais de 500 aprovados em diferentes provas de proficiência em francês como: DELF A1, DELF A2, DELF B1, DELF B2, DALF C1, TCF CANADÁ, TEF CANADÁ, TEFAQ.

Espera que esse número aumente em 2023?

O objetivo este ano é abrir umas 10 turmas com 150 alunos e ter uma porcentagem de mais de 50% de aprovados.

Como fica o sentimento no fim do dia de um profissional que ajuda tantas pessoas a realizar um sonho?

No final de cada dia digo sempre: “dever cumprido!”. É uma sensação de muita paz e satisfação. Muito mais do que aulas, estou lidando com vidas e sonhos de famílias inteiras muitas vezes. Todo curso tem um investimento alto e é uma grande responsabilidade para mim ajudar cada aluno a alcançar seus objetivos, metas, sonhos e levo isso muito a sério. Fico tão grato quando alunos depois de terem sido aprovados no TEF ou TCF imigram para o Canadá com suas famílias e enviam mensagem agradecendo por ter ajudado nesse processo. Só faço parte de uma parte do projeto que deu certo, mas que alegria em poder dizer: “missão concluída!”. O Canadá vai receber nos próximos 10 anos mais de 1 milhão de imigrantes vindos do mundo inteiro e um dos meus projetos consiste em criar o curso totalmente em vídeo online onde alunos do mundo inteiro poderão comprá-lo em uma plataforma disponível 24h para visualizar os cursos. Os cursos serão gravados em português e em francês. Aí sim terei o sentimento de deixar um legado para as futuras gerações. Com a ajuda de Deus, da minha família e de amigos creio que ainda vou chegar lá. Ainda faremos uma entrevista no futuro contando como foi alcançar esse novo objetivo global.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights