Natália Martinhão não imaginava que, ao voltar ao Brasil, depois de morar em Medelin, na Colômbia, não teria como usar todas as suas roupas, sapatos e bolsas dos quais tanto gostava. “Os eventos que eu frequentava lá e aqui em Teresina eram diferentes, o próprio clima já não era o mesmo e eu queria coisas novas. Então, informalmente, comecei a vender minhas peças nas redes sociais. Percebi que fazia sucesso e vendia bem, então minhas amigas me pediram ajuda e passei a vender as peças delas, também. Nasceu um negócio e eu nem me dei conta desse começo”, relembra. O brechó de luxo “Desapega que a vida carrega” tem seis anos e, hoje, é uma empresa muito bem-sucedida, formalizada e com profissionais capacitados em toda a sua estrutura. Da curadoria de moda à logística, passando pela contabilidade, jurídico, gestão de pessoas e marketing, tudo é organizado para que funcione adequadamente – e o resultado se apresenta em números. Para se ter ideia, em 2022, a marca faturou R$3,5 milhões, resultado 70% superior ao ano anterior. Para que se entenda melhor a história do Desapega que a vida carrega, o brechó nasceu em Teresina (PI), com loja física e e-commerce. Pouco tempo depois, inaugurou uma loja física também em São Luís (MA). O sucesso da empreitada fez com que a empreendedora Natália Martinhão tivesse a ideia de abrir um showroom em São Paulo, que é a capital onde a Moda Circular se faz mais presente.
Natália, a história do Desapega que a vida carrega começou com uma observação. Como essas observações têm sido importantes em sua trajetória como empreendedora?
O Desapega começou virtual, com uma conta no Instagram que apenas eu falava com as pessoas diariamente. E desde lá, o carisma e contato com público é algo que friso com equipe e faço questão de não perder essa essência. Outro fato importante, que mesmo quando a empresa era pequena, fiquei na atualização de CRM. Item que hoje vejo real importância.
O que o seu negócio tem de diferente de outros e que você considera o seu grande carro-chefe?
Hoje existem diversos brechós no Brasil e no mundo, nosso diferencial é que não trabalhamos apenas em um segmento específico, por exemplo, apenas bolsas de luxo. Como costuma dizer, o Desapega é para todos aqueles que gostam e querem uma oportunidade e valorizam a moda sustentável. Seja qual for o público.
Quais os principais desafios que você teve que superar nesses seis anos de empreendimento?
Passamos pela pandemia, certamente o maior desafio para todos os empreendedores, e ao longo dos anos quebramos paradigmas, levando-os moda de segunda mão para um público A e mostrando que esse Mercado venho para ficar.
Quando você sentiu que o Desapega tinha dado certo?
Tudo aconteceu muito rápido, de uma conta no Instagram, as peças na minha casa, 2 meses uma pequena loja, 1 ano uma loja enorme, pandemia, loja em São Luís (MA), São Paulo, não paramos. Acredito que esse movimento me faz pensar que segue dando certo e que não vamos parar.
Qual seria o ponto de virada para a consolidação do seu negócio?
Superar a pandemia e voltar com mais forças, estratégias e a abertura de SP certamente foram alguns pontos.
Em quantos estados se encontra o Desapega?
No momento 3: Piauí, Maranhão, São Paulo e estamos abrindo no Rio de Janeiro.
Como se encontra o e-commerce da marca?
Estamos trabalhando para melhorar no site, porém, vendemos muito pelos grupos de WhatsApp e redes sociais.
Qual a importância do digital para o crescimento do empreendimento?
Extremamente significativa. 70% do que postamos nas redes é vendido de forma on-line.
Quantos clientes estão cadastrados na plataforma?
Hoje temos mais de 370 mil cadastros.
Quando surgiu a ideia dos formatos pop-up stores?
Uma forma de fazer um estudo do Mercado nas regiões que pretendermos ter sede. Entender comportamento do cliente, mapear perfil e estudar possibilidades.
Quais os principais passos que serão dados pela marca em 2023?
Expansão no e-commerce e abertura de lojas físicas no nordeste e RJ.
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